Com quase seis décadas de atuação no Espírito Santo, a Vale é uma das marcas mais lembradas pelos capixabas na pesquisa Marcas Ícones. Esse reconhecimento, entretanto, vai muito além de sua presença econômica; ele é fruto de uma atuação pautada pelo diálogo com as comunidades, pela busca constante por inovação sustentável e pelo compromisso genuíno com a transformação social e ambiental.
“Ser a marca mais lembrada reflete a confiança construída com os capixabas ao longo de quase 60 anos de história no Espírito Santo”, afirma a diretora de Saúde, Segurança, Meio Ambiente e Riscos Operacionais da Vale, Patrícia Pereira Brito.
“Estamos presentes na vida das pessoas não apenas por meio das nossas operações, mas também pelo diálogo constante, pelas parcerias com as comunidades e pelo compromisso com o desenvolvimento sustentável.”
Para a Vale, a forma como a empresa é percebida está diretamente ligada à maneira como ela passou a se comunicar com a sociedade.
“A escuta ativa, os investimentos sociais e o fortalecimento dos canais de diálogo marcaram uma nova fase no nosso relacionamento com as comunidades. Deixamos de ser percebidos apenas como uma grande empresa para nos tornarmos parte do cotidiano das pessoas”, completa Patrícia.
Esse novo olhar tem orientado o posicionamento da marca rumo ao futuro. Entre os destaques, estão o desenvolvimento de tecnologias como o briquete de minério de ferro — que reduz as emissões na produção de aço — e o uso 100% de energia elétrica renovável no Brasil, já alcançado dois anos antes do previsto.
A atuação ambiental também chama atenção: são cerca de 1 milhão de hectares de florestas protegidas, sendo 800 mil na Amazônia e mais de 23 mil no Espírito Santo, na Reserva Natural Vale, em Linhares.
No campo social, a empresa apoia projetos estruturantes em educação, saúde e geração de renda e mobiliza seus colaboradores com ações de voluntariado. “Nosso compromisso com as pessoas se reflete em metas como tirar 500 mil pessoas da extrema pobreza até 2030 e ampliar a diversidade em nossas operações”, afirma a executiva.
A Vale também se destaca como o maior investidor privado em cultura no Brasil, por meio do Instituto Cultural Vale, e vem ampliando seu papel na promoção do esporte. “A marca Vale é lembrada porque é sentida: nas oportunidades que gera, nas parcerias que fortalece e no cuidado com o presente e o futuro do Espírito Santo”, resume Patrícia.
Com metas ousadas e práticas consistentes, a empresa acredita que seu legado está em ajudar a construir um amanhã mais justo, inclusivo e sustentável. “Existimos para melhorar a vida e transformar o futuro. Juntos.”