
A Agência Tipz acaba de conquistar um importante reconhecimento internacional. A campanha “Árvores”, desenvolvida para a Azon, foi premiada com PRATA no FePI – Festival Internacional de la Publicidad Independiente, realizado na Argentina. O feito reforça o propósito da agência de levar o Espírito Santo e o Brasil para além das fronteiras, mostrando que as ideias criadas aqui têm força para emocionar e se conectar com públicos diversos, em qualquer lugar do mundo. O FePI é o primeiro festival internacional dedicado exclusivamente à publicidade independente. Criado em 2007, em Rosário (Argentina), o evento reúne anualmente agências, estúdios e profissionais de diversos países para celebrar a criatividade livre e o pensamento original — fora dos grandes conglomerados.

O júri internacional reconhece os trabalhos mais criativos, inovadores e consistentes em resultados – A campanha “Árvores” se destacou por sua estética poética e narrativa sensível, mostrando de forma literal, que o desmatamento pode provocar danos irreversíveis a todo o ecossistema. Ricardo Montenegro, Diretor de Criação da Tipz, destaca que o prêmio é uma validação do jeito singular da agência pensar comunicação — com estratégia, arte e propósito. “Esse reconhecimento reforça a essência da Tipz: somos uma agência independente, mas com visão global. Levar o Espírito Santo e o Brasil a um palco internacional é resultado de um trabalho coletivo que une estratégia, arte e emoção. É mais uma prova de que o talento brasileiro é universal”, destaca Lygia Bellotti, CEO da Tipz. Com atuação consolidada no Brasil, a Tipz também atende clientes nos Estados Unidos e na Europa, ampliando sua presença e reafirmando sua vocação para criar marcas e campanhas com impacto internacional. ( TIPZ no Fepi 02 )

Ficha Técnica – Campanha “Árvores”
Agência: Tipz
Cliente: Azon
Campanha: “Árvores”
Prêmio: Prata no Festival Internacional de la Publicidad Independiente (FePI) – Argentina
Direção de Criação: Ricardo Montenegro
Redação: Ricardo Montenegro
Direção de Arte: Daniel Galvão Paschoal

Luz, câmera, transação! A estrela agora é a Roxinha – Com o cenário mais roxo já visto, a gravação do filme da campanha de lançamento da nova “maquininha da Compropay” foi pura energia criativa! A equipe da Agência Chuva mergulhou no “roxoverso” da marca para traduzir toda a personalidade da “Roxinha” em um filme cheio de cor, humor e identidade. O diretor Caetano Monteiro celebrou o resultado: “A campanha da Roxinha nos deixou muito satisfeitos com o VT e com todo o processo de criação. Usamos recursos como o paranomásia para explicar o ‘Quem vem de Roxinha vende mais’, e também o nonsense no personagem principal, para dar ainda mais personalidade ao filme. Agora iniciamos o acompanhamento dos resultados para atingirmos as metas comerciais junto com o cliente”. ( roxinha 02 )

No vídeo, quem rouba a cena é Fortuna – o personagem que cansou de perder dinheiro no seu negócio, até conhecer a Roxinha. A partir daí, tudo muda: “Agora é só facilidade e dinheiro entrando! A Roxinha chegou em menos de oito horas, o aluguel é grátis, as taxas não têm pegadinha, o atendimento é rápido…” O resultado? Um filme divertido, cheio de personalidade e impossível de assistir sem querer vender (ou comprar) na maquininha mais roxa do Estado.” Dá o play e confira!
Filme
Ficha técnica
Agência: Chuva
Diretor de Criação: Caetano Monteiro
Criação: Thiago Mahoq e Rodrigo Romanelli
Atendimento: Fernanda Pellacani
Mídia: Laryssa Guimarães
Assistente de Mídia: Sthefany Silva
Gestão de Conteúdo: Natália Souza
Diretor de Relacionamento: Alexandre Pedroni
Aprovação: Tiago Menegaz
Produtora: On Filmes
Direção: BaRi – Yuri Barichivich
Fotografia: Hugo Reis
Produção: Felipe Redins
Arte: Ingrid Gonzaga
Figurino: Edpo Gaspar
Trilha: ProAudio

