1º Festival Nacional da Propaganda vai premiar os melhores trabalhos das agências de todo o País

O Sistema Nacional das Agências de Propaganda (SINAPRO) anuncia a criação do 1º Festival Nacional da Propaganda, evento que é um marco inédito para o setor, consolidando-se como a principal plataforma de reconhecimento da excelência criativa em todo o território nacional. Iniciativa que visa incentivar, reconhecer e enaltecer a criatividade das agências de propaganda do Brasil, a premiação tem sua primeira edição marcada para o dia 22 de dezembro. “O 1º Festival Nacional da Propaganda é a união estratégica dos festivais regionais em uma única e grande premiação. O poder de capilaridade do Sinapro conecta talentos de diversos mercados, garantindo que a inteligência de ponta e as melhores campanhas do ano recebam o merecido reconhecimento”, afirma Daniel Queiroz, presidente da Fenapro.  Ele destaca que o Festival reforça o ecossistema da propaganda e o talento brasileiro. “É uma resposta irreverente, resiliente e inventiva aos desafios do dia a dia.”

O festival integra as premiações regionais, enaltece a diversidade criativa brasileira e traz o ‘Cachorro Caramelo’ como troféu símbolo de resiliência e da cultura nacional –  Nesta primeira edição, o Festival já conecta agências de cinco estados: Espírito Santo (ES), Mato Grosso do Sul (MS), Pernambuco (PE), Ceará (CE) e Rio Grande do Norte (RN). Em 2026, já está confirmada a participação de  estados como MG, BA, PA e RS, garantindo a expansão nacional da premiação até atingir a participação de agências de todo território nacional que sejam associadas a um Sinapro. O processo será totalmente digital, seguro e transparente, utilizando uma plataforma exclusiva para inscrições, validações e julgamento. O júri será qualificado e diversificado, e a gestão das inscrições será feita por cada Sinapro representante do estado concorrente.  O evento de premiação será 100% online, transmitido ao vivo, garantindo exposição e visibilidade nacional e a associação à inovação e ao fortalecimento da propaganda no Brasil. As 12 categorias contemplam os principais formatos de comunicação, incluindo TV/Cinema, Digital, Design, OOH, Promoção e o cobiçado Grand Prix Agência do Ano.

Cachorro Caramelo: o símbolo da criatividade brasileira – O grande prêmio do Festival será o Troféu Cachorro Caramelo, um ícone que representa o espírito da criatividade brasileira. É um símbolo cultural, pois representa a cultura, o humor e o afeto do nosso povo; promove a diversidade e mistura, pois nasce da combinação de origens, assim como das melhores ideias, em um País de diversidade cultural e social, e também representa a resiliência, simbolizando a capacidade de superar desafios e encontrar seu espaço com atitude e inteligência. “O Brasil transpira criatividade em qualquer canto do País, seja no offline ou no online. E este Festival é a materialização da nossa força, mostrando que as grandes ideias não estão restritas a poucas capitais. É a consagração do nosso modelo de atuação: unificar a força criativa nacional através da mobilização regional, garantindo que todo talento seja visto e valorizado”, conclui Alexandre Pedroni, presidente do Sinapro ES e líder deste projeto nacionalmente.

O Festival não só reconhece, mas valida a qualidade da propaganda que fazemos em nossos estados  – “Para os presidentes dos Sinapros, esta iniciativa é a materialização do nosso foco na ponta. O Festival Nacional da Propaganda não só reconhece, mas valida a qualidade da propaganda que fazemos em nossos estados. É a valorização do trabalho local, com o reconhecimento de que só um Sistema integrado pode proporcionar, elevando a competitividade e a autoestima de todo o nosso ecossistema,” afirma Alexandre Pedroni, presidente do Sinapro ES.  O presidente da Fenapro observa que “o Festival Nacional da Propaganda é mais do que um prêmio; é o reflexo da nossa ‘virada de chave’ institucional. Ele lembra que, nos últimos anos, a entidade mudou o foco para atuar em frentes de valorização, fomento e capacitação que impactam o dia a dia do empresário. “A criatividade é o nosso maior ativo, e reconhecê-la em nível nacional é o passo mais estratégico para fortalecer todo o ecossistema e garantir o futuro da nossa atividade no Brasil,” finaliza Daniel Queiroz.

