Agência Calia vence o Prêmio Profissionais do Ano 2025  com a campanha “Trabalho Invisível”

A agência Calia acaba de conquistar um dos principais reconhecimentos da publicidade brasileira: o PPA – Prêmio Profissionais do Ano 2025 , promovido pela Globo, com a campanha “Trabalho Invisível”, vencedora na categoria Valor Social. A premiação, que está em sua 47ª edição, destaca produções que se sobressaem pela criatividade, relevância e impacto cultural e a Calia foi reconhecida por abordar, de forma sensível e contundente, a desigualdade de gênero no trabalho doméstico. Os vencedores foram anunciados na noite desta quinta-feira (27), em cerimônia em São Paulo. A premiação, que reconhece os melhores trabalhos da publicidade, foi comandada por William Bonner e Maju Coutinho.

O fim do expediente não é o fim do trabalho Realizada pela Calia, com produção da Santeria e assinatura da Instituição Nós Por Elas, a campanha foi lançada no Dia do Trabalho e trouxe o conceito “O fim do expediente não é o fim do trabalho”, evidenciando o acúmulo de funções que marca a rotina de milhões de mulheres brasileiras. Segundo dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT), as mulheres dedicam em média três vezes mais horas às tarefas domésticas do que os homens, um peso invisível que reduz oportunidades de carreira, estudo e bem-estar. Com filmes e peças gráficas que retratam de forma direta e emocional essa realidade, “Trabalho Invisível” ganhou destaque nacional ao provocar reflexão sobre a urgência de uma divisão mais justa das responsabilidades dentro de casa.

O prêmio reforça o compromisso da agência com uma comunicação que vai além da publicidade  – “Conseguimos traduzir em poucos segundos uma realidade que atravessa gerações. Vencer o Profissionais do Ano é a validação da força criativa e social dessa campanha”, afirma Maurício Oliveira, diretor de criação da campanha. Para Gustavo Mouco, vice-presidente da Calia, o prêmio reforça o compromisso da agência com uma comunicação que vai além da publicidade: “Dar visibilidade ao que não se vê é um papel fundamental da comunicação. ‘Trabalho Invisível’ faz isso e, ao ganhar o Profissionais do Ano, mostra que a criatividade pode e deve gerar impacto real na sociedade.”  O Prêmio Profissionais do Ano é uma das premiações mais tradicionais do mercado de publicidade brasileiro, reconhecendo há mais de quatro décadas os projetos que elevam o padrão criativo do país. A vitória da Calia destaca não apenas a qualidade do trabalho, mas também a relevância social do tema escolhido.

FICHA TÉCNICA

Agência: Calia

Cliente: Instituto Nós por Elas

Campanha: Trabalho Invisível

Direção de Criação: Geisa Lopes, Maurício Oliveira e Alexandre Ferro

Criação: Geisa Lopes, Maurício Oliveira e Alexandre Ferro

Atendimento: Adriana Mercadante, Samir Augusto

Mídia: Milena Lima, Mayko Chaves, Gabriella Silva, Luana Pessoa e Rafael Herani

Planejamento: Analuiza Kazniakowski, Isabel Aquino e Liana Bonaccorsi

Estratégia digital: Lucas Mansur, Camila Batista e Regina Arruda

Produção gráfica e RTV: Marcos Araújo, Fernanda Machado, João Bosco e Tamiris Monroe

Período: Abril/2025

Produtora de vídeo: SANTERIA

Diretor de Cena: Rafael Damy

Co-Direção: Nicoly Cruvinel

Diretor de Fotografia: Edvaldo Raw

1AD: Cauê Pereira

2AD: Karen Brandão

Diretor Executivo: Edgard Soares

Atendimento: Kamila Augusta e Luana Lauricella

Diretor de Arte: Virginia Recco

1AC: André Alves

Gaffer: Cristian Zinngraf

Chefe de Maquinária: Rosivaldo J. de Almeida

Coordenadora de Produção: Ana Paula Domingues

Assistente de Coordenação: Carol Borges e Mafê Simão

Diretora de Produção: Ana Júlia Corrêa

Assistente de Produção: Arthur David

Produtora de Elenco: Vivi Simões

Produtora de Figurino: Carol Donato

Produtora de Locação: Alê Rocha

Coordenador de Pós-Produção: Alexandre Fernandes Pissarra

Assistente de Coordenação: Yasmin Gama Campos e Ygor D. Mathias

Montador e motion: Rafael Tschope

Colorista: Gabriel Camacho (Panoptico Filmes LTDA)

