100 anos da Chevrolet no Brasil: Fernanda Torres narra o legado da marca rumo ao futuro

No dia ontem, domingo, 26 de janeiro de 2025, a Chevrolet comemorou um marco histórico: 100 anos de presença no Brasil. As celebrações começaram na noite de quinta-feira, 23/01, com um evento exclusivo para colaboradores, parceiros e imprensa, realizado no espaço Arca. O encontro reuniu executivos da marca, autoridades e convidados especiais. No domingo, data oficial do centenário, a Chevrolet lançou uma campanha institucional assinada pela WMcCANN. A ação retrata a evolução da marca em paralelo à história do Brasil ao longo do último século, reafirmando seu compromisso de continuar inovando e construindo o futuro.  

A campanha teve estreia em grande estilo –  com um break especial de 90 segundos no Fantástico. Marcos Mion convida o público a assistir ao filme durante um evento organizado por fãs e proprietários de modelos icônicos da Chevrolet, realizado na emblemática Praça Charles Miller, em São Paulo. Na sequência, será exibido o filme principal, narrado pela atriz Fernanda Torres, vencedora do Globo de Ouro e indicada como melhor atriz ao Oscar. O vídeo transporta o público por momentos marcantes da história brasileira, como a conquista do voto feminino, o movimento Diretas Já, Copas do Mundo e os desafios enfrentados durante a pandemia. Recentemente, a narrativa destaca o impacto da chegada dos veículos elétricos da Chevrolet, que redefiniram o cenário automotivo nacional.  

 Os 100 anos da Chevrolet no Brasil celebra a história da marca e a jornada de gerações de brasileiros  – Em cada cena, os carros ganham forma aos poucos, simbolizando como a Chevrolet testemunhou grandes marcos e ajudou a construir o futuro. A trilha sonora autoral traduz a essência do Brasil, com um tom de evolução e orgulho. Fernanda Torres também encerrou a série “#99eContando”, relembrando memórias pessoais de sua adolescência, ligadas aos modelos Opala e Caravan. “Os 100 anos da Chevrolet no Brasil celebra a história da marca e a jornada de gerações de brasileiros que construíram suas vidas ao nosso lado. Esta campanha traduz o legado da Chevrolet, que sempre esteve presente nos momentos mais marcantes do país, enquanto olhamos para o futuro com o mesmo compromisso de inovação que nos trouxe até aqui”, destaca Guilherme Arruda, CMO da GM América do Sul.  

 Campanha marca o início dos próximos 100 anos na direção do futuro  – “Chegar ao topo de um segmento já é uma grande conquista; se manter nele por 100 anos e continuar inovando e balizando o futuro é algo que comprova o valor da marca Chevrolet. Mais que a celebração de uma data, trata-se de um marco histórico e inspirador que transcende o mercado automobilístico. Nós, da WMcCANN, além de parabenizarmos a Chevrolet, nos enchemos de orgulho e agradecemos a seus colaboradores, concessionários e executivos por fazermos parte de um caminho tão vitorioso, que marca o início dos próximos 100 anos na direção do futuro, “  reforça Hugo Rodrigues, chairman do McCann Worldgroup.  

Com o mote “Chevrolet 100 anos no Brasil: sempre na direção do futuro”, as peças foram produzidas em parceria com a Vetor Zero e reforçam o compromisso contínuo da marca com inovação e progresso, criando uma conexão entre passado, presente e futuro. Na produção, a ideia foi a de colocar uma câmera que funcionasse como um observador onipresente, capaz de testemunhar diferentes épocas. O filme conta com engenharia visual e foi inicialmente concebido no computador, o que trouxe uma sensação única de congelamento do tempo, sem perder a fluidez da narrativa. O objetivo era o de garantir que o público reconhecesse instantaneamente o contexto histórico de cada cena, despertando memórias por meio de uma retrospectiva visual. Para isso, foi realizado um estudo detalhado sobre cada época, incluindo direção de arte, figurino e maquiagem. A campanha conta com uma estratégia robusta de mídia 360º, incluindo: filme principal de 60” com veiculação nacional; versões de 30” exibidas em TV aberta, PayTV e digital; ações de endomarketing e ativações nas concessionárias; mídia impressa, online, parcerias com creators e mobiliário urbano.  