A divulgação dos vencedores do 1º Festival Nacional da Propaganda será feita online, pelo canal da Fenapro no YouTube: https://www.youtube.com/@fenaprocontent?si=EHYQdHqgfBJIdTfH do festival:

E no instagram

https://www.instagram.com/festivaldapropaganda?igsh=dHhxZXk3eG5yNjYz

Problemas de visão viram tema de campanha de clínica do Espírito SantoMiopia? Catarata? Astigmatismo? Enxergar tudo “errado” é um dos primeiros sinais dos problemas de visão. E essa é a ideia que norteia a nova campanha do CC Olhos, clínica oftalmológica de Vitória (ES), que integra o Grupo Vision One, braço de oftalmologia da XP, que reúne unidades nas principais cidades do país. A proposta parte justamente do desconforto visual para gerar atenção e curiosidade. Desenvolvida pela Cabana Publicidade, a campanha apresenta peças com palavras propositalmente escritas de forma incorreta, reproduzindo os efeitos dos problemas de visão mais comuns. A estratégia provoca estranhamento imediato e convida o público a refletir sobre a importância do diagnóstico e do cuidado com a saúde ocular.

Campanha criada pela Cabana Publicidade – Na primeira fase, a ação ganhou as ruas por meio de outdoors e vídeos exibidos em painéis de LED, instalados em pontos estratégicos da Região Metropolitana de Vitória. A comunicação também se estende aos canais digitais, com conteúdos orgânicos e mídia paga. Prestes a completar 30 anos de existência, o Centro Capixaba de Olhos é referência em oftalmologia na capital capixaba, destacando-se pelo corpo clínico qualificado, tecnologia de ponta e histórico de pioneirismo no lançamento de tratamentos no mercado local.

Ficha técnica Campanha CCOlhos

Agência: Cabana Publicidade

Cliente: Vision One / CC Olhos

Peças: Outdoor / DOOH / Redes Sociais

Direção de Criação: Samuel Nogueira

Roteiro e conceito: Gustavo Mendonça

Direção de arte: Caio Azevedo

Atendimento: Mila Soares

Aprovação: André Marinho

Veiculação: OOH / Digital

Grupo Prix e ESPM lançam novo curso de Pós-Graduação em Inteligência Artificial Aplicada ao Marketing – O Grupo Prix, referência em educação executiva em Marketing, em parceria com a ESPM, autoridade em Marketing e Negócios na América Latina, anuncia o lançamento da Pós-Graduação em Inteligência Artificial Aplicada ao Marketing. O curso chega a Vitória com uma proposta inovadora, unindo Gestão, Negócios e Tecnologia para formar profissionais preparados para atuar em um mercado cada vez mais orientado por dados e Inteligência Artificial. Com início das aulas previsto para 10 de abril de 2026, a pós-graduação é voltada a profissionais de diferentes áreas que desejam compreender e aplicar a IA em estratégias de marketing e gestão, sem a necessidade de experiência técnica prévia. As inscrições já estão abertas. Inscreva-se.

A proposta reflete o compromisso do Grupo Prix em promover formações alinhadas às transformações do mercado –  aliando sua atuação estratégica à excelência acadêmica da ESPM. Ao longo do curso, os participantes desenvolvem projetos, participam de atividades hands-on e criam protótipos funcionais com IA, conectando teoria e prática de forma aplicada. Com duração de dois semestres, a formação está estruturada em três eixos complementares: Gestão e Soft Skills, Marketing e Negócios e Tecnologia. As aulas acontecem em formato híbrido, combinando encontros on-line e presenciais: Quartas-feiras (on-line): de 19h às 22h. Nas  Sextas-feiras (presenciais): de 18h às 22h e aos  Sábados (presenciais): 8h às 17h

As aulas presenciais serão realizadas em Vitória – na Valor Investimentos, localizada na Praia do Canto. Cursos já realizados pela ESPM Vitória: Inteligência de Dados em Negócios e Método AHP, ChatGPT e outras IAs para Marketing Digital, Planejamento e Gestão de Mídia em OOH e também o curso Inteligência Artificial em Negócios. As inscrições já estão abertas. Garanta sua vaga e prepare-se para liderar estratégias de Marketing com Inteligência Artificial, ao lado do Grupo Prix e da ESPM. Inscreva-se: 

https://www.espm.br/cursos/pos-graduacao/especializacao/pos-graduacao-em-inteligencia-artificial-aplicada-ao-marketing-vitoria

Banco Mercantil presenteia fãs durante especial de Natal de Roberto Carlos –  Durante o tradicional especial de Natal de Roberto Carlos, que será exibido na próxima terça-feira, 23 de dezembro, o Banco Mercantil, instituição voltada ao público 50+ e patrocinadora da atração, irá presentear os fãs do cantor com uma ação interativa. Os espectadores serão convidados a escanear um QR Code exibido na tela — inclusive durante os intervalos comerciais —, que os direciona para o WhatsApp oficial do Banco Mercantil. Na plataforma, os fãs receberão uma rosa virtual, simbolizando o gesto tradicional do cantor ao final de seus shows, e uma mensagem de final de ano.

