200 mil estudantes

Alunos da rede estadual não terão mais que pagar por uniformes

A medida afeta os 200 mil estudantes das escolas estaduais. Uniforme será padronizado e a escolha será através de votação online, que está aberta

Os novos modelos estão disponíveis no site do Governo para votação

Reprodução/Sedu
Os novos modelos estão disponíveis no site do Governo para votação Reprodução/Sedu

Todos os 200 mil alunos da rede estadual de ensino do Espírito Santo vão receber, a partir de 2026, uniformes escolares de graça. A medida afetará 200 mil estudantes.

Até então, os alunos precisam comprar os uniformes, que custam cerca de R$ 45 apenas a camisa. Além de duas camisetas, também serão entregues uma calça e uma bermuda de tactel a cada estudante.

A decisão foi anunciada pelo governo do Espírito Santo. Com a medida, os uniformes serão padronizados: todos terão as mesmas cores. O diferencial será apenas que o nome das escolas aparecerão na parte de trás das camisas.

LEIA TAMBÉM:

>> Guia prático: como ações de educação ambiental podem mudar o (seu) mundo

>> Enem 2025: MEC divulga datas das inscrições e das provas

>> Cinco erros de português que podem te prejudicar no trabalho

Atualmente, os uniformes estaduais são separados por cores: tempo integral (médio e fundamental) em vermelho, o ensino médio em verde, fundamental I e II em laranja e Educação de Adultos (EJA), azul.

Segundo o secretário estadual de Educação, Vitor de Angelo, os uniformes devem ser entregues às escolas entre janeiro e fevereiro do ano que vem, mas os processos de logística ainda são estudados.

Escolha colaborativa e votação online

Vitor de Angelo explica que, para a concepção dos novos uniformes, houve uma parceria entre a Sedu e a Secretaria de Cultura (Secult). Para fazer os novos modelos, foram chamados estudantes de cursos técnicos de design e moda. Os modelos selecionados estão agora em votação virtual e apenas um será selecionado.

Surgiu a ideia de envolver a própria rede, a começar pelos estudantes, matriculados em cursos técnicos de design, além de professores de design, moda e produto, de universidades capixabas e os professores da nossa própria rede. Foram apresentados oito modelos de uniformes, por quatro grupos. Deste total, peneiramos para quatro modelos, que são os que participam da votação, explicou.

O secretário esclareceu ainda que quem visitar o site encontrará seis modelos para votação, mas isso acontece porque um dos grupos apresentou o mesmo uniforme em cores diferentes.

A concepção dos novos uniformes ocorreu no dia 26 de abril, no Hub ES+, localizado na Praça Costa Pereira, no Centro de Vitória. O processo de votação teve início nesta segunda-feira (12) e segue até o dia 26. Até o momento, pouco mais de 24 horas depois, 19 mil pessoas já votaram.

Apesar do alto número de participantes, o secretário explica que serão computados apenas os votos de pessoas ligadas à rede.

“As pessoas podem votar, mas esses votos serão filtrados. Vamos priorizar os votos de pais, alunos e professores da rede estadual. Claro, vamos valorizar os votos das pessoas de alguma outra forma”, disse Vitor de Angelo.

De acordo com o secretário, ainda não há um valor fechado para as novas peças, uma vez que o governo ainda busca parceiros para viabilizar os uniformes, o que segundo ele, deve ajudar a desonerar os cofres públicos.

A gratuidade dos uniformes pode continuar em próximas gestões, caso conte com parcerias, segundo De Angelo.

“Caso haja o apoio de parceiros, eu não acho que seja um impeditivo manter a gratuidade nas próximas gestões”, afirmou.

Veja os modelos dos novos uniformes em votação:

Grupo Traço Capixaba (azul marinho, azul claro e branco)

Grupo Badejo

Grupo ES Cria

Grupo Ícones do ES

Guilherme Lage, repórter do Folha Vitória
Guilherme Lage

Repórter

Formado em Jornalismo, é repórter do Folha Vitória desde 2023. Amante de música e cinema.

Formado em Jornalismo, é repórter do Folha Vitória desde 2023. Amante de música e cinema.