Faltam apenas 100 anos para o segundo centenário da General Motors do Brasil  – Entre os destaques, está a parceria com o Spotify no projeto “100 anos de hits”, que conecta usuários às músicas de diferentes décadas enquanto imaginam dirigir modelos Chevrolet icônicos. A experiência personalizada analisa os hábitos de streaming recentes e propõe playlists nostálgicas e spots de áudio customizados nos estilos musicais preferidos do público, como marchinha, pagode, sertanejo ou MPB. Na mídia impressa, a Chevrolet revisita um anúncio publicado em 1975 no Estadão, no aniversário de 50 anos da GM no Brasil, que fazia uma contagem regressiva para o centenário. Agora, a mensagem olha para o futuro: “Faltam apenas 100 anos para o segundo centenário da General Motors do Brasil. Aguarde.” No mobiliário urbano, os trens da CPTM se transformarão em uma verdadeira viagem no tempo, com imagens de carros icônicos desde os primeiros modelos até a Blazer, celebrando a trajetória da Chevrolet e sua visão para o futuro.

 Filme

Ficha Técnica:

Agência: WMcCann

Cliente: Chevrolet

Produto: Institucional/Marca

Nome da campanha: 100 Anos

Time do Cliente: Guilherme Arruda, Federico Wasserman, Vivianne Goncalves, Leonardo Moraes, Pamela Mourão, Matheus Machado, Maria Raphaela Muhlbauer e Lucas Soratto

CEO: Renata Bokel

COO: Carol Escorel

VP executivo e diretor-geral da WMcCann SP: Vitor Lieff 

CCO: Hugo Rodrigues e Dani Ribeiro 

ECD: Alessandra Sadock

Direção de criação e conteúdo: Andre Leotta e Carol Patrocinio

Diretor de criação associado: Erich Moreira e Marcus Mesquita

Criação: Fabiano Gonçalves, Leonardo Marçal, Monique Anholeti, Leandro Pinheiro e Alexandre Santos

Diretora Executiva de Conteúdo: Larissa Magrisso

Diretora de Conteúdo: Karoline Canin

Gerentes de Conteúdo: Lucas Munhoz e Tamyris Bueno

Conteúdo: Taís Aragão, Marcos Santos, Michelle Bastos, Ícaro Linconl, Dandara Martins, Camila Izabel e Camila Smid

CSO: Agatha Kim

Planejamento: Amanda Agapito, Gabriel Lopes e Gabriela Souza

VP de Negócios e Operações General Motors: Fernanda Marin

Atendimento: Fernanda Santa Rosa, Renata Silveira e Paloma Vieira

VP de Mídia: Andreia Abud 

Mídia: Regina Ponte, Lívia Toyama, Renata Dias, Giulia Bacelar, Pablo Bortolini e Cauane Sander

VP de Dados & Business Growth: Vitor Miguel

BI: Felipe Borges, Vinicius Hamburgo, Fábio Oliveira, Marcella Quintiliano, Thiago Tiuzzi, Eduardo Faustino, Victoria Nascimento e Luanna Bernardo

Head De Produção: Camila Naito

Produção Integrada: Camila Carrieri, Pedro Cerqueira, Bruno Reis, Thais Carvalho, Paula Buttler e Cris Leopacci