Finalizador: Arthur Ribeiro Marin

Estabilização do filme: jhowlimavfx

Produtora de Áudio: Lira Música

Atendimento: Márcio Espinosa, Keila Felix

Coordenador de produção: Matheus Ribeiro, Guto Colvara

Diretor musical: Duda Folmann

Cenp fará uma coletiva de imprensa virtual para apresentar o resultado da pesquisa inédita Brasil Plural –  O Cenp (Fórum de Autorregulação do Mercado Publicitário), sob o comando de seu presidente Luiz Lara ( foto)  convida para uma coletiva de imprensa virtual, amanhã,  dia 03/12, às 11h, para apresentar, em primeira mão, uma pesquisa inédita que mapeia a força das marcas brasileiras, revelando como identidades locais e nacionais constroem vínculos simbólicos e emocionais distintos com os seus públicos.  O estudo, que percorreu as principais regiões do país e traz achados relevantes sobre pertencimento, influência cultural e o papel econômico dessas marcas, oferece um novo olhar sobre empresas que fazem a diferença para a economia do país.  A pesquisa Brasil Plural foi desenvolvida pela Troiano Branding, com a metodologia ZMET®. Interessados em participar da coletiva, faça cadastro com Lorena Zanelatto pelo e-mail [email protected]

Ações do Governo do Estado na Bacia do Rio Doce foram destaque em Simpósio Nacional de Recursos Hídricos – Evento da ABRHidro reuniu na semana passada, até sexta-feira, dia 28 de novembro mais de 2 mil profissionais da área de saneamento de todo o país no Pavilhão de Carapina. Profissionais da área de saneamento, ambientalistas, pesquisadores, gestores públicos, empresários, professores e estudantes de todo o Brasil estiveram no Espírito Santo para debater os desafios e apresentar soluções para a preservação e uso sustentável da água. O XXVI Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, organizado pela Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRHidro), é o maior evento do setor na América Latina.A programação, que teve início no domingo (23) e seguiu até esta sexta-feira, no Pavilhão de Carapina, na Serra, com mesas redondas, conferências, palestras, estandes, exposições, lançamento de livros e premiações. O governador do Estado, Renato Casagrande, compareceu na noite de abertura e deu as boas-vindas aos participantes.

Entre as mesas temáticas do Simpósio Brasileiro –  as equipes da Secretaria de Recuperação do Rio Doce (Serd) puderam apresentar as ações, projetos e obras que estão sendo realizadas pelo Governo do Estado nas cidades impactadas pelo desastre ambiental de Mariana. Com o tema “A Repactuação e o novo acordo do Rio Doce – Caminho da Reparação”, o secretário de Estado de Recuperação do Rio Doce, Guerino Balestrassi; a subsecretária de Ações Socioeconômicas e Participação Social, Margareth Saraiva; e o defensor público Rafael Mello Portella Campos, coordenador do Núcleo de Atuação em Desastres e Grandes Empreendimentos (NUDEGE), relembraram todo o caminho para a assinatura do Novo Acordo do Rio Doce e os desafios para a reparação integral das cidades e dos atingidos. A mediação do debate, realizada na quarta-feira (26), foi conduzida pela gerente de Ações Socioeconômicas, Elis Braga Licks.

Monitoramento do rio Doce e das áreas Costeiras – A segunda mesa temática, que contou com a mediação da gerente de Reparação e Recuperação Ambiental da Serd, Juliana Valory, teve como tema “Monitoramento do rio Doce e das áreas Costeiras e Marinhas Adjacentes – 10 anos do rompimento”. Os palestrantes Maurrem Ramon Vieira, coordenador da Rede Nacional de Qualidade de Água; Juliano Barbirado, agente de Desenvolvimento Ambiental e atuante na Coordenação Técnica de Enfrentamento a Crise Ambiental do Rio Doce, e Jaqueline Francischetti, consultora técnica da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e representante do Programa Especial de Saúde do Rio Doce, falaram sobre os trabalhos de monitoramento da água, dos sedimentos e as implicações na saúde dos moradores das comunidades atingidas. ( Simpósio ABRHidro  04 )

