
O Sistema Nacional das Agências de Propaganda (SINAPRO) anuncia a criação do 1º Festival Nacional da Propaganda, evento que é um marco inédito para o setor, consolidando-se como a principal plataforma de reconhecimento da excelência criativa em todo o território nacional. Iniciativa que visa incentivar, reconhecer e enaltecer a criatividade das agências de propaganda do Brasil, a premiação tem sua primeira edição marcada para o dia 22 de dezembro. “O 1º Festival Nacional da Propaganda é a união estratégica dos festivais regionais em uma única e grande premiação. O poder de capilaridade do Sinapro conecta talentos de diversos mercados, garantindo que a inteligência de ponta e as melhores campanhas do ano recebam o merecido reconhecimento”, afirma Daniel Queiroz, presidente da Fenapro. Ele destaca que o Festival reforça o ecossistema da propaganda e o talento brasileiro. “É uma resposta irreverente, resiliente e inventiva aos desafios do dia a dia.”

O festival integra as premiações regionais, enaltece a diversidade criativa brasileira e traz o ‘Cachorro Caramelo’ como troféu símbolo de resiliência e da cultura nacional – Nesta primeira edição, o Festival já conecta agências de cinco estados: Espírito Santo (ES), Mato Grosso do Sul (MS), Pernambuco (PE), Ceará (CE) e Rio Grande do Norte (RN). Em 2026, já está confirmada a participação de estados como MG, BA, PA e RS, garantindo a expansão nacional da premiação até atingir a participação de agências de todo território nacional que sejam associadas a um Sinapro. O processo será totalmente digital, seguro e transparente, utilizando uma plataforma exclusiva para inscrições, validações e julgamento. O júri será qualificado e diversificado, e a gestão das inscrições será feita por cada Sinapro representante do estado concorrente. O evento de premiação será 100% online, transmitido ao vivo, garantindo exposição e visibilidade nacional e a associação à inovação e ao fortalecimento da propaganda no Brasil. As 12 categorias contemplam os principais formatos de comunicação, incluindo TV/Cinema, Digital, Design, OOH, Promoção e o cobiçado Grand Prix Agência do Ano.

Cachorro Caramelo: o símbolo da criatividade brasileira – O grande prêmio do Festival será o Troféu Cachorro Caramelo, um ícone que representa o espírito da criatividade brasileira. É um símbolo cultural, pois representa a cultura, o humor e o afeto do nosso povo; promove a diversidade e mistura, pois nasce da combinação de origens, assim como das melhores ideias, em um País de diversidade cultural e social, e também representa a resiliência, simbolizando a capacidade de superar desafios e encontrar seu espaço com atitude e inteligência. “O Brasil transpira criatividade em qualquer canto do País, seja no offline ou no online. E este Festival é a materialização da nossa força, mostrando que as grandes ideias não estão restritas a poucas capitais. É a consagração do nosso modelo de atuação: unificar a força criativa nacional através da mobilização regional, garantindo que todo talento seja visto e valorizado”, conclui Alexandre Pedroni, presidente do Sinapro ES e líder deste projeto nacionalmente.

O Festival não só reconhece, mas valida a qualidade da propaganda que fazemos em nossos estados – “Para os presidentes dos Sinapros, esta iniciativa é a materialização do nosso foco na ponta. O Festival Nacional da Propaganda não só reconhece, mas valida a qualidade da propaganda que fazemos em nossos estados. É a valorização do trabalho local, com o reconhecimento de que só um Sistema integrado pode proporcionar, elevando a competitividade e a autoestima de todo o nosso ecossistema,” afirma Alexandre Pedroni, presidente do Sinapro ES. O presidente da Fenapro observa que “o Festival Nacional da Propaganda é mais do que um prêmio; é o reflexo da nossa ‘virada de chave’ institucional. Ele lembra que, nos últimos anos, a entidade mudou o foco para atuar em frentes de valorização, fomento e capacitação que impactam o dia a dia do empresário. “A criatividade é o nosso maior ativo, e reconhecê-la em nível nacional é o passo mais estratégico para fortalecer todo o ecossistema e garantir o futuro da nossa atividade no Brasil,” finaliza Daniel Queiroz.
A divulgação dos vencedores do 1º Festival Nacional da Propaganda será feita online, pelo canal da Fenapro no YouTube: https://www.youtube.com/@fenaprocontent?si=EHYQdHqgfBJIdTfH do festival:
E no instagram
https://www.instagram.com/festivaldapropaganda?igsh=dHhxZXk3eG5yNjYz