Relações Públicas: Kerena Neves e Giulia Camargo

Produtora: Vetor Zero

Diretor: Gabriel Nobrega + OS OLGA

Produtor Executivo: Chico Puech

Produtor Executivo: Fernando Alcantara

Diretor Novos Negócios: Luiz Braga

Diretora de Projetos: Márcia Guimarães

Gerente de Projetos: Monica Andrade

Diretor de Fotografia: OS OLGA

1ª Ass. Direção: Pedro Sokol

2ª Ass. Direção: Beatriz da Cruz

Diretor de Produção: Anderson Boscari

Direção de Arte: Marcelo Escañuela

Produtor de Casting: Giovanna Rouvier

Efeitista: Fabiano Caldeira

Aderecista: Fabiana Sayuri Fukui

Robô e Movimento: Rube Engenharia Visual

Produtor de Locação: Cristiano Silveira

Head de Pós-produção: Tatiana Caparelli

Estratégia e Conteúdo: Mat Rodrigues

Pós-produção: Vetor Zero + Tribbo VFX + Loquemira

Equipe Vetor Zero

Coordenação de pós-produção: Tati Caparelli

Coordenação de equipe: Ana Mendes

Finalização: Livia Portugal

Edição: Lucas Mello

Assistente de edição: Matheus Miglionico

Rotoscopia: Gassan

Correção de cor: Clandestino

Coordenador de 3D: Marcel Fukuwara e Alceu Baptistão

Lead Modelo 3D: Tiago Mesquita

Modelo 3D: Smirkoff, Marcel Tsuruda, Natan Zuanaci e Felipe Ribeiro

Lead Rigging: Rafael Dias

Rigging: Rafael Shiva

Lead Animação 3D: Larissa Paz e Michael Maron

Matte Painting: Ricardo Riamonde, Sergio Faria e Renan Takeshita

Lead Simulação: Luiz Duarte

Simulação: Eduardo Dutra

3D Render: Thiago Peretto

Motion: Luizinho Albere

Equipe Tribbo VFX

Diretor Criativo de VFX: Bibinho Carvalho

Supervisor de VFX / Comp Sênior: Sergio D’ Piazza

Ass. Flame: Vinicius Siqueira

3D Lead Artist: Erick Buosi

Generalista: Vinicius Lima

Animador: Fabiano Iwasita e Paulo Aldiro

Lookdev: Thiago Peyon

Coordenador de VFX: Tato Carvalho

Motion Artist:   Ricardo Rapozo

I.T Manager: Lucas Pereira

Atendimento: Carolina Barros

Equipe Loquemira

Supervisão de pós: Cadu Cipolla e Silvio Manetta

Composição: Felipe Lopes e Francinaldo Lemos

ÁUDIO

Produtora: Audioink 

Produção: Isabel Lenza e Filipe Derado 

Criação: Filipe Derado e Ricardo Nakamura 

Voz: Tatiana Parra 

Cordas: Conrado Goys 

Piano: Ricardo Nakamura 

Contrabaixo e Sintetizadores: Filipe Derado 

Flautas: Alceu Lacerda 

Sanfona: Caetano Bartholo 

Percussão: Sandro Alves 

Efeitos sonoros: André Sato 

Mixagem: Equipe Audioink 

Produção executiva: Anna Di Giacomo 

Atendimento: Paula Zakia 

Coordenação de produção: Nathaly Tavoni 

Locução: Fernanda Torres 

Direção: Isabel Lenza 

MAKING OF

Produtora: Production Service  

Produtora Executiva: Tatiana Braga 

Coordenação de Produção: Murilo Prado  

Produção: Deyse Matias 

Atendimento: Olivia Nielebock   

Direção e edição: Pedro Waddington  

Fotografia: João Faissal 

Produtora de set: Marcela Neumayer 

Stylist: Claudia Kopke 

Assistente de Figurino: Neném Domingos 

Maquiagem: Vini Kilesse 

Assistente de Maquiagem: Ane Kilesse 

Platô: Gilson 

Motorista: Benjamim Gomes (Cholinha) 

Casa 96 e Mentos transformam AmPm em uma experiência sensorial e interativa – A Casa 96, agência especializada em live marketing e ativações, em parceria com a Mentos, apresenta uma ação inédita na loja de conveniência AmPm, na Av. dos Bandeirantes, em São Paulo. A iniciativa traz uma nova identidade visual e uma experiência sensorial que promete surpreender consumidores, transformando o ponto de venda em um ambiente imersivo e interativo. Inspirada na essência refrescante de Mentos, a ação inclui elementos como um bloco de gelo gigante na entrada, ideal para fotos criativas, e tubos imensos que disparam jatos de ar gelado no interior da loja, criando um ambiente único.

Nova identidade visual leva refrescância e criatividade para o ponto de venda – Paredes e pisos receberam adesivos que simulam gelo, e embalagens da marca em tamanhos ampliados complementam a experiência visual e interativa. “Essa iniciativa vai muito além de um simples ponto de venda. Queremos proporcionar aos consumidores uma experiência sensorial que traduz a essência de Mentos de maneira inovadora, criando uma conexão verdadeira com o público”,  explica Denise Mendolla, Co-fundadora da Casa 96.

