5ª edição do ESX 2025 trouxe conexão com Inovação, negócios, criatividade e conhecimento ancestral

Com uma programação riquíssima, vasta e variada envolvendo palestras que trouxeram à tona desde saberes ancestrais à aplicação das novas tecnologias e da criatividade na arte de empreender e de inovar, a 5ª edição do ESX – Innovation Experience Espírito Santo foi encerrada em grande estilo. Mais de 20 mil pessoas participaram do último dia do evento, que movimentou a Praça do Papa, em Vitória, nos dias 10, 11 e 12 de julho.

Tornar a inovação mais próxima do público em geral por meio de suas palestras –  o ESX 2025 também se apresentou como um espaço de aproximação entre startups e investidores. Com esse viés, uma intensa agenda de rodadas de negócios realizada em parceria com a Dealist conectou esses dois públicos, formado por startups em estágio de tração e validação comercial e grandes empresas. Onze fundos de investimentos, além de 57 startups de todo o Brasil, tiveram a oportunidade de fazer negócios durante o evento, que viabilizou ainda a realização de 133 encontros e gerou uma intenção de investimento da ordem de R$ 24,9 milhões.

“O fundo destaque da edição foi o Quartzo Capital, com alto volume de interações qualificadas. Já o Espírito Santo foi o estado com maior volume de intenção de investimento, com R$ 11,8 milhões, seguido por São Paulo, que recebeu cerca de R$ 5,3 milhões em intenção de aporte”, relatou o diretor técnico do Sebrae/ES Eurípedes Pedrinha. Segundo ele, esse resultado consolida o ESX como evento pautado para inovação e negócios, “fazendo seu papel como hub de inovação, que conecta, informa, compartilha e qualifica o mercado.”

A edição do ESX 2025 fomentou ainda a realização de 107 encontros e uma expectativa de negócios futuros para fornecedores estimada em mais de R$ 11,5 milhões, considerando um período de 12 meses. Dez empresas âncora estiveram presentes no evento, bem como 38 startups fornecedoras de produtos e serviços do ecossistema de inovação, que apresentaram soluções inovadoras em seus respectivos estandes.

Empreendedorismo e a temática dos povos originários – Sempre disruptivo, esta foi a primeira vez que a temática dos povos originários mereceu destaque na programação do ESX. Em uma palestra concorrida realizada no Palco Plural, a professora universitária Cristina Hatab, da área de Direitos Humanos e Cidadania, mediou a fala das representantes dos povos Tupiniquim e Guarani, respectivamente a cacica Marcela Tupiniquim, da aldeia Pau Brasil, e Ará Martins, coordenadora do projeto Nhãdeva Ekuéry.

“É um grande prazer estar aqui hoje, ter esse lugar de fala e poder mostrar um pouco sobre a nossa história e como tudo funciona de fato. Por mais que hoje em dia nós tenhamos mais espaço, ainda é muito difícil das pessoas respeitarem a nossa cultura”. A história de Ará com o empreendedorismo começou quando ela ainda era adolescente. Após deixar a escola formal em virtude do preconceito, aos 15 anos ela criou o projeto Nhãdeva Ekuéry, que busca manter viva a a cultura dos povos originários – ainda tão negligenciada no país – e tem como foco levar o conhecimento ancestral para além da comunidade indígena. “Com ele, busco levar a cultura indígena para escolas não indígenas e contar um pouco sobre a nossa história. Do conhecimento nasce o respeito”, explicou.

Especialmente voltado para discussões sobre grupos que enfrentam obstáculos estruturais no mundo dos negócios, como mulheres, pessoas negras, indígenas, quilombolas, pessoas com deficiência, idosos e a comunidade LGBTQIAP+, o Palco Plural foi idealizado com a proposta de materializar o compromisso e a relação do Sebrae/ES com a diversidade.

“O Palco Plural vai muito além de um espaço de fala. Ele é, sobretudo, um lugar de escuta ativa, de acolhimento e pertencimento. Um lugar onde diferentes realidades se encontram e onde a inovação nasce da pluralidade que nos compõe. Que a gente continue ampliando os horizontes de um ecossistema de inovação mais justo, diverso e inclusivo”, pontuou Juliana Castro, gestora do Programa Plural do Sebrae/ES. Quem visitou o espaço também pode assistir as palestras “Comunidade mulheres na inovação: a conversa que a inovação capixaba está devendo”; “Produção cultural em periferia: MC Mulheres”; e “Empreender com propósito: o papel da ESG na nova economia”.