Problemas de visão viram tema de campanha de clínica do Espírito Santo – Miopia? Catarata? Astigmatismo? Enxergar tudo “errado” é um dos primeiros sinais dos problemas de visão. E essa é a ideia que norteia a nova campanha do CC Olhos, clínica oftalmológica de Vitória (ES), que integra o Grupo Vision One, braço de oftalmologia da XP, que reúne unidades nas principais cidades do país. A proposta parte justamente do desconforto visual para gerar atenção e curiosidade. Desenvolvida pela Cabana Publicidade, a campanha apresenta peças com palavras propositalmente escritas de forma incorreta, reproduzindo os efeitos dos problemas de visão mais comuns. A estratégia provoca estranhamento imediato e convida o público a refletir sobre a importância do diagnóstico e do cuidado com a saúde ocular.

Campanha criada pela Cabana Publicidade – Na primeira fase, a ação ganhou as ruas por meio de outdoors e vídeos exibidos em painéis de LED, instalados em pontos estratégicos da Região Metropolitana de Vitória. A comunicação também se estende aos canais digitais, com conteúdos orgânicos e mídia paga. Prestes a completar 30 anos de existência, o Centro Capixaba de Olhos é referência em oftalmologia na capital capixaba, destacando-se pelo corpo clínico qualificado, tecnologia de ponta e histórico de pioneirismo no lançamento de tratamentos no mercado local.

Ficha técnica Campanha CCOlhos
Agência: Cabana Publicidade
Cliente: Vision One / CC Olhos
Peças: Outdoor / DOOH / Redes Sociais
Direção de Criação: Samuel Nogueira
Roteiro e conceito: Gustavo Mendonça
Direção de arte: Caio Azevedo
Atendimento: Mila Soares
Aprovação: André Marinho
Veiculação: OOH / Digital
Grupo Prix e ESPM lançam novo curso de Pós-Graduação em Inteligência Artificial Aplicada ao Marketing – O Grupo Prix, referência em educação executiva em Marketing, em parceria com a ESPM, autoridade em Marketing e Negócios na América Latina, anuncia o lançamento da Pós-Graduação em Inteligência Artificial Aplicada ao Marketing. O curso chega a Vitória com uma proposta inovadora, unindo Gestão, Negócios e Tecnologia para formar profissionais preparados para atuar em um mercado cada vez mais orientado por dados e Inteligência Artificial. Com início das aulas previsto para 10 de abril de 2026, a pós-graduação é voltada a profissionais de diferentes áreas que desejam compreender e aplicar a IA em estratégias de marketing e gestão, sem a necessidade de experiência técnica prévia. As inscrições já estão abertas. Inscreva-se.

A proposta reflete o compromisso do Grupo Prix em promover formações alinhadas às transformações do mercado – aliando sua atuação estratégica à excelência acadêmica da ESPM. Ao longo do curso, os participantes desenvolvem projetos, participam de atividades hands-on e criam protótipos funcionais com IA, conectando teoria e prática de forma aplicada. Com duração de dois semestres, a formação está estruturada em três eixos complementares: Gestão e Soft Skills, Marketing e Negócios e Tecnologia. As aulas acontecem em formato híbrido, combinando encontros on-line e presenciais: Quartas-feiras (on-line): de 19h às 22h. Nas Sextas-feiras (presenciais): de 18h às 22h e aos Sábados (presenciais): 8h às 17h
As aulas presenciais serão realizadas em Vitória – na Valor Investimentos, localizada na Praia do Canto. Cursos já realizados pela ESPM Vitória: Inteligência de Dados em Negócios e Método AHP, ChatGPT e outras IAs para Marketing Digital, Planejamento e Gestão de Mídia em OOH e também o curso Inteligência Artificial em Negócios. As inscrições já estão abertas. Garanta sua vaga e prepare-se para liderar estratégias de Marketing com Inteligência Artificial, ao lado do Grupo Prix e da ESPM. Inscreva-se:

