Adolescentes foram flagrados pulando da estação do aquaviário, na Praça do Papa, na Enseada do Suá, em Vitória. Em vídeos enviados à TV Vitória, os jovens sobem pela passarela até o topo da estrutura, de onde realizam os saltos direto ao mar.

Além do perigo, a prática chamou atenção de quem passa pelo local, assim como do Corpo de Bombeiros Militar, uma vez que a área em que os jovens pulavam não é própria para banho, assim como não há guarda-vidas no local, o que é sinalizado com placas por toda a estrutura do aquaviário.

Adolescentes são flagrados pulando de estação do aquaviário em Vitória
Adolescentes são flagrados pulando de estação do aquaviário em Vitória. Foto: Reprodução/Vídeo de leitor

Área não é segura para banhistas

De acordo com a capitão Carla Andresa Nascimento Silva, do Corpo de Bombeiros, a prática deve ser totalmente evitada, uma vez que a área não é segura para banhistas e acidentes podem acontecer a qualquer momento.

Ela ressalta que por se tratar de uma área de baixa profundidade, os praticantes podem se ferir gravemente, inclusive com risco de afogamento.

“Traumas, porque às vezes o local pode ser raso, ele pode bater a cabeça, ter traumatismo craniano ou fraturar as pernas. Há também o risco de afogamento, ou afogamento secundário por conta desse trauma”, relatou a capitão Andresa.

Ainda de acordo com ela, existem outros riscos para quem se aventura a pular da estrutura, como correntes de retorno e até mesmo choques térmicos, que podem causar afogamentos secundários.

Isso porque os jovens saltam da plataforma com os corpos quentes direto para a água gelada. Outro risco é o próprio tráfego de embarcações pelo local.

“Fora que aqui temos correntes, o próprio tráfego de embarcações, tudo isso envolve riscos. Se o corpo deste jovem estiver muito quente, pode haver um choque térmico, que pode causar um afogamento secundário”, afirmou.

A capitão ressalta que a melhor forma de saber que um local é apropriado para banho é a presença de guarda-vidas, que podem indicar aos banhistas os locais mais seguros para entrar na água.

O que diz a Ceturb

Esta não é a primeira vez que adolescentes são flagrados pulando da estrutura na Praça do Papa. Em janeiro de 2024, uma situação idêntica foi flagrada por pessoas que passavam pela região.

Crianças e adolescentes são flagrados pulando de píer do Aquaviário - janeiro de 2024
Flagrante feito em janeiro de 2024. Foto: Reprodução/Imagem de leitor

À época do flagrante, a Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros do Estado do Espírito Santo (Ceturb-ES) informou que a segurança da estação é feita por videomonitoramento e que a companhia iria valiar novas formas de intensificar a segurança no local.

Desta vez, a companhia esclareceu que é proibido utilizar os píeres das estações do aquaviário que não seja durante as operações de embarque e desembarque de passageiros. Há placas informativas sobre a proibição no local.

Além de perigosa – já que o local é raso, tem pedras e estrutura metálica dos píeres –, a prática também pode interferir nas manobras de atracação das lanchas.

“Outro problema é que a estrutura pode ser danificada por conta de vandalismo, prejudicando a operação. Os fiscais da empresa realizam a abordagem e, sempre que é necessário, a polícia ou a Guarda Municipal são acionadas”, informou a Ceturb.

*Com informações do repórter Lucas Pisa, da TV Vitória/Record

Guilherme Lage, repórter do Folha Vitória
Guilherme Lage

Repórter

Formado em Jornalismo, é repórter do Folha Vitória desde 2023. Amante de música e cinema.

Formado em Jornalismo, é repórter do Folha Vitória desde 2023. Amante de música e cinema.