Ação interativa com QR Code no especial conecta marca aos fãs e reforça campanha com o cantor – A ação na TV também será repetida durante a reprise do especial, no dia 28 de dezembro. Além disso, a partir do dia 24 de dezembro, o público poderá acessar a iniciativa também nos materiais digitais promocionais do banco, permitindo que mais fãs recebam o presente virtual. A iniciativa é um spin-off da campanha lançada em setembro pelo Banco Mercantil, estrelada por Roberto Carlos, e que marcou o lançamento do Cartão Mercantil Diamante, também voltado ao público 50+. Ele oferece aos clientes diversos benefícios premium – algo incomum no segmento de cartões consignados -, incluindo um pacote de assistências em saúde, bem-estar e serviços, com posicionamento diferenciado e valor acessível.

O Brasil que dá certo no varejo: VR Software leva inovação brasileira à NRF 2026 – O Grupo VR Software, referência em tecnologia para gestão e operação de supermercados, anuncia sua participação na NRF 2026 – Retail’s Big Show, maior feira de varejo do mundo, que acontece entre os dias 11 e 13 de janeiro, em Nova York. A empresa será a única representante brasileira especializada em soluções tecnológicas para supermercados com estande próprio no evento, reforçando sua posição no varejo alimentar. “Representar o Brasil na NRF com soluções desenvolvidas totalmente aqui é uma demonstração da maturidade do nosso varejo e da força da tecnologia nacional. Estamos levando ferramentas que transformam a operação dos supermercados e aumentam a competitividade do setor”, afirma Luciano Guerra, ( foto) CEO da VR Software. ( Luciano )

O poder da tecnologia brasileira no maior palco do varejo mundial – Durante os três dias do evento, a VR Software apresentará ao mercado global um portfólio de soluções projetadas para elevar eficiência operacional, automação, segurança e gestão inteligente no varejo alimentar. Entre elas, estão tecnologias de frente de caixa de alta performance, plataformas de autoatendimento, ferramentas de monitoramento remoto para supervisão de frente de caixa em tempo real e sistemas integrados que conectam áreas como finanças, operações, compliance e marketing, oferecendo visão unificada do supermercado. Um dos destaques é a solução de monitoramento remoto da operação de checkout, que permite aprovações críticas à distância, acompanhamento visual em tempo real e registro completo para fins de auditoria e prevenção de perdas, recursos que ampliam controle, transparência e velocidade nas decisões.

O portfólio ainda inclui módulos para automação – do autosserviço e tecnologias que apoiam estratégias de relacionamento, campanhas e performance comercial, além de uma plataforma de gestão em nuvem utilizada no Brasil e no exterior. “Levar nossas soluções para a NRF mostra que a tecnologia brasileira tem condições reais de competir globalmente. Estamos apresentando ferramentas que elevam eficiência, reforçam segurança operacional e mostram como o Brasil pode liderar a digitalização do varejo. Nosso compromisso é resolver dores concretas e contribuir para um varejo mais ágil, rentável e baseado em dados”, afirma Luciano.

De Limeira para o mundo: VR Software consolida 20 anos de liderança em tecnologia para supermercados – Em 2026, a VR Software celebra uma trajetória de duas décadas marcada por crescimento consistente, presença nacional robusta e expansão internacional. A empresa está presente em 26 estados, atende mais de 3.600 clientes e já opera em mercados estratégicos como Estados Unidos e Paraguai. Com forte evolução nos últimos anos, a VR Software registrou R$ 114 milhões em faturamento em 2025, após alcançar R$ 89 milhões em 2024. A companhia investe anualmente mais de R$ 16 milhões em inovação e mantém uma equipe de 450 profissionais em todo o país. Somente em 2024, mais de R$ 50 bilhões passaram pelos sistemas da empresa — o equivalente a 3,9% do faturamento do varejo alimentar nacional, segundo a plataforma Scanntech. Todos os dias, 2% da população brasileira passam pelos PDVs operados pelas soluções da VR Software, mais de 4,6 milhões de pessoas. “Nossa evolução é guiada por consistência, responsabilidade e foco absoluto no cliente. Desenvolvemos tecnologia que resolve problemas reais e gera impacto direto em produtividade, segurança e rentabilidade. Esse é o valor que estamos levando para a NRF: tecnologia aplicada ao dia a dia do varejo e preparada para o futuro do setor”, conclui Luciano.