Inovação e o processo criativo – Um dos maiores especialistas em criatividade e improviso do Brasil, Márcio Ballas também deixou a sua marca no ESX 2025. Interagindo animadamente com a plateia, ele se apresentou na Arena do Conhecimento e conduziu uma das palestras mais concorridas e animadas do evento, onde a espontaneidade foi a grande protagonista. Ao longo da sua exposição “Enfrentando o imprevisto: criatividade e improviso para liderar a mudança”, Marcio Ballas levou o público à reflexão e destacou que o processo criativo envolve, antes de tudo, a conexão da pessoa com ela mesma. “Tudo começa a partir da gente. E, nesse processo, o sim é o elemento central. Sem ele, não há criatividade. É possível criar de qualquer lugar”

.Inovação e Inteligência Artificial – A Arena do Conhecimento recebeu Monique Evelle, investidora anjo, da Inventivos, que falou sobre construção de marca para gerar negócios no digital; Amanda Graciano, diretora executiva da Trama, que em sua palestra apresentou o impacto social da inovação e da Inteligência Artificial em negócios transformadores; Miguel Lannes, diretor de IA da Exame, que fez uma exposição com o tema “Inteligência Artificial: aliada ou ameaça à criatividade?”; e Aurélio Rosa, engenheiro de software que já atuou na Tesla, que conduziu a palestra sobre transformação digital “Do enxame às estrelas”.

No Sebraelab espaço para inspirar interessados em empreender – Além de grandes nomes do ecossistema de inovação nacional, o ESX 2025 também garantiu espaço para que iniciativas locais compartilhassem as suas experiências para o público presente. No Sebraelab, por exemplo, o diretor de Inovação da TecVitória, Gabriel Torobay, preparou uma oficina sobre transformar sonhos em negócios. O objetivo foi inspirar aqueles interessados em empreender para que consigam tirar as ideias inovadoras do campo das intenções. O primeiro passo, entretanto, foi colocá-las no papel, já que cada grupo recebeu uma cartolina e alguns lápis de cor para dar vida a seus pensamentos.

“A TecVitória foi a primeira incubadora de startups do Espírito Santo e uma das primeiras do Brasil, com 29 anos em atividade. Desde então, foram mais de 80 startups graduadas, mais de R$ 30 milhões captados pelas empresas incubadas e mais de 4 mil profissionais inseridos no ecossistema de inovação”, detalhou Torobay. A programação do Sebraelab contou ainda com discussões variadas sobre temas diversificados divididos em meetups, mesas e workshops.

Sustentabilidade, inclusão e transformação digital – No Palco Conexão, os visitantes puderam assistir palestras sobre sustentabilidade e inclusão e também sobre transformação digital. Para falar sobre “Espaços que evoluem: a nova era das cidades inteligentes e sustentáveis”, estiveram presentes no ESX Pablo Lira, que é presidente do Instituto Jones dos Santos Neves; Vinícius Marchese, presidente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea); e Everlam Elias Montibeler, coordenador do LabCidades da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Já o tema “Tecnologia quântica: o futuro a favor dos negócios” foi abordado por Guilherme Musse, especialista do Senai/Cimatec; Pamela Bezerra, professora e pesquisadora; e Luis Augusto Lima, da Prodest. Também movimentaram o Palco Conexão as palestras “Soluções energéticas inteligentes que estão mudando o jogo”, “Profissional do futuro: habilidades além do código”, “Transformação Digital e Indústria 4.0”, “Inovar para cuidar transformações na gestão da saúde pública para garantir atendimento de qualidade ao cidadão”.

Palco Acelera e as conexões de negócios – Voltado a promover conexões de negócios, mentorias e acelerações de startups, o Palco Acelera conectou empreendedores a investidores e especialistas. Palestras que trataram sobre como medir o valor da inovação nas organizações, sobre os desafios do capital de risco no Brasil e sobre inovação social e climática até a COP30 foram alguns dos temas que nortearam a programação do espaço.

Empreender com soluções inovadoras – Dedicada a startups e tecnologias emergentes, a Arena de Inovação apresentou soluções inovadoras e cases de sucesso, como exposto na palestra “Não é mágica, é método: como usar design thinking e IA para gerar impacto”. Ali também se abriu espaço para discussões sobre temas como o agronegócio, com a exposição “O futuro que cultivamos: sustentabilidade e novas possiblidades para a agricultura”; sobre “Modelagem conceitual e IA: como criar inteligência a partir da informação”; e sobre a importância da presença digital, com a palestra “Story em telas – narrativas que impulsionam as redes sociais”. O ESX foi uma realização do Sebrae/ES e da Mobilização Capixaba pela Inovação (MCI), com correalização do Governo do Estado do Espírito Santo por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), e patrocínio da Vale.

