Detentos da Penitenciária de Segurança Máxima 1 (PSMA1), localizada no Complexo Penitenciário Rodrigo Figueiredo da Rosa, em Viana, produziram 200 bonecos de crochê para crianças da Associação dos Amigos dos Autistas do Espírito Santo (Amaes).
Os bonecos, chamados de amigurumis, foram doados pela Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) para a instituição. A entrega aconteceu na Loja de Brinquedos Vazia, no Shopping Vitória, na última quinta-feira (25).
A confecção dos bonecos, que são super-heróis, princesas, personagens de desenho animado e animais, fazem parte do projeto Costurando um Mundo Melhor.
Além dos amigurumis, bolsas e nécessaires com símbolos que representam o autismo também foram entregues.
Segundo Ana Paula Fialho, voluntária da Amaes, os itens serão utilizados tanto nos atendimentos terapêuticos quanto no bazar da instituição.
Já recebemos mais de mil amigurumis ao longo dos anos e eles são sucesso absoluto, deixam todos apaixonados. Toda renda arrecadada com as vendas nos ajudam com a manutenção predial da instituição, na compra de produtos de limpeza, produtos de higiene e material pedagógico. É uma doação que nos auxilia na oferta de mais qualidade de vida dos nossos autistas.
Ana Paula Fialho
Atualmente, o projeto Costurando um Mundo Melhor conta com a participação de 140 internos na PSMA1.
A iniciativa integra o Programa de Ressocialização da Sejus, que promove atividades voltadas ao artesanato, empreendedorismo e solidariedade.
De acordo com o secretário de Estado da Justiça, Rafael Pacheco, a proposta é criar oportunidades de capacitação e reintegração social.
“São projetos desenvolvidos em todo o sistema prisional, onde os internos têm a oportunidade de desenvolver novas habilidades, colaborar com a comunidade e fortalecer valores humanos que contribuem para o processo de reintegração social”, destacou.