Copa 2022

Copa do Mundo 2022: Veja todos os detalhes análise do Grupo B

Confira a análise dos quatro países componentes do segundo grupo da Copa. Duelo do Reino Unido e ingleses querendo deixar de ser coadjuvantes são os destaques

Vitor Simões

Redação Folha Vitória

A Copa do Mundo está chegando e os torcedores contam as horas para desfrutar as grandes partidas, belos gols e jogadas de efeito das principais seleções do mundo em 2022. E aqui, você fica por dentro das seleções e de cada grupo.

Neste texto, o time do Folha Vitória analisa o Grupo B, as seleções que o compõem e as possibilidades de cada uma delas dentro do Mundial.

> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas no celular? Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias!

Inglaterra:

Apesar de chegar como atual vice-campeã europeia e 4ª colocada na última Copa do Mundo, a seleção inglesa busca reencontrar o seu melhor momento e seu bom futebol. Classificada com antecedência e de maneira tranquila nas Eliminatórias, o time comandado por Gareth Southgate chega ao Mundial querendo deixar de lado o posto de coadjuvante e, enfim, conquistar o bicampeonato.

Foto: Reprodução/ Twitter/ Uefa
Harry Kane (centro) é a grande esperança inglesa na Copa do Mundo

Para isso, o "English team" conta com o atacante e capitão Harry Kane como principal nome dessa geração. Além disso, é bom ficar de olho no jovem Jude Bellingham que cada vez mais vem encantando o velho continente com seu futebol. Por outro lado, os ingleses não poderão contar com Walker e Reece James no mundial, lesionados. Phillips também está fora.

Treinador: Gareth Southgate

Destaque: Harry Kane, atacante

Fique de olho: Jude Bellingham, meio-campo


Irã:

Sem grandes estrelas, a seleção iraniana chega para a Copa do Mundo como adversário que talvez menos possa surpreender neste grupo. Além da ausência de craques, a presença do país no Mundial do Catar tem sido bastante questionada nos últimos dias.

O ex-atacante Ali Daei, o maior ídolo da história do futebol iraniano, que detém o recorde de artilheiro máximo das seleções (109 gols), defendeu que a seleção fosse proibida de disputar a Copa do Mundo por conta da violência com que o governo reprime as manifestações feministas desencadeadas pela morte de duas jovens iranianas.

Além disso, o diretor-geral do Shakhtar Donetsk, Sergiy Palkin, pediu que a vaga do Irã na Copa do Mundo do Catar seja substituída pela Ucrânia, após Kiev acusar Teerã, capital do Irã, de fornecer drones a Moscou para apoiar a invasão.

Dentro de campo, os destaques da equipe ficam por conta de Mehdi Taremi e Sardar Azmoun.

Treinador: Carlos Queiroz

Destaque: Mehdi Taremi

Fique de olho: Sardar Azmoun


Estados Unidos:

Outra seleção que busca maior protagonismo na Copa do Mundo é a seleção dos Estados Unidos. Com nomes mais conhecidos e presentes na elite do futebol europeu, os americanos querem se brigar para chegarem longe no Mundial assim como tem feito no futebol feminino.

Para isso, o time do técnico Gregg Berhalter conta com jogadores como Sergiño Dest, Weston McKennie e tem como principal destaque Christian Pulisic, meia-atacante do Chelsea e capitão da seleção.

É bom também ficar de olho no jovem atacante Giovanni Reyna, de 19 anos, que promete dar trabalho aos adversários. A seleção chega com o objetivo de brigar pela segunda vaga, visto que se encontra abaixo dos ingleses.

Treinador: Gregg Berhalter

Destaque: Christian Pulisic, meia-atacante

Fique de olho: Giovanni Reyna, atacante


País de Gales:

Fechando o grupo B da Copa do Mundo, outra seleção que promete brigar ponto a ponto por uma vaga no mata-mata é País de Gales. Embora não tenha uma história vencedora até então nos mundiais, os galeses chegam ao Catar dispostos a mudar essa sina.

Com alguns jogadores conhecidos por atuarem na Liga Inglesa, principal campeonato do futebol europeu atualmente, seu principal destaque joga no futebol americano. Gareth Bale não vive o melhor momento da carreira atuando nos clubes, mas pela seleção do seu país ele se transforma e costuma ser decisivo.

Treinador: Rob Page

Destaque: Gareth Bale, ponta

Fique de olho: Aaron Ramsey, meia


LEIA TAMBÉM: Copa do Mundo 2022: Veja todos os detalhes do Grupo A

Análise do Grupo:

A chave B da Copa tem o favoritismo da Inglaterra, que embora não viva o melhor momento, tem ótimos nomes e a expectativa é que passe como líder do grupo. Por outro lado, País de Gales e Estados Unidos duelam pela segunda vaga. O Irã, por sua vez, dificilmente deve surpreender e não deve passar de fase na Copa do Mundo.

Pontos moeda