
A telemedicina ganhou força no Brasil em meio à pandemia, onde a circulação ficou restrita e ir a um hospital era um risco grande de contaminação pela Covid-19. Anos depois, o atendimento médico à distância se consolidou no Brasil, facilitando o acesso de pacientes a consultas.
Os números mostram: em um ano, a telemedicina cresceu 65%. Foram 2,5 milhões de atendimentos em 2024 contra 1,5 milhão no ano anterior, segundo dados do Ministério da Saúde. Resultado de investimentos do setor público e privado.
Os planos de saúde passaram a oferecer o atendimento à distância como recurso para seus clientes, como forma de facilitar a rotina e melhorar o acesso a especialistas. Caso da Nova Saúde, operadora que chegou este ano ao Espírito Santo, com atendimento à distância para clínica médica, pediatria, nutrição, psicologia e mais 25 especialidades.
“A telemedicina não substitui a consulta presencial, mas é uma nova forma de atender, mais ágil e menos burocrática. Muitas vezes o paciente precisa de uma orientação mais simples ou da primeira consulta, em que é feita a entrevista e solicitação de exames”, afirma o CEO da Nova Saúde, Anderson Marques.
“Além da rede credenciada e das clínicas exclusivas, nossos clientes podem realizar o atendimento via telemedicina, com agendamento pelo site”, completa.
Eficácia
A telemedicina vem sendo estudada em todo o mundo. Um desses trabalhos foi realizado pelo Hospital Alemão Oswaldo Cruz, como parte do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS) e foi publicado na revista científica The Lancet. Foram acompanhados pacientes com diabetes tipo 2 por endocrinologistas de forma presencial e por teleconsulta. A conclusão foi que a teleconsulta é tão eficaz quanto os encontros presenciais, segundo matéria publicada pela Agência Brasil.
Sobre a Nova Saúde
Além do atendimento por telemedicina, a Nova Saúde oferece a seus clientes uma ampla rede credenciada e clínicas exclusivas em endereços estratégicos na Grande Vitória. As opções de planos de saúde para pessoa física e jurídica, com preços a partir de R$ 104, para empresas.
Com sede no Rio de Janeiro e presença em diferentes regiões do país, a operadora de planos de saúde foi criada por especialistas do setor de saúde suplementar. A empresa prioriza inovação, simplicidade e qualidade no atendimento, oferecendo planos acessíveis e eficazes para diferentes perfis de clientes.