Nadada Rosa

400 nadadores vão se reunir em evento de combate ao câncer de mama em ilha de Vila Velha

Participantes nadarão ao redor da lha Pituã, em Itapuã, um percurso em formato de laço, símbolo do Outubro Rosa

Leitura: 2 Minutos
Nadada Rosa - 
Foto: Atlas Marques/Divulgação
Nadada Rosa - Foto: Atlas Marques/Divulgação

A 4ª edição da Nadada Rosa, evento que une esporte e conscientização sobre a prevenção do câncer de mama, acontece neste domingo (5). A concentração está marcada para 6h30, com largada às 7h, na Ilha Pituã, em Itapuã, Vila Velha.

O evento vai reunir 400 nadadores, que nadarão ao redor da ilha em um percurso em formato de laço, símbolo do Outubro Rosa. Tradicionalmente, a distância varia de 1,2 km a 1,5 km, conforme o vento e a maré.

Neste ano, haverá uma novidade: um percurso menor de cerca de 500 metros, chamado “minilaço”, voltado para crianças acompanhadas dos pais ou iniciantes.

Segundo a organização, o local do evento foi escolhido por oferecer desafio, simbolizando as dificuldades enfrentadas por pessoas com câncer, mas reforçando que prevenção, apoio e companheirismo ajudam a superar obstáculos.

Além de conscientização, a Nadada Rosa destaca a importância da atividade física na prevenção da doença, com a natação fortalecendo o corpo e o emocional antes, durante e após o tratamento.

Os inscritos receberão um kit com touca, camiseta, pulseira de acesso ao café da manhã, sacola personalizada e medalha de participação após a chegada. O evento é promovido pela nadadora Janice Delunardo, com apoio da Secretaria Estadual das Mulheres e da Prefeitura de Vila Velha.

História de superação

Janice descobriu câncer de mama no final de 2018 e atribui à natação grande parte do seu tratamento. Foi pensando em ajudar outras mulheres que passou a idealizar a Nadada Rosa.

A Nadada Rosa vai muito além da prática esportiva, ela representa união, solidariedade e conscientização. Ao abraçarmos a causa da prevenção ao câncer de mama, reforçamos a importância do cuidado com a saúde e da informação como ferramentas de vida. Queremos que cada braçada simbolize coragem, superação e esperança, lembrando que o diagnóstico precoce salva vidas. É uma honra organizar um evento que une esporte, saúde e amor ao próximo.

Janice, participante do Nadada Rosa
Carlos Raul Rodrigues, estagiário do Folha Vitória
Raul Rodrigues *

Estagiário

Jornalista em formação pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e atua como estagiário no Jornal Folha Vitória

Jornalista em formação pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e atua como estagiário no Jornal Folha Vitória