“O trabalho do Governo do Estado e a criação de uma secretaria específica para agir na recuperação do Rio Doce foram ações elogiadas pelos participantes do Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos. Desta forma, vamos garantir a governança, a transparência e a participação social nos projetos e ações voltados à reparação, restauração e compensação dos danos socioambientais e socioeconômicos do desastre ambiental de Mariana”, afirmou o secretário Guerino Balestrassi.  Mais informações sobre o XXVI Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos podem ser obtidas em https://eventos.abrhidro.org.br/xxvisbrh

Oficina Consultoria celebra 25 anos com festival “Nascer de uma Nova Era” – O Festival “Nascer de uma Nova Era”, realizado em Brasília no último dia 28, tornou-se um dos momentos mais simbólicos da trajetória da Oficina Consultoria e segue repercutindo no mercado como um case consistente de posicionamento institucional. A celebração marcou não apenas os 25 anos da empresa, mas a consolidação de um modelo contemporâneo de atuação baseado em reputação, influência e economia colaborativa. A comemoração reuniu clientes, parceiros e o time interno em uma experiência que combinou música, prêmios e homenagens, dando início a uma nova era, marcada pela inovação, pela colaboração estratégica e pelo fortalecimento de uma empresa que hoje reúne 200 profissionais e se orgulha de ser liderada por mulheres. Também serviu para exaltar o reconhecimento da Oficina Consultoria como a melhor empresa de comunicação corporativa do Brasil pela terceira vez, reforçando sua consistência e presença nacional.

A festa veio na esteira de um movimento estratégico –  em 2025, a Oficina lançou oficialmente a Rede de Reputação e Influência, iniciativa pioneira que reúne cerca de 40 empresas de comunicação, consultorias e agências de todo o país. A Rede  inaugura uma nova forma de fazer comunicação no Brasil, baseada em colaboração, governança horizontal, inteligência coletiva e uso intensivo de dados. Para Liliane Pinheiro, CEO e sócia da Oficina, o Festival simbolizou essa virada estratégica. “Uma empresa nascida em Brasília e liderada por mulheres alcançar relevância nacional, sendo reconhecida três vezes como a melhor empresa de comunicação corporativa do Brasil, reforça que a coragem sempre foi nossa maior marca. É essa coragem que queremos impulsionar na nova fase que se abre”, ressalta.

O Festival lembrou que esse ecossistema é o que torna tudo possível  – Natália Lima, diretora-executiva e sócia, destaca o papel das pessoas na construção da empresa. “São 25 anos de uma trajetória movida por talentos. Cada passo da Oficina foi impulsionado pela dedicação das equipes e pela confiança dos clientes. O Festival nos lembrou que esse ecossistema é o que torna tudo possível”, afirma. Para Patrícia Marins, sócia-fundadora, o marco de 25 anos tem profundo significado: “Começamos como um birô de conteúdo, evoluímos para consultoria de comunicação e hoje nos consolidamos como uma rede de reputação e influência. A cada ciclo, nos reinventamos sem perder a essência: compreender contextos, pessoas e narrativas para transformar realidades.”

Origem brasiliense, impacto nacional – Fundada em Brasília em 2000, a Oficina acompanhou a evolução da comunicação corporativa no país e, ao longo de 25 anos, apoiou agendas complexas, moldou reputações institucionais e fortaleceu o diálogo entre empresas, sociedade e poder público. Com operações em Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte — e agora conectada à Rede de Reputação e Influência — a empresa atua nacionalmente em projetos que exigem visão estratégica, precisão narrativa e compreensão do ambiente institucional.

Cultura, propósito e presença de marca – O Festival reuniu atrações como Juliana Müller, Grupo Mesô, a Escola de Samba Acadêmicos da Asa Norte e DJs locais. A programação comemorou o novo momento da empresa e reforçou o compromisso com diversidade, cultura e renovação contínua, elementos que fazem parte da identidade da Oficina e fortalecem sua narrativa institucional.

Sobre a Oficina Consultoria – A Oficina é parceira estratégica na construção de reputação e relacionamento a partir de histórias e causas de impacto. Atua de forma integrada entre comunicação e negócios, com metodologias proprietárias, inteligência baseada em dados e profundo conhecimento do ambiente institucional brasileiro. A empresa reúne 200 profissionais, é liderada por mulheres e idealizadora da Rede de Reputação e Influência — comunidade colaborativa formada por cerca de 40 empresas especializadas, que amplia sua capacidade de entregar soluções completas para desafios complexos.