Claro celebra 471 aniversário da cidade que nunca dorme –  São Paulo, a cidade que nunca dorme, completou 471 anos. Uma metrópole que abraça todas as culturas, sonhos e ritmos, pulsando com energia única em cada esquina. Para celebrar essa pluralidade vibrante, a Claro lança um desdobramento especial da sua campanha de verão, reafirmando a missão de conectar os paulistanos ao que curtem, amem, gostem nessa cidade de multi opções. Criada pela Talent, a campanha “São Paulo é Multi” teve sua estreia no dia 25 de janeiro com um filme narrado pelo paulistano Tiago Leifert. A produção captura o ritmo único da capital, seus cenários icônicos e sua incrível diversidade cultural. Entre as luzes da Avenida Paulista, os encontros no Parque Ibirapuera e o dinamismo do Vale do Anhangabaú, a Claro celebra a essência de São Paulo: uma cidade que é multi em tudo — nas suas possibilidades, culturas, sabores e momentos.  A campanha reforça o conceito de conexão com aquilo que importa, alinhando-se à vibração solar da Claro, que leva um sol na sua logomarca — um símbolo que ilumina e inspira. Assim como o verão convida a curtir intensamente, São Paulo e a Claro compartilham essa energia vibrante, que conecta as pessoas às experiências que amam.

Conexão, transformação e pertencimento –  A Claro não apenas celebra São Paulo, mas também se compromete a transformá-la. Projetos como o Teatro Claro Mais SP, um espaço acessível para todos, e a revitalização da Estação Morumbi Claro, com soluções sustentáveis que beneficiam milhares de passageiros diariamente, refletem a visão da operadora de criar uma cidade mais conectada e acolhedora. Além disso, a Claro contribui para a renovação do Vale do Anhangabaú, promovendo encontros e momentos inesquecíveis no coração histórico da cidade. Essas iniciativas destacam o papel da Claro como agente de transformação, conectando os paulistanos não só com tecnologia, mas com cultura, mobilidade e sustentabilidade.

A liderança da Claro em São Paulo – A Claro lidera o mercado de conectividade na cidade. Com o Claro 5G+, a internet mais rápida do Brasil, e serviços premiados de TV por assinatura e banda larga, a operadora é reconhecida por oferecer experiências inovadoras e integradas. São Paulo é multi. A Claro também. São Paulo é um universo em movimento, onde múltiplos mundos se encontram e se reinventam. Com sua campanha de verão, a Claro celebra essa energia inigualável da capital e convida todos a refletirem sobre o que torna São Paulo tão especial: sua gente, suas histórias e suas infinitas escolhas. Porque, assim como São Paulo é multi, a Claro também é.

“São Paulo é multi. E aqui, a gente se conecta +.”

FILME

FICHA TÉCNICA

Anunciante: Claro

Diretoria MKT, Marca & Comunicação: Ane Lopes Tubenchlak

Gerência Branding: Vanessa Küster Bestagno, Giselle Filippini, Thais Ohara e Janaíne Páscoa

Produto: Institucional

Campanha: Valorização SP

Título: São Paulo é Multi

AGÊNCIA: Talent

PRODUTO: Multi

CEO: Lica Bueno

CCO: Gustavo Victorino

DIRETORES EXECUTIVOS DE CRIAÇÃO: Rodrigo Lugato

DIRETORES DE CRIAÇÃO: Mariana Villela e Felipe Gall

CRIAÇÃO: Paulo Martins, Leandro Chiste

COO: Eduardo Megale

DIRETOR EXECUTIVO DE NEGÓCIOS: Enrico Torres e Fernanda Albuquerque

NEGÓCIOS: Guilherme Frezarim, Gabriela Neres e Victoria Severiana

ESTRATÉGIA: Camila Massari, Felipe Pádua, Thais Oliveira e Lindsey Sant’anna

VP DE MÍDIA: Vitor Kamada

DIRETOR DE MÍDIA: Dennis Graci

MÍDIA: Eduardo Amato, Kelly Prado, Rolwbya Freitas, Carolina Pimentel, Caio Fuchs e Ana Monteiro.