Artplan cria campanha nacional para o Sebrae de olho na COP30 – O Sebrae lança campanha nacional, ‘Tem pequenos negócios, tem futuro’, criada pela Artplan. A ideia é destacar que desenvolvimento econômico e preservação ambiental não são caminhos opostos.A comunicação conta com dois filmes. O primeiro, um manifesto, valorizando o papel dos pequenos negócios na preservação da natureza. O segundo, um pouco mais poético, mostra o olhar das árvores sobre quem vive da terra. Ambas as peças tem a locução da cantora e atriz Zezé Motta.Segundo Clara Bianchi, diretora de conta da Artplan, “O conceito da campanha reforça a importância dos pequenos negócios não apenas na economia, mas também no cuidado com o meio ambiente. A proposta foi construir uma comunicação que refletisse esse posicionamento de forma clara, sensível e conectada à realidade de quem empreende”. Henrique Nabuco, coordenador do Núcleo de Promoção do Sebrae, afirma que a “Campanha convida a sociedade a enxergar os pequenos negócios como parte ativa da preservação ambiental. Ao valorizar o trabalho desses empreendedores, reconhecemos também sua capacidade de inovar”. A campanha será veiculada a partir de julho em diferentes plataformas, incluindo meios digitais, TV, rádio, mídia exterior, aeroportos e ações especiais de branded content.

Filme

Construtora HCX entrega Edifício Vista Sul e marca novo capítulo no setor imobiliário de Vila Velha  – Nesta segunda-feira, 21 de julho, a HCX Construtora entrega oficialmente o Edifício Vista Sul aos proprietários, em um evento que marca o início de uma nova etapa para os moradores e para o mercado imobiliário de Vila Velha. Localizado na Praia de Itaparica, o Vista Sul é considerado um empreendimento de referência, que alia sofisticação, conforto e localização privilegiada em dois quartos com suíte com até duas vagas e três coberturas lineares com suíte e lazer privativo. A recepção de entrega será realizada na área de lazer do edifício, seguida da Assembleia Geral de Instituição do Condomínio. Neste encontro, serão definidos aspectos importantes para o início da vida condominial, como a escolha da administradora, eleição de síndico e conselheiros, além da aprovação da previsão orçamentária e da taxa condominial. “O Vista Sul representa um projeto feito com muito cuidado e atenção aos detalhes, desde o planejamento até a execução. Nossa missão sempre foi entregar um empreendimento à altura das expectativas dos nossos clientes e estamos muito satisfeitos com o resultado final”, afirma João Paulo Crivilin, diretor executivo da HCX.

O edifício chega ao mercado em um momento de valorização da região – e consolida o compromisso da HCX com a excelência em obras de alto padrão. Com design contemporâneo e infraestrutura completa, o Vista Sul atraiu perfis diversos de compradores, incluindo investidores e famílias que buscam espaço e qualidade de vida. Segundo João Paulo Crivilin, o empreendimento reflete a evolução do setor na região de Vila Velha. “Estamos falando de um mercado cada vez mais maduro, com clientes exigentes e atentos à entrega de valor real. O Vista Sul é prova de que é possível unir localização estratégica, beleza da arquitetura e soluções funcionais em um só lugar”, destaca. A entrega do Vista Sul reforça o posicionamento da HCX como uma das construtoras que mais investem em inovação e relacionamento com o cliente. “Mais do que entregar as chaves, estamos entregando um sonho realizado, um novo lar e uma comunidade que começa a se formar”, conclui o executivo.

5ª edição da Feira de Agronegócios Cooabriel 2025 reúne negócios e conhecimento – Destaque no calendário agro capixaba, a Feira de Agronegócios Cooabriel, a maior cooperativa de café conilon do Brasil, chega à sua quinta edição entre os dias 24 e 26 de julho, em São Gabriel da Palha, noroeste capixaba.  Com mais de 90 expositores confirmados, a Feira representa um canal de acesso direto entre o produtor rural e grandes marcas do setor, que atuam em diversos segmentos, incluindo insumos, máquinas e equipamentos, irrigação, energia solar e outras tecnologias para o campo. Em 2024, as negociações ultrapassaram R$690 milhões.

