Aniversário de Vila Velha

490 anos, 5 curiosidades e 6 motivos para amar Vila Velha

Para comemorar a data tão importante para o município de Vila Velha, o Folha Vitória traz curiosidades da cidade

Foto: Montagem/ Foha Vitória
Foto: Montagem/ Foha Vitória

Vila Velha, a primeira capital do Espírito Santo, completa 490 anos nesta sexta-feira (23). A cidade mais antiga do Estado é cercada de histórias e fatos curiosos que os próprios moradores do município canela-verde podem não conhecer!

Fundada em 1535 pelo donatário português Vasco Fernandes Coutinho, o município possui um grande patrimônio histórico, cultural e arquitetônico. Esses fatos ajudam a compor os motivos que muitos moradores amam em Vila Velha.

LEIA TAMBÉM:

Por ser o município mais antigo do Espírito Santo, ele possui construções do século XVI, como o Convento da Penha, fundado em 1558, e a Igreja do Rosário, de 1535, que é considerada a mais antigas do Brasil ainda em atividade.

Para comemorar a data tão importante para o município, a reportagem do Folha Vitória ouviu historiadores e lista a seguir algumas curiosidades para você conhecer.

Cinco curiosidades sobre Vila Velha

1 – Ruínas de senzala ainda são presentes

No município ainda são presentes as ruínas da antiga senzala do Convento da Penha, que foram construídas com óleo de baleia, conchas trituradas e pedras.

Segundo o historiador franciscano, frei Basílio Röwer, autor de “Páginas de Histórias Franciscanas no Brasil”, o número de escravos “ultrapassava o de qualquer outro Convento”.

Foto: Divulgação/ Convento da Penha

2 – Por que canela-verde?

Segundo a historiadora Hiasmim Silva, o apelido “canela-verde” foi criado pelos indígenas para os colonizadores, porque existia uma grande quantidade de algas marinhas na Prainha, que manchava as calças e a canela dos portugueses quando desembarcavam.

3 – Possui construções do século XVI

Vila Velha possui construções do século XVI. A lista de obras antigas estão o Convento da Penha, de 1558, e a Igreja do Rosário, de 1535.

Foto: Edie Hallen/ Prefeitura de Vila Velha

A cidade também é sede de construções do século XVII, como o Forte de São Francisco Xavier, e do século XIX, como o Farol de Santa Luzia.

4 – Parque que se assemelha a “manteigueira”

O Parque da Manteigueira foi criado em 1992 com o nome de Parque Ecológico Espera Maré, referência a uma espécie de caranguejo. Mas, em 2003, foi chamado de Parque Natural Municipal Morro da Manteigueira.

A origem do novo nome se deu por meio da casa construída no alto do morro no início
do século XX, com arquitetura parecida com uma manteigueira.

5 – Beverly Hills em Vila Velha

Um trecho na Praia de Itapuã é apelidado de Beverly Hills. O motivo? A atmosfera badalada e frequentada por jovens, que fez o trecho se tornar conhecido e até um ponto de referência na região com a acunha da cidade na Califórnia, nos Estados Unidos.

Apesar disso, a Praia de Itapuã atrai pessoas de todas as idades, incluindo famílias e turistas.

Motivos para amar e se orgulhar de Vila Velha

1 – Vista histórica da Prainha

A Prainha de Vila Velha é um local histórico. Foi lá que os colonizadores europeus desembarcaram em 1935. O espaço passou por uma revitalização e foi reaberto ao público em 2024. A área sedia os principais eventos da cidade, como a Festa da Penha, e também ganhou uma estação do Aquaviário.

Foto: Thiago Soares/Folha Vitória

2 – Convento da Penha

Por falar em Festa da Penha, considerada o terceiro maior evento mariano do país, é em Vila Velha que fica o Convento da Penha. O santuário é considerado um dos mais importantes pontos turísticos capixabas.

Situado no alto de um penhasco, as obras tiveram início em 1558 com o frei espanhol Pedro Palácios. O local é um dos espaços religiosos mais antigos do Brasil. 

Convento_da_Penha
Convento da Penha. Foto: Thiago Soares/Folha Vitória

3 – Mistura do natural com o urbano

Um dos encantos de Vila Velha é a possibilidade de, em minutos, sair de áreas urbanas, cheias de casas e prédios, e aproveitar o que há de melhor na natureza.

São diversas praias, parques naturais e áreas verdes, como o Morro do Moreno, o Parque da Manteigueira e o recém-revitalizado Parque de Jacarenema, para os moradores e turistas aproveitarem.

Praia da Costa, orla de Vila Velha
Foto: Divulgação/PMVV

4 – Morro do Moreno

O Morro do Moreno, aliás, merece um destaque só dele nessa lista. Com cerca de 184 metros de altitude, ele está localizado próximo ao Centro da cidade e tem uma das vistas mais emblemáticas e encantadoras do Espírito Santo.

Foto: Thiago Soares/Folha Vitória

5 – Praia da Costa

Uma das praias mais movimentadas da cidade, a Praia da Costa é reconhecida e queridinha de moradores e turistas pela sua areia dourada, águas limpas e boas para banho. O local também é considerado agradável para famílias, com ondas mais fracas em algumas áreas.

Foto: Thiago Soares/Folha Vitória

6 – Festa da Penha

Esse é um motivo pelo qual muitos católicos se orgulham. É em Vila Velha que acontece a Festa da Penha. O evento é a terceira maior celebração dedicada à Maria no país. A festa de Nossa Senhora da Penha, padroeira do Estado, acontece na semana seguinte à Páscoa e reúne cerca de três milhões de devotos.

Foto: Thiago Soares/Folha Vitória