Médicos da Rede Meridional ganham guarda-chuvas no Dia do Médico – O Dia do Médico, comemorado no último dia 18 de outubro, foi marcado por encontros e confraternização na Rede Meridional do Estado. Na ocasião, os médicos foram recebidos com coffee break com direito a almoço exclusivo para tornar o momento mais especial. Eles ainda ganharam um guarda-chuvas. Segundo a coordenadora de Marketing da Rede Meridional, Valéria Fracaroli, o guarda-chuvas, além de ser um presente prático simboliza um gesto de carinho e proteção. “No Dia do Médico nada mais justo que proporcionar segurança e proteção a aqueles que levam cuidados e proteção à população”, afirma. Na foto acima, a secretaria Gabrielly Guimarães, o diretor médico Lucas Dornelas, a gerente administrativa Patricia Teixeira, o diretor geral do Meridional Cariacica Gustavo Peixoto e a secretária Mahara Lacerda.

Detran|ES leva Mini Cidade do Trânsito e Agência Itinerante para a Autotech 2025 – O Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) está presente em mais uma edição da Autotech – Feira de Tecnologia Automotiva 2025, que acontece entre hoje, dia 24 e termina no domingo, dia 26, na Praça do Papa, em Vitória. Para a Feira de Tecnologia Automotiva, o Detran levará uma série de atividades e serviços para a população. Um dos destaques é a Mini Cidade do Trânsito, que tem como o objetivo mostrar de forma lúdica o funcionamento do trânsito e testar a perícia dos participantes. A Mini Cidade tem ciclovias, sinalização horizontal, vertical e semafórica, incluindo faixas para pedestres, faixas de aproximação, lombadas (quebra-molas), setas indicativas, linhas tracejadas, duplas amarelas, áreas de retenção, sinais de pare, entre outros elementos de uma via.

Na área de exposição do Detran|ES, terá pela primeira vez no estado, um simulador de capotamento. Assim as pessoas poderão, em segurança, ter a sensação de um capotamento em um sinistro de trânsito. Com a experiência, o órgão, pretende promover a conscientização de condutores e passageiros de veículos automotores, fazendo com que os participantes entendam a importância e a necessidade do uso do cinto de segurança na preservação de vidas. “É sempre bom, ainda que de forma lúdica e mais leve, ou mais brusca como com uma simulação de capotamento, dialogarmos com o cidadão sobre os cuidados que ele deve ter no trânsito. E não importa se ele está na condição de pedestre, ciclista, motociclista, motorista ou passageiro. É essencial que todos entendam que são as atitudes individuais que fazem o trânsito que encaramos no dia a dia. Então, é preciso se conscientizar. Somente as atitudes preventivas e punitivas da lei não serão suficientes para reduzir os números de sinistros e mortes no trânsito. No Espírito Santo, de janeiro a setembro deste ano, 716 pessoas morreram em decorrência de sinistros de trânsito. Isso precisa parar!”, enfatizou o diretor geral do Detran|ES, Givaldo Vieira.

O Detran|ES também oferecerá à população a possibilidade de realizar alguns serviços – Ainda como parte das ações, por meio de uma parceria com o Batalhão de Trânsito da Polícia Militar (BPTran) e objetivando desmistificar o teste do etilômetro, os agentes levarão para o público presente na Autotech 2025 a possibilidade de conhecer de perto o equipamento e fazer o teste usando alguns produtos que contêm pequenas quantidades de álcool, tais como enxaguante bucal e bombons recheados com licor alcoólico. A ideia é mostrar que o equipamento tem precisão na detecção do álcool. Mas também esclarecer quando o cidadão tem direito a repetir o teste, as consequências da recusa e do positivo ao fazê-lo, e em que situação configura crime de trânsito. O Detran|ES também oferecerá à população a possibilidade de realizar alguns serviços, sem a necessidade de fazer o agendamento e se deslocar a uma de suas unidades. Isso será possível por meio do ônibus do Detran Itinerante, que é uma agência móvel. A iniciativa tem como objetivo facilitar o acesso da comunidade aos serviços essenciais e promover a regularização de documentos e veículos.