Banco Mercantil presenteia fãs durante especial de Natal de Roberto Carlos – Durante o tradicional especial de Natal de Roberto Carlos, que será exibido na próxima terça-feira, 23 de dezembro, o Banco Mercantil, instituição voltada ao público 50+ e patrocinadora da atração, irá presentear os fãs do cantor com uma ação interativa. Os espectadores serão convidados a escanear um QR Code exibido na tela — inclusive durante os intervalos comerciais —, que os direciona para o WhatsApp oficial do Banco Mercantil. Na plataforma, os fãs receberão uma rosa virtual, simbolizando o gesto tradicional do cantor ao final de seus shows, e uma mensagem de final de ano.
Ação interativa com QR Code no especial conecta marca aos fãs e reforça campanha com o cantor – A ação na TV também será repetida durante a reprise do especial, no dia 28 de dezembro. Além disso, a partir do dia 24 de dezembro, o público poderá acessar a iniciativa também nos materiais digitais promocionais do banco, permitindo que mais fãs recebam o presente virtual. A iniciativa é um spin-off da campanha lançada em setembro pelo Banco Mercantil, estrelada por Roberto Carlos, e que marcou o lançamento do Cartão Mercantil Diamante, também voltado ao público 50+. Ele oferece aos clientes diversos benefícios premium – algo incomum no segmento de cartões consignados -, incluindo um pacote de assistências em saúde, bem-estar e serviços, com posicionamento diferenciado e valor acessível.
O Brasil que dá certo no varejo: VR Software leva inovação brasileira à NRF 2026 – O Grupo VR Software, referência em tecnologia para gestão e operação de supermercados, anuncia sua participação na NRF 2026 – Retail’s Big Show, maior feira de varejo do mundo, que acontece entre os dias 11 e 13 de janeiro, em Nova York. A empresa será a única representante brasileira especializada em soluções tecnológicas para supermercados com estande próprio no evento, reforçando sua posição no varejo alimentar. “Representar o Brasil na NRF com soluções desenvolvidas totalmente aqui é uma demonstração da maturidade do nosso varejo e da força da tecnologia nacional. Estamos levando ferramentas que transformam a operação dos supermercados e aumentam a competitividade do setor”, afirma Luciano Guerra, ( foto) CEO da VR Software. ( Luciano )

O poder da tecnologia brasileira no maior palco do varejo mundial – Durante os três dias do evento, a VR Software apresentará ao mercado global um portfólio de soluções projetadas para elevar eficiência operacional, automação, segurança e gestão inteligente no varejo alimentar. Entre elas, estão tecnologias de frente de caixa de alta performance, plataformas de autoatendimento, ferramentas de monitoramento remoto para supervisão de frente de caixa em tempo real e sistemas integrados que conectam áreas como finanças, operações, compliance e marketing, oferecendo visão unificada do supermercado. Um dos destaques é a solução de monitoramento remoto da operação de checkout, que permite aprovações críticas à distância, acompanhamento visual em tempo real e registro completo para fins de auditoria e prevenção de perdas, recursos que ampliam controle, transparência e velocidade nas decisões.

O portfólio ainda inclui módulos para automação – do autosserviço e tecnologias que apoiam estratégias de relacionamento, campanhas e performance comercial, além de uma plataforma de gestão em nuvem utilizada no Brasil e no exterior. “Levar nossas soluções para a NRF mostra que a tecnologia brasileira tem condições reais de competir globalmente. Estamos apresentando ferramentas que elevam eficiência, reforçam segurança operacional e mostram como o Brasil pode liderar a digitalização do varejo. Nosso compromisso é resolver dores concretas e contribuir para um varejo mais ágil, rentável e baseado em dados”, afirma Luciano.

De Limeira para o mundo: VR Software consolida 20 anos de liderança em tecnologia para supermercados – Em 2026, a VR Software celebra uma trajetória de duas décadas marcada por crescimento consistente, presença nacional robusta e expansão internacional. A empresa está presente em 26 estados, atende mais de 3.600 clientes e já opera em mercados estratégicos como Estados Unidos e Paraguai. Com forte evolução nos últimos anos, a VR Software registrou R$ 114 milhões em faturamento em 2025, após alcançar R$ 89 milhões em 2024. A companhia investe anualmente mais de R$ 16 milhões em inovação e mantém uma equipe de 450 profissionais em todo o país. Somente em 2024, mais de R$ 50 bilhões passaram pelos sistemas da empresa — o equivalente a 3,9% do faturamento do varejo alimentar nacional, segundo a plataforma Scanntech. Todos os dias, 2% da população brasileira passam pelos PDVs operados pelas soluções da VR Software, mais de 4,6 milhões de pessoas. “Nossa evolução é guiada por consistência, responsabilidade e foco absoluto no cliente. Desenvolvemos tecnologia que resolve problemas reais e gera impacto direto em produtividade, segurança e rentabilidade. Esse é o valor que estamos levando para a NRF: tecnologia aplicada ao dia a dia do varejo e preparada para o futuro do setor”, conclui Luciano.