Pela primeira vez no ES o Coffee Connect – evento dedicado à cadeia do café – Além de um amplo ambiente de negócios, o evento conta com praça de alimentação, cafeteria, espaço kids e um auditório, que receberá uma programação diversificada, com temáticas variadas, com destaque para o Encontro Capixaba Mulheres do Agro, preparado para destacar o protagonismo no campo, e o Coffee Connect – evento dedicado à cadeia do café, que acontece pela primeira vez no Espírito Santo.  No centro da programação está a palestra com Roberto Rodrigues, um dos maiores nomes do agronegócio e do cooperativismo brasileiro.

“O Peregrino”: Alessandro Andrade lança livro sobre fé e renascimento – Na noite desta quinta-feira, 17 de julho, Alessandro Andrade lançou seu livro “O Peregrino” na livraria Leitura do Shopping Vitória. Inspirado pela rota francesa do Caminho de Santiago de Compostela, a mesma trilhada por Paulo Coelho, o autor transforma sua jornada espiritual em uma narrativa de fé, superação e renascimento. Alessandro, empresário e aventureiro capixaba, explorou cerca de 50 cidades espanholas durante os 28 dias de peregrinação, refletindo sobre sua própria cruz e desafios. O evento contou com o buffet de Silvia Closs e atraiu uma fila entusiasmada para autógrafos, destacando o impacto inspirador de sua obra.

“O Peregrino” retrata a experiência de caminhar pelo Caminho de Santiago – e  convida os leitores a refletirem sobre suas próprias jornadas pessoais. Com uma escrita acessível e profunda, o empresário aborda temas universais de identidade, resiliência e pertencimento, promovendo uma reflexão sobre os ciclos da vida e o poder de transformação encontrados na jornada espiritual.  O livro já está disponível na livraria Leitura e na plataforma online, marcando o início de uma jornada de divulgação que incluirá igrejas, escolas e comunidades locais. Alessandro já percorreu cidades de norte ao sul do Espírito Santo para divulgar a sua obra. Fotos: Eduardo Perciano

4ª edição do Ecommerce.ES 2025 reunirá grandes nomes do setor digital e oportunidades de negócios no Espírito Santo – o maior evento de e-commerce e transformação digital em vendas do Brasil fora de São Paulo!. A 4ª edição do Ecommerce.ES acontecerá nos dias 13 e 14 de agosto, no Pavilhão de Carapina, na Serra, e consolida o Espírito Santo como lugar de destaque no comércio eletrônico do país. O encontro vai reunir empreendedores, especialistas, grandes marcas e entusiastas do setor para uma imersão em conteúdo, networking e oportunidades reais de negócios.  Com expectativa de receber mais de 5 mil participantes em 2025, o evento traz os principais nomes do mercado para debater tendências, apresentar estratégias e discutir tecnologias que estão moldando o futuro do varejo digital no Brasil e no mundo. Desde sua criação, o Ecommerce.ES já impactou mais de 12 mil pessoas, trouxe mais de 200 palestrantes e gerou mais de R$ 100 milhões em negócios. A programação deste ano será distribuída em dois palcos de conteúdo, incluindo auditórios temáticos e áreas dedicadas a exposições e ativações de marca promovidas por patrocinadores.

A feira de negócios contará com mais de 45 expositores –  70% deles de fora do Espírito Santo, apresentando soluções nacionais e internacionais para todas as etapas da cadeia de vendas online: de tecnologia e logística a marketing, meios de pagamento, marketplaces e gestão operacional. “O Ecommerce.ES é pensado para quem deseja começar ou escalar suas operações digitais. Reunimos aqui as melhores soluções e ferramentas do mercado, com potencial de transformar negócios e gerar oportunidades concretas. A expectativa é manter a média de R$50 milhões em negócios gerados por dia, com contratações de serviços, geração de empregos e parcerias sendo firmadas durante o evento”, destaca Thiago Munaldi, cofundador do evento e sócio da consultoria IntegralCommerce.

Para Daniel Costa, também cofundador do Ecommerce.ES e sócio da IntegralCommerce, o evento reflete a maturidade crescente do ecossistema digital no Estado. “O Espírito Santo vem se tornando cada vez mais relevante no cenário nacional de vendas digitais, e o Ecommerce.ES é uma vitrine desse movimento. Nosso objetivo é acelerar esse desenvolvimento, conectando empresas a soluções práticas e impulsionando o empreendedorismo digital de forma estratégica e sustentável. Toda a programação está conectada ao cenário e atual desafios reais do setor”, afirma.