Vive Le Vin apoia Maratona Pedra Azul com espaço de hidratação para corredores – O Vive Le Vin, empreendimento de alto padrão da Invite Inc. em Pedra Azul, será um dos apoiadores oficiais da Maratona Pedra Azul, que acontece no dia 02 de novembro, em Domingos Martins, e promete movimentar o turismo e o esporte da região serrana do Espírito Santo. Durante o evento, o empreendimento assina o espaço oficial de hidratação dos corredores, instalado em um dos trechos mais belos do percurso. A proposta é oferecer aos atletas uma pausa revigorante em meio à natureza, com ambientação inspirada no conceito de hospitalidade e bem-estar do projeto do Vive Le Vin.

Iniciativa reforça a conexão entre bem-estar, natureza e hospitalidade na região das Montanhas Capixabas – De acordo com Cecília Zon, CEO da Invite Inc., o apoio à maratona reflete o compromisso da empresa com a valorização das Montanhas Capixabas como destino de experiências. “A essência do Vive Le Vin está em celebrar o equilíbrio entre pessoas, natureza e boas vivências. Estar presente na Maratona Pedra Azul é uma forma de reforçar esse propósito, unindo saúde, movimento e o encanto dessa paisagem única”, destaca Cecília. Mais do que um ponto de apoio, o espaço do Vive Le Vin foi pensado para traduzir a filosofia do empreendimento: um refúgio que une arte, vinho e natureza em perfeita sintonia. Com design inspirado na estética do projeto, o local oferecerá frutas, água e isotônicos aos corredores, além de um ambiente acolhedor para reenergizar o corpo e o espírito.

A Maratona Pedra Azul tem se consolidado como um dos principais eventos esportivos do calendário capixaba – atraindo corredores de todo o Brasil para percursos que variam de 5 a 42 quilômetros, entre montanhas, vales e cenários deslumbrantes. Para a Invite Inc., estar presente no evento é também uma forma de incentivar o desenvolvimento sustentável e o turismo de experiência, pilares que orientam o conceito do Vive Le Vin. “Acreditamos que o luxo está na autenticidade e na conexão com a região. Por isso, apoiar uma iniciativa que promove saúde e integração com a natureza é algo que faz parte da nossa própria identidade”, reforça Cecília Zon. Mais informações sobre o evento: https://maratonapedraazul.com/

Innova AATB assina Festival Vivo Bem-Estar com diversas ações para colaboradores – A Innova AATB, uma das maiores agências independentes do Brasil, assina a edição 2025 do Festival Vivo Bem-Estar, que reúne uma série de iniciativas voltadas ao público interno da companhia. O projeto mobiliza colaboradores em 30 lojas e 23 filiais em todo o país. Pela terceira vez, a agência é responsável pela execução da iniciativa, que reforça o bem-estar como um compromisso para a Vivo. Para engajar diferentes públicos internos, a Innova AATB desenvolveu um conjunto de experiências diversificadas, que começa com um encontro no auditório Eco Berrini, em São Paulo. O evento foi pensado para estimular reflexões e conexões emocionais dos colaboradores com o propósito do festival. Entre as demais ações, aconteceram lives sobre liderança, bate-papos sobre saúde mental, oficinas de coloração pessoal, meditação, Dia da Beleza, visitas guiadas a museus, além de atividades físicas, como beach tênis, aulas de dança, spinning e minicircuitos.

