Copa 2022

Copa do Mundo 2022: Veja todos os detalhes do Grupo A

Confira a análise dos quatro componentes do primeiro grupo da Copa, que conta com a presença do anfitrião, Catar e da forte seleção holandesa

Redação Folha Vitória

Redação Folha Vitória
Foto: Redação Folha Vitória

A Copa do Mundo está batendo a porta e com ela a expectativa para grandes partidas, belos gols e jogadas de efeito. E aqui, você fica por dentro das seleções e de cada grupo.

> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas no celular? Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias!

Confira nossa análise sobre o Grupo A e as possibilidades de cada seleção dentro da competição.

Catar:

A seleção anfitriã da Copa, participará pela primeira vez da competição. Ela chega sem muitas perspectivas de ir longe na Copa, mas pretende surpreender o mundo do futebol conseguindo avançar até às oitavas de final.

Comandada pelo espanhol, Félix Sánchez Bas, a seleção tem no seu ala-esquerdo, Akram Afif e no atacante Almoez Ali, seus maiores destaques. Apostando em uma defesa sólida e na velocidade do seu ataque, dificilmente a seleção passará da fase de grupos.

Treinador: Félix Sánchez Bas

Destaque: Akram Afif, ala esquerdo

Fique de olho: Almoez Ali, atacante

Foto: Reprodução / Instagram
Sadio Mané é sinônimo de gols e esperança para a torcida senegalesa

Senegal:

Cotada para brigar por uma das vagas no grupo A, a seleção africana chega entusiasmada para a Copa do Catar. Com uma base sólida que conta com nomes importantes do futebol mundial, tais como, Mendy (goleiro do Chelsea), Koulibaly (zagueiro do Chelsea) e Sadio Mané (atacante do Bayern de Munique).

Além deles o país conta com jovens revelações que surgiram recentemente, Pape Sarr e Bamba Dieng, Senegal promete dar muito trabalho aos adversários, com um futebol alegre, ofensivo e veloz.

Treinador: Aliou Cissé

Destaque: Sadio Mané, atacante

Fique de Olho: Pape Sarr, meio campo


Equador:

Disputando sua quarta Copa do Mundo, a seleção sul-americana quer mais do que simplesmente participar da competição. Se em 2006 na Alemanha, os equatorianos alcançaram as Oitavas de final, desta vez sob o comando do argentino Gustavo Alfaro, o pensamento é de ir cada vez mais longe.

Com um futebol de muita força e velocidade, principalmente pelos lados, a seleção equatoriana quer mostrar que chega em 2022 mais forte do que nas outras Copas, com jovens valores que vem se destacando nos principais campeonatos europeus.

O Equador não aparece entre as favoritas e nem poderia, mas em um grupo com Senegal, Catar e Holanda, a esperança de conseguir a classificação para as oitavas de final, fica mais próxima.

Treinador: Gustavo Alfaro

Destaque: Moises Caicedo, meio campo

Fique de Olho: Piero Hincapie, zagueiro

Foto: Reprodução / Instagram
Van Dijk é um dos melhores zagueiros do mundo e comandará a seleção holandesa

Holanda:

Uma aposta na experiência do treinador e em um sistema defensivo sólido. É dessa forma que a Holanda chega para esta Copa de 2022.

Se no passado a seleção holandesa teve nomes como, Robben, Bergkamp, Kluivert, Sneijder e tantos outros craques, atualmente o time é mais modesto. Ainda que sem muitos nomes sonantes, o time treinado pelo experiente Louis van Gaal chega ao Catar querendo não ser um mero coadjuvante, mas sim um protagonista.

Com um coletivo forte e um sistema defensivo que conta com nomes importantes, Virgil van Dijk, Matthijs De Ligt, Dumfries e Aké, os holandeses vem de bons resultados nas eliminatórias e nos últimos jogos de preparação para a Copa.

Conhecida por formar jogadores talentosos, a nova safra vem dando o que falar, e alguns nomes como, Timber, Gakpo e Ryan Gravenberch já são conhecidos do grande público e podem ajudar a Holanda a ir bem longe neste mundial.

Treinador: Louis van Gaal

Destaque: Virgil van Dijk, zagueiro

Fique de Olho: Gakpo, ponta


Análise do Grupo:

Este é um grupo onde se espera que a Holanda mostre todo seu favoritismo e consiga não só a classificação, mas também que fique em primeiro lugar, deixando a disputa pela segunda vaga entre o Equador e Senegal. Apesar de ser o país sede e jogar em casa, dificilmente a seleção do Catar conseguirá passar de fase.

*Texto do estagiário Felipe Navega, sob supervisão da editora Thaiz Blunck.

Pontos moeda