DIRETOR EXECUTIVO RTV: Paula Alimonda

PRODUTOR SENIOR: Guilherme Rodrigues

Comunicação: Paula Ganem, Rejane Romano, Larissa Spinola e Marjorie Martins


PRODUTORA DE IMAGEM: CORAZON FILMES

Diretor de cena: Rob Neto

Direção Executiva: Renato Chabuh, Igor Ferreira e João Mangilli

Atendimento: Luisa Ferreira, Babi Kosloff e Caroline Azambuja

Equipe de Coordenação de Produção: Dani Oliveira, Rafa Pinto e Rafa Blat

Diretor de Fotografia: Danilo Arenas

Assistente de Direção I: Bice Costa

Assistente de Direção II: Eugênio Silveira

Fotógrafo Still: Gabriel Barrera

Diretor de arte: Rafael Fassani

Diretor de Objeto: Barbara Romero e Paola Santos

Figurinista: Gabriela Clara

Produtor de Elenco: Tuca Couto

Produtor de locação: Eduardo Lima (Dread)

Diretor de Produção: Lorran Oliveira

Assistente de Produção: Vitória Rocha e Tiffany do Vale Mendes

Pós-Produção: Post It / Cerca Studio

Montador: Nathalia Castro e Alex Derraco

Finalizador: Lucas Aires

Color: Zumbi Post

PRODUTORA DE SOM: PINGADO

Direção Musical: Will Bone.

Produção Musical: Nixon Silva.

Produção Executiva: Lu Novelli.

Coordenação de Produção: Ana Cordeiro.

Atendimento: Guilhermina de Paula e Bruno Rodrigues.

Finalização: Rafael Laurenti e Fe Galetti.

Locução: Tiago Leifert.

Ainda Estou Aqui: Marcas ativam redes sociais com inédita indicação ao Oscar – O filme Ainda Estou Aqui foi indicado de forma inédita ao Oscar na disputa pelo prêmio de melhor filme, além de concorrer a outras duas estatuetas, entre elas ao de melhor atriz para a grande protagonista Fernanda Torres, que recentemente já venceu o Globo de Ouro interpretando Eunice Paiva, e melhor filme internacional. A produção, dirigida pelo cineasta Walter Salles e inspirada no livro de Marcelo Rubens Paiva, será a primeira produção nacional a disputar o prêmio mais reconhecido do segmento do mundo. Até então, Cidade de Deus havia sido a obra com mais indicações, com direção, roteiro adaptado, fotografia e edição, em 2004. O país nunca ganhou a estatueta. Não bastou muito para o filme e o nome da atriz serem os assuntos mais comentados nas redes sociais e gerarem engajamento, claro, das marcas, que aproveitaram a ocasião para engajar junto ao público. Entre as principais postagens, aparecem do Itaú, Magalu, Ponto Frio, McDonald’s, Havaianas, Chevrolet, Rexona, Vivo e até da Fifa, entidade que comanda o futebol mundial.

Itaú – 

https://www.instagram.com/p/DFK5TdrOAap

“As redes sociais não são apenas canais de comunicação; são ecossistemas que conectam marcas, pessoas e narrativas de maneira instantânea e emocional. O poder de influência das redes sociais, para o bem ou para o mal, é imediato. Esses espaços tornaram-se relevantes para as marcas, dada a concentração de atenção e tempo dedicado. Casos como o da Fernanda mostram que quando a autenticidade e o timing se encontram nas redes, a conversa transcende o indivíduo e cria oportunidades para marcas se associarem a movimentos globais, reforçando seus valores e seu alcance”, aponta Edmar Bulla é fundador do Grupo Croma e referência em assuntos ligados à inovação e design de futuros. É graduado pela ESPM, tem especialização em Marketing Digital por Harvard, Neurociência e Comportamento pela PUC, Psicanálise pelo IBPW, Conselheiro pelo IBGC, além de ser formado em Filosofia e Música.

Vivo – 

 

“O filme retrata um momento traumático de forma especial, as carreiras de Fernanda e sua mãe são louváveis, e o ineditismo da principal indicação, por si só, justificam tudo que tem sido dito sobre o filme, mas podemos somar a isso a esperada busca dos brasileiros por figuras que cheguem ao lugar mais alto do pódio, e não somente no esporte, como já foi no passado, em outros canais, com o futebol. Como nossa seleção deixou de ser protagonista faz duas décadas, temos já uma geração de jovens, mas já adultos, que não se identifica com ela, e que não expressa seu orgulho, a unidade como nação através dela, e os canaliza para brasileiros que se destaquem mundialmente em várias atividades. Ainda bem”, diz Thiago Freitas, COO da Roc Nation Sports no Brasil, empresa de entretenimento norte-americana.