Evento acontece em todo o Brasil, em 30 lojas e 23 filiais da companhia – “O tema do bem-estar é de suma importância para todas as empresas, então foi uma experiência gratificante estar com a Vivo mais um ano neste projeto. Para nós da Innova AATB, foi fundamental trabalhar junto ao cliente para entregar experiências com significado real para os colaboradores”, afirma Alexandre Carmona, sócio-diretor da Innova AATB. “O Festival Vivo Bem-Estar reforça a preocupação genuína que temos com a saúde e o bem-estar dos nossos colaboradores. Ter a Innova AATB presente mais uma vez na execução do projeto reafirma nossa parceria em ações relevantes para nosso público interno”, destaca Luiz Cláudio Xavier, diretor de CI Técnicas e Retenção da Vivo.
Ficha Técnica
Agência: Innova AATB
Cliente: Vivo
Atendimento:
Mauricio Fernandes – Diretor-Geral de Atendimento
Viviane De La Higuera – Diretora de Contas
Juliana Benette – Executiva de Conta
Criação:
Samuel Werczler – Diretor de Criação
Andressa Yamamoto – Head de Criação
Anete George – DA
Produção:
Andrea Estellita – Diretora de Pré-Produção e Produção
Gabriella Annunciato – Coordenadora de Produção
Fabiana Kerr – Produtora Master
Simone Esteves – Assistente de Produção
Patricia Felix – Assistente de Produção
Pela primeira vez uma mulher vai comandar a maior associação empresarial do Estado – A Associação dos Empresários da Serra (ASES) viverá em dezembro um momento histórico: pela primeira vez em quatro décadas, a entidade será presidida por uma mulher. A empresária Leonelle Lamas, atual vice-presidente, foi eleita para assumir a presidência e conduzir a maior associação empresarial do Espírito Santo. Fundada em 1977, a ASES nasceu da união de lideranças empresariais da Serra que buscavam soluções conjuntas para o desenvolvimento do município. Desde então, consolidou-se como uma entidade de grande representatividade, reconhecida como de utilidade pública municipal e estadual, e em processo de reconhecimento federal. Ao longo de seus 47 anos de trajetória, tem contribuído diretamente para o crescimento econômico sustentável da Serra e fortalecido o papel do empresariado capixaba. Leonelle Lamas traz para a presidência uma bagagem de mais de 30 anos de experiência em marketing e comunicação visual, atuando como executiva de vendas da Divulgue Outdoor & Comunicação Visual.

Em 47 anos é a primeira Mulher eleita presidente – Publicitária formada pela UFES, especialista em vendas e atualmente pós-graduanda em atendimento ao cliente, é reconhecida por sua habilidade em liderar equipes, construir relacionamentos sólidos e transformar desafios em oportunidades. Mãe, esposa e filha dedicada, Leonelle se define como apaixonada por pessoas e movida pelo desejo de servir e fazer a diferença na vida de clientes, colegas e da comunidade empresarial.Para ela, a eleição é uma conquista que vai muito além da trajetória individual. “Em 47 anos da ASES, ser a primeira mulher eleita, e com uma votação expressiva, é a realização de um sonho. Fiquei muito feliz e grata pela oportunidade de ser a voz do empresário e representar as mulheres. Afinal, estamos falando de uma associação forte, de grande relevância em todo o Estado, que cuida dos interesses da classe empresarial, e ser a primeira mulher a presidir é uma honra. Sou filha de uma mulher inspiradora, que me ensinou que a mulher pode ser tudo o que ela quiser. Esta conquista não é só minha, e sim de todas as mulheres que são mães, esposas, filhas e empresárias.”

