Conteúdo de marca

Sicredi está presente em 70% das cidades do Espírito Santo

Sicredi está presente em 70% das cidades do Espírito Santo

O Sicredi, primeira instituição financeira cooperativa do Brasil, com presença nacional e mais de 9 milhões de associados nos 26 Estados e Distrito Federal, reforça, no Dia Internacional do Cooperativismo, a parceria com os mais de 120 mil associados capixabas. Desde a inauguração da primeira agência em 2021 na cidade de Colatina, o Sicredi vem aumentando a presença física no estado, já que conta, hoje, com a presença física em 54 municípios do Espírito Santo, o que representa 70% do território. “Esse movimento é o resultado do interesse do Sicredi e do próprio capixaba em uma alternativa ao sistema financeiro tradicional, uma vez que o modelo cooperativista de crédito tem se destacado como um importante impulsionador do desenvolvimento no Brasil. No Espírito Santo, a primeira instituição financeira cooperativa do país, com mais de 120 anos de história, é um dos principais protagonistas no apoio ao crescimento regional e inclusão financeira”, explica o presidente da Central Sicredi Sul/Sudeste, Márcio Port.

Para reforçar os impactos positivos do cooperativismo nas regiões onde está presente, estudo conduzido pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE) avaliou os impactos econômicos e sociais das cooperativas de crédito no país. De acordo com o levantamento, a presença de cooperativas de crédito nos municípios brasileiros está associada a diversos benefícios locais. O estudo avaliou os impactos econômicos do crédito cooperativo. Os resultados mostraram que a presença de cooperativas está associada a um incremento médio de R$ 3.852 no PIB per capita dos municípios. Além disso, observa-se a geração de 25,3 empregos formais a mais por mil habitantes e um aumento de R$ 115,4 na massa salarial média por habitante. “Os dados reforçam o papel estratégico do cooperativismo de crédito como agente de desenvolvimento sustentável no Brasil. O estudo da FIPE comprova que, além de oferecer acesso a soluções financeiras, as cooperativas geram um ciclo virtuoso de crescimento econômico,” complementa Port.

Raízes que Inspiram: A trajetória de superação e inovação no agro capixaba

Ormindo Francisco Nandorf tem no DNA a conexão com a terra. Desde os tempos do bisavô Francesco, sua família cultiva café nas montanhas de Santa Teresa – primeira colônia italiana do Brasil e área de atuação da Sicredi Aliança RS/SC/ES. Aos 14 anos, a perda precoce do pai o colocou à frente de responsabilidades adultas: cuidar dos irmãos mais novos e manter viva a produção rural da família. Ao longo de sua caminhada, Ormindo investiu em diferentes culturas como goiaba, palmito, uva, além dos cafés conilon e arábica. Foi com o café e a banana que a propriedade encontrou estabilidade e sustentabilidade.

“Comecei a investir em cafés especiais há pouco mais de uma década, incentivado por um concurso local. Fui um dos primeiros a explorar essa vertente aqui na cidade e consegui despertar o interesse de outros produtores. O reconhecimento veio na forma de prêmios importantes. Em 2023, ganhamos o Prêmio Nacional de Agricultura Sustentável e, em 2024, os títulos de melhor café arábica e conilon de Santa Teresa, além do melhor conilon do Espírito Santo. Essas conquistas mostram que vale a pena persistir. O caminho é duro, mas o resultado chega quando se acredita no propósito”, conclui Ormindo.