MedSênior conquista reconhecimento internacional no The Customer Summit Awards 2025 – A MedSênior alcançou um marco importante na área de Experiência do Cliente ao conquistar o 1º lugar no The Customer Summit Awards 2025, premiação internacional que destaca as melhores iniciativas globais em Customer Experience.  A operadora venceu na categoria Diversidade, Equidade e Inclusão (DEI) com o case “MedSênior e a Inclusão Digital: Tecnologia com Propósito Social e Impacto Geracional”.O projeto premiado integra o programa Bem Envelhecer é uma iniciativa de inclusão digital oferecida aos beneficiários, mostrando como a tecnologia pode ser uma aliada poderosa para promover autonomia, conexão e bem-estar na terceira idade.  As ações envolvem produtos, oficinas e experiências práticas que aproximam o público idoso dos dispositivos e ambientes digitais, estimulando independência, fortalecendo vínculos e ampliando a qualidade de vida.Para Marina Henke, diretora de Relacionamento com o Cliente da MedSênior, o reconhecimento ressalta o propósito da operadora:“A conquista do ouro reforça nosso protagonismo em ações voltadas ao envelhecimento saudável e reafirma nosso compromisso com uma experiência de cliente humanizada, inovadora e transformadora.”

XXV Prêmio ABT – Excelência em Relacionamento com o Cliente
Além da premiação internacional, a MedSênior também se destacou no XXV Prêmio ABT, um dos mais importantes do Brasil em Experiência do Cliente.  A operadora recebeu o troféu bronze na categoria Diversidade e Inclusão com o case “Oficina de Tecnologia para Bem Envelhecer”, iniciativa que apoia beneficiários no uso cotidiano de ferramentas digitais — desde celular e aplicativos até práticas de navegação segura. O projeto foi desenvolvido pelo time das Oficinas, em parceria com o Comitê de Clientes e o time de Produtos, que realizou testes de usabilidade para aprimorar a jornada e assegurar que a tecnologia seja acessível e acolhedora para todos.

Com o maior filme de sua história, O Boticário lança curta-metragem sobre o bullying familiar em campanha de Natal  – O Boticário lança campanha de Natal com um curta-metragem de cinco minutos, que busca gerar reflexões sobre as tensões e os impactos das palavras nas relações familiares. A inspiração para o tema veio de uma pesquisa encomendada pela marca, em parceria com a consultoria On The Go. O levantamento revelou que 86% dos brasileiros já sofreram bullying familiar, mas apenas 17% deles costumam discutir o assunto abertamente.  Criado pela AlmapBBDO, o filme retrata parte de uma realidade evidenciada na pesquisa: as situações mais recorrentes de bullying familiar estão relacionadas a comentários sobre aspectos físicos (50%) e comparações entre familiares (80%).

A marca desenvolve pesquisa inédita sobre o tema no cenário brasileiro –  A narrativa acompanha Camila, uma jovem que revive, por meio de um álbum de fotos de Natal, as lembranças de comentários críticos vindos de pessoas próximas, especialmente da madrinha, que a fez crescer sob pressões de padrões estéticos, como cobranças sobre o corpo e a aparência.  “Não é um tema fácil de trazer para a conversa e, por isso mesmo, se torna ainda mais necessário. Com essa campanha, reforçamos a importância das palavras positivas, especialmente quando 71% das pessoas que já sofreram bullying acreditam que palavras e gestos de afeto tem poder de transformar positivamente as relações familiares. Por isso, nossa intenção é convidar as pessoas a amarem em voz alta e deixarem marcas de amor”, explica Carolina Carrasco, diretora de branding e comunicação do Boticário.

