
Estar na lembrança do capixaba por 11 anos consecutivos é um feito que vai além do marketing. Para o presidente do Sicoob Central ES, Bento Venturim, o reconhecimento da cooperativa na pesquisa Marcas ícones é “resultado de um trabalho de longo prazo, com investimentos consistentes em expansão, inovação e construção de vínculo com as pessoas”.
Com mais de 200 agências no sistema regional, o Sicoob tem buscado fortalecer sua presença de forma física e simbólica.
“Temos clareza de que marca forte consolida quando propósito e entrega andam lado a lado. Por isso, estamos cada vez mais presentes no cotidiano das pessoas, apoiando projetos culturais, sociais e esportivos, investindo em comunicação integrada e fortalecendo a conexão entre o que somos localmente e o que representamos nacionalmente.”
A origem do Sicoob também reforça sua força como marca com alma capixaba. “A partir da visão de produtores rurais locais surgiu a ideia de construir uma instituição financeira cooperativa que pudesse atender às necessidades reais da época. Há 36 anos, nossa instituição nasceu de forma organizada e estruturada”, lembra Bento.
A virada de percepção aconteceu quando o público passou a enxergar o Sicoob como algo além de uma alternativa ao sistema bancário.
“A lembrança da nossa marca começou a se consolidar, de fato, quando o capixaba passou a entender que o Sicoob é para todos os públicos e segmentos e que aqui ele é dono. E isso inclui participar das decisões, acompanhar os resultados e ver esses resultados voltarem para ele e para a própria comunidade.”
Esse entendimento aproximou ainda mais a instituição das comunidades. “A forma como nos envolvemos com as comunidades, algo que faz parte dos princípios cooperativistas, também contribuiu para essa conexão genuína com o público”, reforça o presidente.
Neste ano, o Marcas Ícones celebra o tema “Histórias que constroem o futuro” — uma proposta que ressoa diretamente com os pilares do Sicoob.
“Nosso maior orgulho é construir um legado com DNA capixaba. O Sicoob nasceu no Espírito Santo, idealizado por pessoas daqui, que acreditavam no poder transformador do cooperativismo. Atuamos com responsabilidade, solidez e propósito, conectando decisões de hoje com os impactos de amanhã.”