Marcas Ícones

Sal Globo atravessa gerações com gosto de tradição e inovação

Com 60 anos de história, o Sal Globo equilibra excelência, raízes capixabas, inovação e conexão com os consumidores

Leitura: 3 Minutos
Salina da Brasisal em Mossoró, no Rio Grande do Norte. Foto: Brasisal/Divulgação
Salina da Brasisal em Mossoró, no Rio Grande do Norte. Foto: Brasisal/Divulgação

A trajetória do Sal Globo é, ao mesmo tempo, um tributo à tradição capixaba e um compromisso firme com o futuro. Com 60 anos de mercado, a marca celebra mais uma conquista no Marcas Ícones como a mais lembrada em sua categoria, reafirmando o elo entre qualidade, identidade e afeto.

Maria Izabel Braga Ferlin, diretora financeira da Brasisal. Foto: Brasisal/Divulgação

“Existe uma identidade através de cada marca. E a marca Sal Globo transmite aos clientes a certeza da procedência e da qualidade, tanto nos produtos quanto nos serviços”, afirma e diretora financeira da Brasisal, Maria Izabel Braga Ferlin.

Essa conexão com o consumidor é fruto de uma construção sólida ao longo de décadas. Ainda nos anos 60, o sal era comercializado em sacos de 25 quilos.

A mudança para embalagens de 1 quilo ampliou o acesso e aproximou o produto da rotina das famílias capixabas. Em 1979, a empresa já atingia todo o território nacional e começava a exportar.

“Em 1985, após 20 anos no mercado, foi criado um slogan que marcou época, ‘o branquinho que dá gosto’, consolidando a marca na lembrança dos capixabas.”

Hoje, o Sal Globo segue em um ciclo de modernização: adota sistemas industriais de última geração, capacita sua equipe, investe em comunicação e canais digitais e renova suas embalagens — sem perder o vínculo com as origens.

“Mesmo com raízes profundamente ligadas à tradicional cultura capixaba, o Sal Globo entende que inovar é fundamental para continuar relevante. A nova logomarca, por exemplo, representa uma fase de renovação, mas com respeito ao legado construído”, afirma Maria Izabel.

Com certificações importantes, como ISO 22000, IFS e FDA, a marca se fortalece ao preservar sua essência e, ao mesmo tempo, vislumbrar novos horizontes. “Queremos modernizar nossa linguagem, alcançar novos públicos e, ao mesmo tempo, preservar os valores que nos tornaram uma marca confiável por gerações.”

Produção de sal da Brasisal no Rio Grande do Norte. Foto: Brasisal/Divulgação

O futuro também já está em curso. “Com os investimentos recentes colhendo bons frutos, o Sal Globo se prepara para ampliar sua capacidade produtiva já em 2025. Os projetos em curso preveem novos turnos de operação, geração de empregos diretos e indiretos e o fortalecimento da economia regional.”

Com esse olhar para o amanhã, sem perder a firmeza das raízes, a marca garante sua relevância contínua no imaginário capixaba.

“Somos reconhecidos pelos capixabas como uma marca tradicional que oferece a certeza da qualidade, mas reconhecemos os valores transmitidos de geração em geração que formaram a nossa confiabilidade.”