A trajetória de Leonelle dentro da ASES sempre esteve marcada pelo incentivo à presença feminina – Quando recebeu o convite para ser diretora na gestão de Giuliano de Castro, lançou o desafio de filiar mulheres e criou o Ases Mulher, movimento que abriu espaço para novas lideranças. Na gestão de Fabio Junger, como vice-presidente, atuou na diretoria com o maior número de mulheres da história da entidade. Agora, assume com o compromisso de ampliar entregas em diversas frentes, sobretudo na qualificação e capacitação de mão de obra, uma das maiores demandas do empresariado, e viabilizar o Centro Cultural ASES por meio da Lei Rouanet, com teatro de 403 lugares e acessibilidade plena. Ao assumir a presidência, Leonelle destaca que seu legado será mostrar a força do associativismo, valorizar o potencial das mulheres e consolidar a ASES como elo entre empresários, poder público e academia. “Nossa meta é ter uma gestão participativa, com muitas entregas e que gere senso de pertencimento. A ASES já é grande e representativa, mas queremos que seja ainda mais próxima, atuante e inovadora. Esse é o caminho para fortalecer a Serra, o Espírito Santo e o nosso empresariado”, afirma. Na foto, Jaqueline Guerra, Leonelle Lamas e Shirley Andressa Zamprogno na ASES.

Para o ex-presidente da ASES, Fabio Junger, a eleição representa uma nova era para a entidade: “A Leonelle tem uma trajetória marcante dentro da ASES. Trabalhou comigo como vice-presidente com muita dedicação e espírito associativista. Nesta gestão tivemos a diretoria com o maior número de mulheres na história da entidade, e ela sempre se destacou pela atuação firme e colaborativa. Tenho plena confiança de que fará uma excelente gestão, com uma diretoria forte, mesclando continuidade e novos nomes que trarão ainda mais energia. A eleição dela, primeira mulher a presidir a ASES, é um marco e reforça a força e a competência da mulher à frente das instituições.”

Africa Creative assina nova campanha da Bienal convidando pessoas a se reconectarem com a arte – A 36ª Bienal de São Paulo – Nem todo viandante anda estradas – Da humanidade como prática, maior exposição de arte da América Latina realizada a cada dois anos no Parque Ibirapuera, acaba de lançar sua nova campanha “Onde está a sua cabeça que ainda não está na Bienal?”, criada pela agência Africa Creative. Com produção da Iconoclast, direção de Pedro Tejada, VFX da Mosh e locução em improviso livre do cantor e compositor Tom Zé, a ação poética espalha cabeças flutuantes pela cidade de São Paulo como forma de provocar o olhar do público e convidá-lo a visitar a 36ª Bienal de São Paulo, que reúne obras de 125 artistas de diversas partes do mundo e segue com entrada gratuita até o dia 11 de janeiro de 2026.

A campanha transforma o conceito criativo em uma metáfora visual sobre as mentes das pessoas – que, segundo uma pesquisa de Harvard, passam 46,9% do tempo imersas em pensamentos que não têm relação com o que estão fazendo. Nesse contexto, cabeças gigantes surgem, em diferentes formatos, flutuando por São Paulo – tanto no filme, quanto nas peças de OOH – simbolizando esses pensamentos dispersos que nos afastam do presente. “Para a Fundação Bienal de São Paulo, é uma grande satisfação contar com a criatividade da Africa Creative na campanha da 36ª Bienal de São Paulo. A agência conseguiu traduzir, de forma lúdica e imaginativa, o espírito da Bienal como um histórico espaço de encontro, reflexão e experiência coletiva, reforçando nosso convite para que todos vivam essa edição de maneira intensa e presente”, afirma Andrea Pinheiro, presidente da Fundação Bienal de São Paulo.

O filme dá vida à campanha ao mostrar cabeças gigantes voando no céu – atravessando diferentes cenários da cidade, presas no trânsito, enroscadas em árvores, batendo em elevadores ou flutuando por restaurantes e estações de metrô – simbolizando pensamentos que se perdem no dia a dia. No desfecho do filme, todas as cabeças seguem para o Pavilhão da Bienal e, ao entrarem na exposição, se transformam em pessoas reais, reforçando o convite ao público e lembrando que quem deixar de participar desta edição passará dois anos pensando no que perdeu. “Cabeças são símbolos de imaginação, de ideias e de sonhos. E, muitas vezes, elas estão em todo lugar, menos onde deveriam estar. Com esta campanha, queremos transformar esse comportamento em poesia visual, provocando as pessoas a perceberem para onde sua atenção anda viajando e mostrando que a Bienal é o lugar perfeito para ela pousar”, finaliza Sergio Gordilho, sócio, copresidente e CCO da Africa Creative.