Teaser

Para incentivar esse comportamento e mostrar o poder das palavras nesse Natal –  O Boticário criou o conceito “Palavras deixam marcas, que sejam apenas de amor”. O filme transita entre passado e presente, ganhando o tom de reconciliação ao mostrar o poder transformador das palavras, quando usadas com amor e empatia. O desfecho celebra o perdão e reforça que o diálogo e o amor expresso em gestos e palavras são caminhos positivos para as relações familiares.  A campanha teve sua estreia dia 29 de novembro, em horário nobre na TV aberta, e será desdobrada nas redes sociais e em ações 360° com influenciadores e criadores de conteúdo. Para a dupla Fernando Duarte e Henrique Del Lama, vice-presidentes de criação da AlmapBBDO, “essa é mais uma produção para consolidar o Boticário como uma marca de grandes histórias, disposta a provocar a sociedade a discussões importantes, mesmo quando o mais simples seria apostar apenas no óbvio e no mais confortável”, comentam. 

ESTRATÉGIA DE VAREJO  – Neste ano, além da campanha emocional, o Boticário amplia sua presença no período mais especial do varejo com uma estratégia robusta focada em presentear, marcada por iniciativas pioneiras e ações exclusivas. A marca mais escolhida para surpreender com presentes* será a primeira a exibir conteúdo proprietário em uma plataforma de streaming, com estreia no Globoplay, e também protagoniza uma inserção inédita na comemoração de final de ano da TV Globo, reforçando sua presença nos principais momentos de consumo de mídia. O Boticário será a primeira marca de beleza a se associar à mensagem de fim de ano da emissora, e a parceria prevê inserções na TV Globo e desdobramentos 360° no digital.  Nacionalmente, a temporada conta ainda com forte plano de influenciadores, ativações regionais por todo o Brasil, experiências imersivas e iniciativas especiais em São Paulo — incluindo projetos inovadores em OOH, como trem iluminado, túnel aromatizado na Avenida Paulista e parceria inédita com a Uber para impulsionar fluxo às lojas, além da inédita Casa do Natal do Boticário, que tem a expectativa de receber cerca de 10 mil pessoas ao longo dos três finais de semana em que estará aberta na capital paulista, com experiências de personalização que reforçam o carinho e o afeto no ato de presentear. 

filme

FICHA TÉCNICA 
 
Agência: AlmapBBDO 

Anunciante: O Boticário 

Título: Álbum de fotos 

Produto: Institucional  

Campanha: Natal 2025 

Presidente e CEO: Filipe Bartholomeu 

CCO: Pernil 

Vice-Presidentes de Criação: Fernando Duarte e Henrique Del Lama 

Criação: Catharina Mendonça, Daniel Trimer, Guto Merino e Leonardo Zardo  

Head de Inovação Criativa: Sérgio Mugnani 

Head de Conteúdo: Renan Bianco 

Diretor Criativo (Key Visual): Marcus Sulzbacher  

Designer (Key Visual): Mariane Ayrosa  

Gestão Projeto (Key Visual): Caroline Rua e Monyque Klautau 

Chief Impact Officer e VP de Atendimento e Negócios: Camilla Massari 

Atendimento: Andressa Duo, Guilherme Lopes, Isabella Oliveira, Isabella Barreto e Gabrielly Muniz 

CSO: João Gabriel Fernandes 

Estratégia: Tiago Tateyama, Maria Eduarda Menezes, Giovanna Schiavon e Núbia Yoshiura 

COO: Rafaela Alves 

Mídia: Francisco Custódio, Suellen Kiss, Laura Ramos, Steffany Ribeiro, Ana Carolina da Silva, Pedro Henrique, Letícia Cavalcante, Ana Beatriz Aguiar e Thays Souza 
 

Produção Fotográfica 
Art Buyer: Tereza Setti e Alessandra Rodrigues 
Prod. Executiva: The Box 
Fotógrafo: Josefina Bietti 
Styling: Fabi Leite 
Beleza: Patrick 
Casting: People 
Pack: Boreal 
 

Produção Gráfica: 
Produtor Gráfico: José Roberto 
Coordenação Produção Gráfica: Rose Ribeiro 
Tratamento de Imagem: Triple A 
Arte Final: Almap BBDO 
Revisão: Eliana Pavan 
 

Produção Digital: 
Head of Creative Tech: Lillian Cavallini 
Gerente de Projetos: Juliana Sousa e Luan Thafarel 
Produção Audiovisual: Diego Villas Boas, Juliana Henriques, Aline Silva e Julia Ramos 
 
