Cotidiano

500 ônibus do Transcol vão ganhar câmeras de reconhecimento facial no ES

Medida de segurança pública foi anunciada pelo governador do Estado nesta sexta-feira (13); objetivo é reduzir crimes nos coletivos

Leitura: 2 Minutos
500 ônibus do Transcol vão ganhar câmeras de reconhecimento facial no ES 500 ônibus do Transcol vão ganhar câmeras de reconhecimento facial no ES 500 ônibus do Transcol vão ganhar câmeras de reconhecimento facial no ES 500 ônibus do Transcol vão ganhar câmeras de reconhecimento facial no ES
Foto: Thiago Soares/Folha Vitória
Foto: Thiago Soares/Folha Vitória

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), afirmou nesta sexta-feira (13) que 500 ônibus do Transcol vão receber câmeras de segurança com reconhecimento facial para prevenir crimes nos coletivos.

Casagrande comentava sobre o investimento do governo em tecnologia para se tornar cada vez mais digital quando deu o exemplo da área de segurança pública:

“Na área de segurança pública o investimento em tecnologia é muito forte. Temos hoje 1.500 câmeras no Estado todo lendo placas de carros, (temos) biometria facial para desvendar crimes e prender pessoas. Agora mesmo nós estamos colocando, em 500 ônibus da região metropolitana, câmeras com biometria facial para inibir crimes dentro do transporte público“.

A declaração se deu durante entrevista à Exame, transmitida ao vivo nesta tarde.

Ainda não foi informado prazo para a instalação das câmeras e nem se ela já começou de fato. A reportagem demandou os órgãos responsáveis e este texto poderá ser atualizado.

Governador do Espírito Santo, Renato Casagrande
O governador Renato Casagrande. Foto: Thiago Soares/Folha Vitória

Questionado sobre a PEC da Segurança Pública, projeto do governo Lula para ampliar a presença das forças federais – Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Polícia Federal (PF) – nos estados, o governador capixaba disse que é favorável ao texto.

“A PEC não interfere em nada no trabalho dos estados, então eu sou favorável. A PEC tem o objetivo de fortalecer um Sistema Único de Segurança Público que já existe… Aquilo que cada governador ou governadora está fazendo hoje, vai continuar fazendo, mas com presença do governo federal mais organizada”, defendeu.

Para ele, é importante ordenar e integrar as operações para combater crimes interestaduais e fugas.

Julia Camim

Editora de Política

Atuou como repórter de política nos veículos Estadão e A Gazeta. Jornalista pela Universidade Federal de Viçosa, é formada no 13º Curso de Jornalismo Econômico do Estadão em parceria com a Fundação Getúlio Vargas.

Atuou como repórter de política nos veículos Estadão e A Gazeta. Jornalista pela Universidade Federal de Viçosa, é formada no 13º Curso de Jornalismo Econômico do Estadão em parceria com a Fundação Getúlio Vargas.