Decolar lança campanha de verão com condições exclusivas em hospedagens na temporada – Decolar – empresa líder em tecnologia de viagens da América Latina – convida os consumidores a viajar pelo Brasil e explorar diferentes opções de hospedagem ao lançar descontos de até 30% em hotéis nacionais, além de um game interativo no App que oferece até R$100 OFF. A iniciativa integra a campanha Partiu Decolar, estrelada por Heloísa e Luísa Périssé, e reforça o portfólio da companhia para a alta temporada de verão, um dos períodos de maior demanda do turismo. As ofertas abrangem destinos de Norte a Sul do Brasil, com alternativas de hospedagem para diferentes perfis de viajantes – seja em praias, capitais, cidades do interior ou outros destinos de lazer e descanso.

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Os descontos são válidos para estadias entre dezembro de 2025 e abril de 2026 –  ampliando as possibilidades de planejamento e aproveitamento da alta temporada. Tornar as viagens mais acessíveis está no centro da atuação da Decolar e se reflete na oferta de soluções completas em um único lugar para os clientes. “O verão reúne alguns dos períodos mais relevantes do calendário turístico brasileiro, e nosso papel é inspirar e apoiar os viajantes na escolha da hospedagem ideal, oferecendo mais alternativas e condições atrativas”, afirma Tatiana Sanches, gerente de Marketing da Decolar. Além das promoções, os consumidores podem participar de um game interativo no App Decolar e garantir até R$100 de desconto. Para acessar o benefício, é necessário baixar o aplicativo, realizar o login e ativar as notificações. Para conferir as condições e ofertas disponíveis, acesse: https://www.decolar.com/ofertas-viagens/partiu-verao 

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CAIXA lança campanha “Reforma Casa Brasil” com foco em empréstimo acessível para transformar a vida das famílias brasileiras – A CAIXA coloca no ar a campanha nacional do empréstimo Reforma Casa Brasil do Governo Federal que disponibiliza crédito acessível para que famílias possam reformar suas casas, garantindo mais segurança, conforto e dignidade no lar. A comunicação é assinada pela Agência Calia, responsável pelo conceito criativo e pela produção da campanha. Além de divulgar uma nova linha de crédito, a campanha reforça a importância da moradia adequada como direito básico e como componente para o bem-estar das famílias. A linha criativa aposta em um conteúdo leve, popular e conectado com a realidade de quem está reformando a casa.

Os protagonistas são os integrantes do Quarteto da Arriação –  grupo formado por quatro pedreiros de Recife que se tornou sucesso nas redes sociais por transformar ferramentas de obra como martelo, pá, talhadeira e baldes em instrumentos musicais, criando versões irreverentes de hits nacionais e internacionais. Para a campanha, o quarteto gravou um jingle original, trazendo humor, autenticidade e forte identificação com o público. “A campanha do empréstimo Reforma Casa Brasil tem um papel fundamental ao aproximar a CAIXA ainda mais das famílias que sonham com uma casa melhor. Buscamos traduzir essa mensagem com leveza e verdade, valorizando a cultura popular e a rotina da obra. O Quarteto da Arriação entrega exatamente essa essência”, destaca José Augusto, vice-presidente da Agência Calia.

O Reforma Casa Brasil chega para ampliar oportunidades  – “A campanha traduz a alegria de milhões de brasileiros que vão poder reformar a casa onde moram, proporcionando uma vida melhor e mais confortável para as suas famílias. E o Quarteto da Arriação representa com perfeição esse momento de conquista e transformação proporcionado pelo Reforma Casa Brasil e pela CAIXA”, complementa Geisa Lopes, diretora geral de criação da Calia. Com filmes de 60”, 30” e 15”, a campanha será veiculada nacionalmente em um plano de mídia robusto, incluindo TV aberta, TV fechada, rádio, jornais, revistas, mídia exterior e digital, merchan, portais, redes sociais e plataformas de streaming de áudio e vídeo. A nova comunicação reforça o papel social da CAIXA e evidencia seu compromisso histórico com o desenvolvimento do país por meio da habitação. O Reforma Casa Brasil chega para ampliar oportunidades e permitir que mais brasileiros transformem suas casas em espaços mais seguros e acolhedores.