Decolar lança campanha de verão com condições exclusivas em hospedagens na temporada – A Decolar – empresa líder em tecnologia de viagens da América Latina – convida os consumidores a viajar pelo Brasil e explorar diferentes opções de hospedagem ao lançar descontos de até 30% em hotéis nacionais, além de um game interativo no App que oferece até R$100 OFF. A iniciativa integra a campanha Partiu Decolar, estrelada por Heloísa e Luísa Périssé, e reforça o portfólio da companhia para a alta temporada de verão, um dos períodos de maior demanda do turismo. As ofertas abrangem destinos de Norte a Sul do Brasil, com alternativas de hospedagem para diferentes perfis de viajantes – seja em praias, capitais, cidades do interior ou outros destinos de lazer e descanso.
Filme
Os descontos são válidos para estadias entre dezembro de 2025 e abril de 2026 – ampliando as possibilidades de planejamento e aproveitamento da alta temporada. Tornar as viagens mais acessíveis está no centro da atuação da Decolar e se reflete na oferta de soluções completas em um único lugar para os clientes. “O verão reúne alguns dos períodos mais relevantes do calendário turístico brasileiro, e nosso papel é inspirar e apoiar os viajantes na escolha da hospedagem ideal, oferecendo mais alternativas e condições atrativas”, afirma Tatiana Sanches, gerente de Marketing da Decolar. Além das promoções, os consumidores podem participar de um game interativo no App Decolar e garantir até R$100 de desconto. Para acessar o benefício, é necessário baixar o aplicativo, realizar o login e ativar as notificações. Para conferir as condições e ofertas disponíveis, acesse: https://www.decolar.com/ofertas-viagens/partiu-verao
filme

CAIXA lança campanha “Reforma Casa Brasil” com foco em empréstimo acessível para transformar a vida das famílias brasileiras – A CAIXA coloca no ar a campanha nacional do empréstimo Reforma Casa Brasil do Governo Federal que disponibiliza crédito acessível para que famílias possam reformar suas casas, garantindo mais segurança, conforto e dignidade no lar. A comunicação é assinada pela Agência Calia, responsável pelo conceito criativo e pela produção da campanha. Além de divulgar uma nova linha de crédito, a campanha reforça a importância da moradia adequada como direito básico e como componente para o bem-estar das famílias. A linha criativa aposta em um conteúdo leve, popular e conectado com a realidade de quem está reformando a casa.

Os protagonistas são os integrantes do Quarteto da Arriação – grupo formado por quatro pedreiros de Recife que se tornou sucesso nas redes sociais por transformar ferramentas de obra como martelo, pá, talhadeira e baldes em instrumentos musicais, criando versões irreverentes de hits nacionais e internacionais. Para a campanha, o quarteto gravou um jingle original, trazendo humor, autenticidade e forte identificação com o público. “A campanha do empréstimo Reforma Casa Brasil tem um papel fundamental ao aproximar a CAIXA ainda mais das famílias que sonham com uma casa melhor. Buscamos traduzir essa mensagem com leveza e verdade, valorizando a cultura popular e a rotina da obra. O Quarteto da Arriação entrega exatamente essa essência”, destaca José Augusto, vice-presidente da Agência Calia.