Havaianas – 

“O brasileiro é competitivo por natureza, e quando temos um motivo nobre, com uma atriz talentosíssima e um filme que retrata um marco importante na nossa história, essa participação aumenta ainda mais e transcende o público focado no cinema. Estamos acompanhando um engajamento absurdo de marcas e perfis dos mais diversos segmentos, inclusive do esporte, participando intensamente dessa celebração. Com isso, novos públicos são atingidos e a visibilidade aumenta exponencialmente, trazendo números impressionantes e resultados expressivos”, explica Danielle Vilhena, diretora de projetos e operações de marcas da agência End to End, com liderança em projetos estratégicos e produção de conteúdo em redes sociais.

Chevrolet – 

https://www.instagram.com/p/DFK5tkRxrnO

Uma demonstração do poder do filme e do quanto Fernanda Torres atingiu o coração do público está nos números da sua conta no Instagram. Nos últimos 30 dias, a atriz dobrou o número de seguidores e saltou de 2 mi para os 4 milhões de fãs na plataforma. Foi mais do que a conta oficial do presidente empossado dos Estados Unidos, Donald Trump, que no Instagram ganhou quase 1,6 milhão neste período dos últimos 30 dias. “O Brasil tem uma força única no cenário digital global. Somos um dos países mais engajados nas redes sociais e isso reflete diretamente na amplificação de nomes como o da Fernanda. O crescimento expressivo dela nas últimas semanas, ultrapassando até figuras políticas globais, mostra como o público brasileiro consegue mobilizar discussões e criar relevância até em eventos tradicionalmente americanos, como essas premiações. É uma prova de que o poder das redes sociais e o poder da arte podem romper fronteiras e levar talentos locais para o centro do debate global. Essa conexão entre cultura local e alcance global dá ao Oscar um frescor necessário, mostrando que ele pode se reinventar, abraçando novas perspectivas e vozes que ressoam com públicos diversos”, acrescenta Edmar Bulla, fundador do Grupo Croma.

McDonald’s – 

“O Brasil é ativo nas redes sociais, e o crescimento das redes da Fernanda demonstra isso; somos um país que ainda não sabe a força que tem em todos os sentidos, este engajamento é uma pequena amostra”, afirma Renê Salviano, CEO da Heatmap e especialista em marketing esportivo. Já nas últimas 24 horas, a citação ao nome do filme “Ainda Estou Aqui” no Google Trendes apareceu como um dos termos mais pesquisados, com mais de meio milhão de consultas. “Se existe um setor que temos grandes talentos é a cultura, quando se fala em atores e atrizes podemos citar dezenas de profissionais que poderiam atuar em qualquer produção hollywoodiana. É legal ver toda repercussão nas redes sociais, não só de fãs como até de marcas engajando com o tema, faz parte da busca por audiência e qualquer instituição poderia ter postado algo, é válido”, complementa Renê Salviano.

Magalu 

De acordo com dados do Governo Federal, o filme, lançado no final de 2024, liderou as bilheterias brasileiras, atraindo mais de 2,9 milhões de espectadores. Reconhecido globalmente, Ainda Estou Aqui coleciona prêmios em importantes festivais internacionais. No Festival de Veneza, venceu Melhor Roteiro e recebeu o Green Drop Award. Também conquistou o Prêmio do Público no Vancouver International Film Festival, no Mill Valley Film Festival e no Miami Film Festival GEMS. Na França, durante o Festival de Pessac, levou o Prêmio Danielle Le Roy e o Prêmio do Público, confirmando sua força entre críticos e audiências. A cerimônia do Oscar acontece no dia 2 de março, em Los Angeles.

Fifa – 

https://x.com/fifaworldcup_pt/status/1882430528709943732

Ponto Frio – 

https://x.com/pontofrio/status/1882440908735717783

Rexona – 

https://x.com/rexonabr/status/1882451776370315620

Casas Bahia – 

https://x.com/CasasBahia/status/1882445174166692131

Dídimo Effgen Colunista
Colunista
Diretor Geral da Dicape Representações e Serviços Ltda.