Vídeo da campanha: 

FICHA TÉCNICA CAMPANHA REFORMA CASA BRASIL 2025 

Agência: CALIA     

Cliente: CAIXA 

Campanha: REFORMA CASA BRASIL 

Direção Geral de Criação: Geisa Lopes

Direção de Criação: Paulinho Fernandes, Cícero Fraga, Maurício Oliveira, Alexandre Ferro

Head of art: Bruno Lima

Redação: Paulinho Fernandes, Cícero Fraga, Filipe Fontes, Eve Portilho e Maurício Oliveira

Direção de arte: Lívia Roma e Ronilton Costa

Planejamento: Analuiza Kazniakowski, Isabel Aquino, Liana Bonaccorsi, João Pinheiro e Cezar Pinheiro.

Atendimento: Claudia Lassance, Rosa Cordeiro, Fernanda Lopes e Camila Sanglard

Atendimento digital: Amanda Cortez e Luiza Bezerra 

Mídia: Mayko Chaves, Milena Lima, Rafael Herani, Bruna Garcia, Felipe Pereira, Marcos Alencar, Jessica Santos e Adriele Rolim

BI: Alexandre Maluf

Planejamento e Conteúdo digital: Lucas Mansur, Camila Batista e Regina Arruda 

Conteúdo digital: Ari Neto, Diego Matos, Lucca Farinasso, Alessandro Resende, Marcela Silva, Débora Freitas, André Oliveira e Guilherme Paiva 

Diretor de Produção: Marcos Araújo

Gestora Operacional Geral de Produção: Fernanda Machado

Gerente de Produção: Hellen Cristhine

Produção gráfica e RTV: Marcos Araújo, Fernanda Machado, Hellen Cristhine, Lucas Xavier, Tamiris Monroe, Beatriz Silva. 

Aprovação cliente produção: Wolmar Aguiar, Tiago Marquetto, Ludmila Albertini e Maria Daniele Freitas.

Aprovação cliente mídia: Leonardo Suzuki e Bárbara Oliveira Mendes 

Produtora de vídeo: A CASA

Diretores de cena: Nicollas Bruno e Lívia Stacciarini

Diretor de Fotografia: Nicollas Bruno de Matteis

Assistente de direção 1: Kim Akinaga e Tainã Stinghen

Assistente de direção 2: Lis Schwabacher

Diretor Criativo Executivo (ECD): Diego Fonseca 

Diretor de atendimento/Produção executiva: Renata Cardoso

Direção executiva: Marcelo Ràimond

Atendimento: Mayara Cabral

Diretor de produção: Gabriel de Freitas César

Assistente de produção: Carla Almeida Cerviño 

Produtor(a) de Figurino: Siomara Caico Bittencourt e Bruna Tosta di Paolo

Assistente de Figurino: Ana Cláudia Ribeiro Suares 

Produtor(a) de Elenco: Delmário de Souza Conceição

Assistente de Elenco: Aelton Silva dos Santos e Edval Ramos da Cruz Filho 

Diretor de arte: Marcelo Lima de Magalhães

Produtor(a) de arte: Vanessa Sousa de Freitas   

Assistente de arte: Giovana Silva Castelian Morais e Adriano Dantas dos Santos

Produtor de objeto: Jayne Sales 

Logger: Igor Miranda

SteadCam: Maoma 

Coordenador de Pós-produção: Tito Oliveira

Atendimento Pós-produção: Júlia Sobral 

Edição: Thiago Portugal

Finalizador: Reizinho Bacelar

Computação gráfica/VFX: Maurício Ragi

Color: Reizinho Bacelar

Inteligência Artificial: Filmeiro

Edição pesquisa: Emerson Sousa

 Produtora de áudio: Estúdio Audiotech

Maestro: GregoreeJunior

Diretor: Paulo de Góes

Atendimento: Rosane Pereira

Produtor de Áudio: Marcelo Brandão

Arranjador: Marcelo Brandão e Paulo de Góes

Engenheiro de som: Deniel Moraes 

Produção de foto

Estúdio de fotografia: Magneto

Fotógrafo: Vini Goulart

Assistente de Fotógrafo: Leo Luz

Atendimento de produção de fotógrafo: Felipe Barreira

Tratamento, Manipulação e Fusão de Imagem: Adriano Goulart

Produção de objeto: Livia Abreu e Vanessa Carvalho

Produção de Figurino: Jessica Saraiva e Nayra Tourinho

Dídimo Effgen

Colunista

Diretor Geral da Dicape Representações e Serviços Ltda.

Diretor Geral da Dicape Representações e Serviços Ltda.