O Reforma Casa Brasil chega para ampliar oportunidades – “A campanha traduz a alegria de milhões de brasileiros que vão poder reformar a casa onde moram, proporcionando uma vida melhor e mais confortável para as suas famílias. E o Quarteto da Arriação representa com perfeição esse momento de conquista e transformação proporcionado pelo Reforma Casa Brasil e pela CAIXA”, complementa Geisa Lopes, diretora geral de criação da Calia. Com filmes de 60”, 30” e 15”, a campanha será veiculada nacionalmente em um plano de mídia robusto, incluindo TV aberta, TV fechada, rádio, jornais, revistas, mídia exterior e digital, merchan, portais, redes sociais e plataformas de streaming de áudio e vídeo. A nova comunicação reforça o papel social da CAIXA e evidencia seu compromisso histórico com o desenvolvimento do país por meio da habitação. O Reforma Casa Brasil chega para ampliar oportunidades e permitir que mais brasileiros transformem suas casas em espaços mais seguros e acolhedores.
Vídeo da campanha:
FICHA TÉCNICA CAMPANHA REFORMA CASA BRASIL 2025
Agência: CALIA
Cliente: CAIXA
Campanha: REFORMA CASA BRASIL
Direção Geral de Criação: Geisa Lopes
Direção de Criação: Paulinho Fernandes, Cícero Fraga, Maurício Oliveira, Alexandre Ferro
Head of art: Bruno Lima
Redação: Paulinho Fernandes, Cícero Fraga, Filipe Fontes, Eve Portilho e Maurício Oliveira
Direção de arte: Lívia Roma e Ronilton Costa
Planejamento: Analuiza Kazniakowski, Isabel Aquino, Liana Bonaccorsi, João Pinheiro e Cezar Pinheiro.
Atendimento: Claudia Lassance, Rosa Cordeiro, Fernanda Lopes e Camila Sanglard
Atendimento digital: Amanda Cortez e Luiza Bezerra
Mídia: Mayko Chaves, Milena Lima, Rafael Herani, Bruna Garcia, Felipe Pereira, Marcos Alencar, Jessica Santos e Adriele Rolim
BI: Alexandre Maluf
Planejamento e Conteúdo digital: Lucas Mansur, Camila Batista e Regina Arruda
Conteúdo digital: Ari Neto, Diego Matos, Lucca Farinasso, Alessandro Resende, Marcela Silva, Débora Freitas, André Oliveira e Guilherme Paiva
Diretor de Produção: Marcos Araújo
Gestora Operacional Geral de Produção: Fernanda Machado
Gerente de Produção: Hellen Cristhine
Produção gráfica e RTV: Marcos Araújo, Fernanda Machado, Hellen Cristhine, Lucas Xavier, Tamiris Monroe, Beatriz Silva.
Aprovação cliente produção: Wolmar Aguiar, Tiago Marquetto, Ludmila Albertini e Maria Daniele Freitas.
Aprovação cliente mídia: Leonardo Suzuki e Bárbara Oliveira Mendes
Produtora de vídeo: A CASA
Diretores de cena: Nicollas Bruno e Lívia Stacciarini
Diretor de Fotografia: Nicollas Bruno de Matteis
Assistente de direção 1: Kim Akinaga e Tainã Stinghen
Assistente de direção 2: Lis Schwabacher
Diretor Criativo Executivo (ECD): Diego Fonseca
Diretor de atendimento/Produção executiva: Renata Cardoso
Direção executiva: Marcelo Ràimond
Atendimento: Mayara Cabral
Diretor de produção: Gabriel de Freitas César
Assistente de produção: Carla Almeida Cerviño
Produtor(a) de Figurino: Siomara Caico Bittencourt e Bruna Tosta di Paolo
Assistente de Figurino: Ana Cláudia Ribeiro Suares
Produtor(a) de Elenco: Delmário de Souza Conceição
Assistente de Elenco: Aelton Silva dos Santos e Edval Ramos da Cruz Filho
Diretor de arte: Marcelo Lima de Magalhães
Produtor(a) de arte: Vanessa Sousa de Freitas
Assistente de arte: Giovana Silva Castelian Morais e Adriano Dantas dos Santos
Produtor de objeto: Jayne Sales
Logger: Igor Miranda
SteadCam: Maoma
Coordenador de Pós-produção: Tito Oliveira
Atendimento Pós-produção: Júlia Sobral
Edição: Thiago Portugal
Finalizador: Reizinho Bacelar
Computação gráfica/VFX: Maurício Ragi
Color: Reizinho Bacelar
Inteligência Artificial: Filmeiro
Edição pesquisa: Emerson Sousa
Produtora de áudio: Estúdio Audiotech
Maestro: GregoreeJunior
Diretor: Paulo de Góes
Atendimento: Rosane Pereira
Produtor de Áudio: Marcelo Brandão
Arranjador: Marcelo Brandão e Paulo de Góes
Engenheiro de som: Deniel Moraes
Produção de foto
Estúdio de fotografia: Magneto
Fotógrafo: Vini Goulart
Assistente de Fotógrafo: Leo Luz
Atendimento de produção de fotógrafo: Felipe Barreira
Tratamento, Manipulação e Fusão de Imagem: Adriano Goulart
Produção de objeto: Livia Abreu e Vanessa Carvalho
Produção de Figurino: Jessica Saraiva e Nayra Tourinho