 
Produtora de Imagem: 
Produtora de Imagem: THE YOUTH 
Direção Executiva: Carol Cherobim, Eduardo Lubiazi, João Machado e Yuri Maranhão 
Produção Executiva: Carol Cherobim e Chico Pedreira 
Atendimento: Carol Cherobim, Camila Pires e Lu Krasa 
Coordenação de Produção: Carol Cherobim e Stefanie Korb 
Financeiro: Iza Lubiazi e Thiago Duarte 
 

Direção: YOUTH 

Assistente Criativa: Bibo Leal 

1° Assistente de Direção: Flávia Meszberg 

2° Assistente de Direção: Artur Miller e Ana Bianco 

Diretor de Fotografia: Yuri Maranhão 

Assistente de Fotografia: Johann Stollmeier 

Diretora de Produção: Nani Matias 

Direção de Arte: Martino Dornelles Piccinini 

Assistente de Direção de Arte: Alice Barcelos e Helena Ganzert 

1° Assistente de Produção: Kayane Cabral Bonin e Adriana de Assis Lira 

Assistente de Produção/Financeiro: Kayelle Cabral Bonin 

Ajudantes de Produção: Andressa de Campos Charneski Tszesnioski, Carlos Roberto Bonin Cabral e Mateus Souza Martins e Djerold Luiz da Silva 

Motorista de Produção: Roni Alves Matias 

Produtor de Arte: Felipe Dias 

Assistente de Produtor de Arte: Carol Angelo 

Layouts de Arte: Alice Barcelos  e Tomás Piccinini 

Produtora de Objetos: Gislaine Leal 

Assistentes de Objetos: Julia Rocha e  Ana Paula de Freitas 

Props Álbum: Francisco Wolf 

Ajudantes de Objetos: Joel Paes Filho, Douglas Chamber Alves Pereira, Elton Mendes da Silva, Rubens Francisco dos Passos, Marcelo Eduardo de Lima de Araujo, Eduardo Henrique, Monteiro Pinto, Julia Crozera Munhoz, Julio César Mendes de Souza, Felipe de Oliveira, Germano da Silva, Ramon Veiga e Havlyson Langer 

Equipe de Cenografia: Eliel Ferreira da Silva, Jose Alejandro Corrales Pena, Mateus dos Santos Silva, Daniel Ferreira, Luiz Henrique Bandeira, Adriano Garcia de Lima, Pedro Henrique de Abreu da Silva, Luiz Henrique bandeira e Rogerio Modelski 

Equipe de Pintura: Francisco Henrique de Almeida Venancio, Fausto Victor Inacio Alef, Rodrigues de Almeida, Wulian Douglas Gomes Felippe, Antonio Elisio Alves de Oliveira, Bruno Tadeu de Souza, Isaac Boddy Cruz, Tiago Boddy Cruz, Mario Sérgio de Lima Barbosa, Alexandre de Lima Barbosa, Marcelo Prado, Neverson Luiz da Silva e AngeloSoares 

Contrarregras: Rodrigo Bernardi e Michel Kuchnier 

Efeitista: Jonathan Rodrigues dos Santos 

Estagiários de Arte: Ana Julia Santos 

Figurinista: Nanda Sansone 

Assistentes de Figurino: Ana Cecília Zanotti Cotta e Yuri – Heloisa Yuri Kobayashi 

Motorista de Figurino: James – José Flávio Barbosa dos Santos Produções e Luan Victor Santos Barbosa da Silva 

Envelhecista: Lair Sousa 

Camareira São Paulo: Neusinha – Neusa Aparecida do Carmo Aquino 

Camareira Curitiba: Eloá Rosa Xavier,  Jaqueline Rodrigues de Lima e Aparecida Gomes da Silva 

Still – Prova de Figurino: Ana Rita Schwaner e Daniel Siwek 

Manicure: Hingrid Caroline Silva Santos 

Equipe de Caracterização Camarim Brasil: Westerley Dornellas 

Assistentes de Caracterização Camarim Brasil: Saraça Maejima, Tatiana Mendes, Sabrina Nelita e Malu Krin 

Assistentes de Caracterização Curitiba: Mayara Nadine Nassar, Bianca de Castilho e Paulo Henrique Stein Gobbo 

Maquiadora/Beauty: Vivian de Lima Reimann 

Assistentes de Maquiagem/Beauty: Beatriz Nogueira Beato e Raul Kruger 

Produtoras de Casting: Renata Scheidt e Flávia Cocozza 

Assistentes de Casting: Flávia Souza e Jaqueline Teodoro 

Casting: Bruna Guimarães, Camila dos Anjos, Tóia Ferraz, Gustavo Pace, Sérgio Wesley, Giovanna Negrelli, Luísa Ceglia, Mel Bech, Isadora Nunes e Melissa Baraus 