Filme
Ficha Técnica
Agência: Africa Creative
Título: Cabeças
Cliente: 36ª Bienal de São Paulo
CCO: Sergio Gordilho
CO-CCO: Nicholas Bergantin
ECD: Rafa Freire
Diretores de Criação: Guilherme Manzi e Mario Morais
Diretores de Criação Associados: Bruno Bizuti e Lucas Andrade
Diretores de Arte: Marcelo Ribeiro, Rodrigo Adam, Lucas Andrade e Guilherme Manzi
Redatores: Bruno Bizuti, Mario Morais, Nicholas Bergantin e Rafa Freire
CEO: Márcio Santoro
CO-COO: Heloisa Pupim
Atendimento: Beatriz Bertonha, Rafael Cardoso e Natália Chamadouro
Mídia: Haroldo Paro e Ademir Carmargo
CSO: Ana Kuroki
Planejamento: Victoria Franco
Projetos: Mariana Figueiredo
RTV: Rodrigo Ferrari, Tais Olhiara, Nathalia Trindade e Bruno Santa
Produtora: Iconoclast
Direção: Tejada
Assistente Criativo: João Sinhori
CEO: Francesco Civita
Direção Executiva: Pity Lieutaud
Produção Executiva: Henrique Danieletto, Ana Monte e André Bauer
Assistente de Produção Executiva: Luja Casaro
Coordenação de Produção: Marina Blum
Assistente de Coordenação: Carolina Loureiro
1º Assistente de Direção: Amanda Barros
DoP: Diego Robaldo
Assistente de DoP: Violeta Leonel
Assistente de Câmera: Eduardo Pimenta e Alfredo Desio
Drone: Renato Passarelli
Assistente de Drone: Daniel Hafez e Luiz Roberto Albertin
Logger: Marcelo Krowczuk e João Lira
Direção de Arte: Daniel Miragem
Direção de Produção: Fabio Arisaka
Produtor: William Cardoso
Assistente de Produção: Julia Fonseca e Sabrina Senne
Ajudante de Produção: Marcio Leal, Robinson Santiago, Edson de Andrade, Matheus Pontes e Marcelo Leal
Produtor de Locação: Gabriela Salgado
Eletricista: Denis Magalhães
Assistente de Elétrica: Milton dos Santos
Maquinista: Carlos Fidelis
Assistente de Maquinária: Thamires Cabral, Rodrigo Campos e Fabio da Silva
Coordenação de Pós: Priscilla Paduano e Tutu Mesquita
Assistente de Coordenação de Pós: Letícia Harumi
Montagem: Danilo Abraham
Finalizador: Phillipe Cunha
Motion: Vitor Brandolt e Pedro Henrique Vaz
Correção de Cor: Erick Moraes
Central: Phill Cunha
Pós-produção: Mosh Post Production
Diretor de VFX: Bruno Vianna
Artista 3D: Leo Dobbins
Atendimento: Maribê e Fernanda Kalume
Controladoria: Lucas Bucater, Adriana Lima, Fabio Oliveira, Ivonete Xavier, Lucas Pereira e Giovanna Duarte
Produtora de som: Mission Music
Direção Musical: Gab Soster
Produtor Musical: Gab Soster e Nave Beats
Voz:: Tom Zé
Técnico de som: Carlos Blau
Atendimento: Sabrina Geraissate e Iara Pertusi
Aprovação/cliente: Andrea Pinheiro, Luiz Lara, Antonio Lessa e Caroline Carrion