“Somos o Senai ES: onde o conhecimento vira profissão, a formação vira transformação e o futuro ganha forma nas mãos de quem faz.” A frase do presidente da Findes, Paulo Baraona, traduz com precisão a essência de uma marca que já atravessou gerações, consolidando-se como sinônimo de excelência na formação profissional no Espírito Santo.
Há mais de 70 anos no Estado, o Senai ES foi além do papel tradicional de uma escola técnica: tornou-se um verdadeiro ecossistema de educação.
“O Senai é, há décadas, sinônimo de formação profissional de excelência no Espírito Santo. Investimos em uma metodologia baseada no ensino prático e que prepara também o aluno para o desenvolvimento das habilidades socioemocionais. Desde o primeiro dia de aula, ele aprende a pensar como a indústria pensa, a resolver problemas, trabalhar em equipe e lidar com as tecnologias da indústria 4.0”, destaca Baraona.
Para acompanhar as transformações do mercado e da própria indústria, a instituição tem investido em infraestrutura de ponta.
“Em 2024, a instituição inaugurou o Centro de Excelência em Mobilidade, na unidade de Vitória, e o Centro de Excelência em Energias Renováveis, na unidade da Serra. Neste ano, em abril, foram inaugurados os Laboratórios de Solda e de Ensaios Mecânicos na unidade de São Mateus”, cita o diretor regional do Senai ES e superintendente do Sesi ES, Geferson Santos.
O impacto é real. Segundo dados da Pesquisa de Acompanhamento de Egressos 2022-2024 do Senai, 88,5% dos alunos que concluíram cursos técnicos estão empregados. No Espírito Santo, 96% das indústrias têm preferência pelos profissionais formados na instituição.
“Formamos técnicos que não apenas operam máquinas, mas que interpretam dados, resolvem problemas complexos e lideram com empatia”, diz Geferson.
A conexão com o futuro é parte do DNA da marca. “O Senai ES é um ícone do futuro porque não espera o futuro chegar: ele o constrói todos os dias. Antecipamos demandas da indústria, integramos tecnologia ao ensino e damos protagonismo ao aluno”, complementa o diretor regional do Senai ES.
Ser lembrado, nesse contexto, é pura consequência. “Ser lembrado é fruto desse trabalho consistente, enraizado em credibilidade, relevância e transformação. Formamos profissionais que fazem a diferença nas indústrias, com alta taxa de empregabilidade e competência técnica para responder aos desafios do presente e do futuro”, afirma Baraona.