Circuito Sesc (Foto/Divulgação: Sesc-ES)
Circuito Sesc (Foto/Divulgação: Sesc-ES)

Promover bem-estar, incentivar hábitos saudáveis e unir a comunidade em torno de uma causa importante: esses são os objetivos da Corrida e Caminhada pelo Diabetes, etapa de Vitória do Circuito Sesc de Corridas 2025, que acontece no próximo dia 23 de novembro, na Orla de Camburi.

O evento, realizado pelo Sesc Espírito Santo, em parceria com a Sociedade Brasileira de Diabetes, propõe uma manhã de conscientização e movimento com percursos de 7 km (corrida) e 3 km (caminhada). A largada será no 1º bolsão de estacionamento da Praia de Camburi (K1), com concentração a partir das 5h30, aquecimento às 6h20 e início às 6h30.

As inscrições estão abertas até o dia 20 de novembro e podem ser feitas neste link.

Mais que um evento esportivo

A diretora de Hospitalidade, Turismo e Lazer do Sesc-ES, Mônica Velasques, destaca que o circuito é uma iniciativa que vai além da prática esportiva.

Mônica Velasques, diretora de Hospitalidade, Turismo e Lazer do Sesc-ES (Foto: arquivo pessoal)
Mônica Velasques

O Circuito Sesc de Corrida é uma iniciativa que une esporte, saúde e solidariedade, promovendo o bem-estar físico e social dos participantes. O evento estimula hábitos saudáveis e fortalece os laços entre trabalhadores do comércio e seus familiares.

Mônica Velasques, diretora de Hospitalidade, Turismo e Lazer do Sesc-ES

O evento de Vitória será a segunda etapa do circuito, que passa por Praia Formosa (Aracruz) no dia 16 e Guarapari, no dia 30 de novembro. Segundo Mônica, o formato da corrida foi pensado para acolher todos os públicos, de atletas a famílias que desejam participar de uma caminhada leve.

Percebemos que muitas pessoas vão acompanhar amigos ou familiares e acabam se motivando a participar também. Por isso, o evento é aberto a todos: crianças, idosos e famílias inteiras podem caminhar e correr juntos. O importante é estar em movimento.

Mônica Velasques, diretora de Hospitalidade, Turismo e Lazer do Sesc-ES

Saúde física, mental e solidariedade

O gerente de Esporte e Recreação do Sesc-ES, José Vinicius Alves Ferreira, reforça que o evento é uma oportunidade de democratizar o acesso ao esporte, especialmente quando se trata de uma ação voltada à prevenção e controle do diabetes.

José Vinicius Alves Ferreir, gerente de Esporte e Recreação do Sesc-ES (Foto: arquivo pessoal)

Mais do que um evento esportivo, essa iniciativa é um instrumento de conscientização sobre a prevenção e o controle do diabetes. Ao incentivar a prática regular de exercícios e o cuidado com a saúde, contribuímos para uma sociedade mais ativa, informada e saudável.

José Vinicius Alves Ferreira, gerente de Esporte e Recreação do Sesc-ES

José Vinicius lembra que o impacto vai além do físico, já que a corrida também promove saúde mental e integração social. “Quando as pessoas praticam atividade física em grupo, ao ar livre, há um ganho expressivo no bem-estar psicológico. O esporte aproxima, socializa e proporciona relaxamento. Isso é essencial para o equilíbrio mental”, ressalta.

Esporte acessível e solidário

Com valores acessíveis, a partir de R$ 20 para comerciários, e a doação de 2 kg de alimentos não perecíveis, o evento também tem caráter solidário. Os donativos serão destinados ao programa Sesc Mesa Brasil, que atende famílias em situação de vulnerabilidade social.

Além de ser uma ação de saúde, o circuito também é um trabalho educativo. Cada quilo de alimento doado representa um gesto de solidariedade, outro pilar importante do Sesc.

Mônica Velasques, diretora de Hospitalidade, Turismo e Lazer do Sesc-ES

Prevenção e conscientização

Durante o evento, equipes do Sesc-ES estarão na orla com ações de saúde e bem-estar, como aferição de pressão, avaliações nutricionais e orientações sobre alimentação equilibrada.

José Vinicius ressalta que a atividade física regular é uma das maiores aliadas na prevenção do diabetes e de outras doenças.

Manter-se ativo é um fator protetor não apenas contra o diabetes, mas também contra outras condições associadas, como doenças cardiovasculares e até a demência. Participar de eventos como esse é cuidar da própria vida.

José Vinicius Alves Ferreir, gerente de Esporte e Recreação do Sesc-ES
Circuito Sesc (Foto/Divulgação: Sesc-ES)

Como se preparar para a corrida?

Para quem vai participar da prova — seja na corrida de 7 km ou na caminhada de 3 km — , o gerente de Esporte e Recreação do Sesc-ES dá algumas orientações práticas para garantir segurança e bom desempenho:

  • Mantenha uma rotina de treinos leves;
  • Cuide da alimentação e da hidratação;
  • Use roupas e calçados adequados;
  • Descanse bem antes do evento;
  • Aproveite o percurso e o momento.

Serviço – Corrida e Caminhada pelo Diabetes (Vitória)

  • Data: 23 de novembro (domingo)
  • Local: Orla de Camburi – Estacionamento do 1º bolsão (K1)
  • Percursos: 7 km (corrida) e 3 km (caminhada)
  • Horários: Concentração às 5h30; aquecimento às 6h20; largada às 6h30
  • Inscrições: até 20/11
  • Entrega de kits: 21/11 (sexta), das 11h às 19h, e 22/11 (sábado), das 13h às 19h
  • Local: Ginásio do Sesc – Rua Soldado Antônio Faria, 54, Parque Moscoso, Vitória