Cotidiano

7 aparelhos para nunca usar extensão, segundo especialistas

Entenda os cuidados ao ligar equipamentos em uma mesma extensão e como fazer para não correr riscos de curto-circuito

Leitura: 4 Minutos
Foto: Freepik
Foto: Freepik

Com a quantidade de aparelhos elétricos que são criados dia após dia, cria-se a necessidade de se adaptar as residências e as instalações elétricas. Devido à falta de tomadas em casa ou muitas vezes por conta da distância entre a tomada e o objeto, muitas pessoas utilizam as famosas extensões.

Junto do aumento do uso de extensões vem também o medo de usá-los, quem nunca ouviu que é perigoso ligar um determinado aparelho na extensão?

Por isso, o Folha Vitória ouviu especialistas para entender quais são os reais riscos relacionados ao uso de extensões e listou 7 aparelhos para evitar o uso da extensão.

De acordo com o professor de Eletrotécnica do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), Saulo da Silva Berilli, as extensões não são ruins ou proibidas e não há carga elétrica que não possa ser utilizada com a extensão. O que precisa ser observado é se a carga é compatível com a extensão.

Ele destacou que os principais riscos estão normalmente nas pessoas que desconhecem a capacidade de condução das extensões e começam a conectar várias cargas nas extensões, o que extrapola o limite de carga.

O professor de engenharia elétrica do Unesc, Alexsandre Ferreira, também destacou esses cuidados e afirmou que extensões que ficam diretamente no chão podem se deteriorar e desgastar, o que também pode causar choque elétrico.

Ambos afirmaram que é importante não conectar muitos equipamentos de alto consumo na mesma extensão.

Minha dica é a seguinte: normalmente, nos aparelhos há indicação de potência, se as pessoas respeitarem o limite de 1000 watts – considerando a tensão da tomada de 120 volts –, não haverá risco de sobrecarga da extensão, sem oferecer risco de fechar um curto-circuito.”

Saulo da Silva Berilli, professor de Eletrotécnica do Ifes

Aparelhos com mais de 1000W que não devem ser conectados juntos

Micro-ondas: 1.300W

Foto: Freepik

Aspirador de pó: 1.000W

Foto: Freepik

Chaleira elétrica: 1.000W

Foto: Freepik

Forno elétrico: 5.000W

Foto: Freepik

Ferro de passar roupa: 1.500W

Foto: Freepik

Ar-condicionado: 1.600W

Foto: Freepik

Air fryer: 1.500W

Foto: Freepik

Segundo os especialistas, em caso de aparelhos com potências maiores de 1000 watts, as extensões usadas devem ser específicas. Eles também destacaram o cuidado ao comprar as extensões, sempre priorizando marcas e fornecedores confiáveis.

Além disso, eles também informaram que algumas extensões, como os filtros de linha, possuem características que podem ser mais seguras na hora de ligar aparelhos. O filtro de linha, por exemplo, possui um fusível interno que desliga os aparelhos em caso de problemas na rede elétrica.

*Texto sob a supervisão da editora Erika Santos

Ana Piontkowski *

Estagiária

Graduanda em jornalismo pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e estagiária do Jornal Folha Vitória.

Graduanda em jornalismo pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e estagiária do Jornal Folha Vitória.