Entre os nomes confirmados na programação estão –  Rafael Kiso (fundador da mLabs), André Siqueira (fundador da RD Station), Johnathan Alves (CEO do Grupo Ybera), Rodrigo Haddad (Global Director da BEES – Ambev), Luiza Fontana (e-commerce sênior na Coca-Cola FEMSA) e André Shinohara (Advisor e Board Member da Laber Digital), além de executivos de empresas como Faura, VPX Company, Onfly, CNP (People Solutions), Tambasa Atacadistas e Rio Branco SAF.  Além do conteúdo técnico, o evento investe na experiência do público, com lounges temáticos, área VIP com buffet liberado, praça de alimentação e um show de encerramento exclusivo. A proposta é ampliar a troca de experiências e fortalecer o cenário digital local, conectando varejistas, distribuidores, indústrias, startups, agências, prestadores de serviços, instituições financeiras, estudantes e representantes do poder público.

Panorama do setor – De acordo com projeções da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), o e-commerce brasileiro deve crescer cerca de 10% em 2025 em comparação ao ano anterior, alcançando um faturamento estimado de R$224,7 bilhões. Isso representa um incremento de quase R$20 bilhões em apenas um ano, mantendo o setor em rota de crescimento acelerado.  Ainda segundo o relatório, esse avanço, que marcará o oitavo ano consecutivo de expansão, é impulsionado pela consolidação da transformação digital e pela mudança no comportamento de consumo. O número de compradores online também deve aumentar e chegar a 94 milhões de consumidores ativos, três milhões a mais do que em 2024.  O volume de pedidos deve ultrapassar os 435 milhões de transações, representando um crescimento de 5%, enquanto o ticket médio das compras online deve subir para R$515,80, um aumento de 4,7%.

Paçoquita com Biancolitto na Gelato Borelli Vitória – Para quem ama as novidades da Gelato Borelli Vitória, vai se encantar com o sabor sazonal que chegou às lojas de Vitória no dia 17:o Paçoquita com BiancolittoSegundo o empresário à frente da Gelato Borelli que fica no Shopping Vitória, Vitor Guedes, esta collab é irresistível. “A paçoca de amendoim é um doce típico da culinária paulista, do interior de São Paulo, sendo referência no país e símbolo desse período de festas juninas e julinas”, conta. O sabor sazonal é feito com o gelato da pasta cremosa da Paçoquita e o toque delicado do creme Biancolitto da Borelli, feito com chocolate branco. A textura é cremosa, o sabor autêntico e a combinação, irresistível. O novo sabor Paçoquita com Biancolitto fica disponível entre os dias 17 e 27 de julho nas lojas da Gelato Borelli Vitória, do Shopping Vitória e da Praia do Canto. Mais informações: @gelatoborellivitoria/

A publicidade brasileira perde Roberto Duailibi – O publicitário Roberto Duailibi, o “D” da agência DPZ, morreu nesta sexta-feira, dia 18 de julho, aos 89 anos. Duailibi é um dos nomes mais importantes e premiados da publicidade brasileira. Em 1968, ao lado de  Francesc Petit e José Zaragoza, fundou a agência DPZ – umas das mais renomadas agências brasileiras. A morte de Roberto Duailibi, o último dos fundadores da DPZ ainda vivo, vai encerrando, agora também fisicamente, a era de ouro da publicidade brasileira, de um tempo em que a propaganda era, ao mesmo tempo, arte, cultura e identidade nacional. Roberto foi um publicitário brilhante, um pensador da comunicação, um mestre da linguagem e um formador de talentos. Sua visão e profundo entendimento do Brasil ajudaram a moldar campanhas que  venderam produtos e entraram para o imaginário coletivo do país. Não por acaso, a DPZ se tornou berço de nomes que definiriam a criatividade brasileira. Pela DPZ passaram craques como Marcelo Serpa, Nizan Guanaes e Washington Olivetto.

Havaianas entra na brincadeira e surfa na onda do branco encardido – Nos últimos dias, o Chinelo Havaianas Brasil Logo na cor Creme viralizou nas redes sociais como a Havaianas “encardida”. E, para entrar na brincadeira, a marca decidiu abraçar o novo nome, alterando oficialmente a descrição do produto no e-commerce para Chinelo Havaianas Brasil Logo Encardida. O site também terá comunicação focada no item, com banners contextualizando sobre a brincadeira. Além das postagens em redes sociais com o objetivo de engajar a comunidade. A cor faz parte da linha Brasil Logo, que contém atualmente com 12 núcleos disponíveis e é um dos modelos mais icônicos da marca, trazendo a bandeira do Brasil em destaque.

Dídimo Effgen

Colunista

Diretor Geral da Dicape Representações e Serviços Ltda.

Diretor Geral da Dicape Representações e Serviços Ltda.