Dublê: Ester Marques 

Platô: Enzo Marlos Balbinot e Mateus Souza Martins 

Locação: Estúdio Vieira 

1° Assistente de Câmera: Rodrigo Gonçalo Fernandes de Jesus – Briza 

2º Assistente de Câmera: Adriano Santos Araujo, Murilo Ruocco de Pelli e Carlos Eduardo Puchivailo 

Video Assist: Ana Torres e Leticia Gabriela Zarpelon dos Santos 

Logger: Endy Albuquerque 

Stead: André Chesini Okimoto 

Som Direto: Trovão – Elenton Zanoni Eugenio da Silva 

Técnico de Som Direto: Heitor Augusto Lobo 

Chefe Maquinaria: Flavio Romão dos Santos 

1º Assistente Maquinaria: Kaue Kruger dos Santos e Harrison Oliveira Fernandes Ajudantes Maquinária: Luiz Rodrigo Machado Cardoso e Cleverson Gomes de Castro 

Chefe de Elétrica/Gaffer: Ricardo Pirolla 

1º Assistente Elétrica: Leonardo Vinicius Vendrame Cichon e Carlos Henrique dos Santos 

Ajudantes Elétrica: Matheus dos Santos e Matheus Henrique Alves de Oliveira 

Projeção: Bruno Duarte Sampaio e Carlos Eduardo Moreira Senra 

Making Of: Espuma – João Paulo 

Assistente Making of: Eduardo Soltoski de Moura 

Manutenção e Catering: Laiz Roche, Kellyn Lino e Anah Eventos 

Assistentes Catering: Diego Lino e Jhenyffer Kauny Silva Pedroso 

Limpeza: Camila Jaine Ferreira – Esplendor Serviços de Limpeza e Segurança 

Transporte: Oliveira Car – Marcelo Pata 

Câmera e Equipamento: Back Bros 

Infra Produção: ProSet 

Consumíveis: Moving Track 

Agente de Turismo: Igor Giacomazzi – Via Corporate 

Hospedagem: Hotel Slaviero Centro 

Pós-Produção: COLOSSAL 

Produtor Executivo Pós-Produção: Daniel Maia e Mauricio Kazu Yamashita 

Produtor: Mauricio Kazu Yamashita 

Supervisor de Pós-Produção: Rodrigo Stradiotto 

Coordenação de Pós-Produção: Thiago Marra 

Finalização: Georges Sakamoto 

Montagem: Maria Luiza Machado, Victor Matos e Natália Farias 

Edição de TVT: Leonardo Mariani 

Motion: Janaína da Veiga 

Color Grading: Erick Moraes 

Retoucher: Rodrigo Bernardelli 

VFX: DOPO 

VFX Supervisor: Juliano Storchi 

VFX Producer: Jacquelini Lima 

Compositor: Juliano Storchi e Leo da Silva 

3D Modeler: Gabriela Linhares 

FX T.D.: Wesley Sousa 

Produtora de Som: Satelite Audio 

Direção Musical: Roberto Coelho e Hurso Ambrifi 

Atendimento: Fernanda Costa, Daniel Chasin, Renata Schincariol e Karen Nakamura 

Produção Musical: Roberto Coelho, Hurso Ambrifi, Daniel Iasbeck, Bruno Zibordi, Koitty,  Alexandre Avicena, Pedro Pelotas e Luna França 

Finalização: Carla Cornea, Vithor Moraes, Arthur Dossa, Andre Giannini e Esteban 

Romero 

Coordenação de Produção: Camila Guedes, Letícia Oliveira, Bea Vieira e Mariana Tardelli 

Canto e Locução: Brenda Mayer   

Aprovação cliente: Renata Gomide, Marcela de Masi, Carolina Carrasco, Mariana Tozzini, Ligia Monteiro, Mariana Fiordelice, Letícia Azevedo, Izabella Franceschi, Maryana Orru, Rafaela Lopes e Amanda Kroff 

Dídimo Effgen

Colunista

Diretor Geral da Dicape Representações e Serviços Ltda.

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