
Em um cenário no qual a comunicação do varejo busca, cada vez mais, refletir a vida real das pessoas, seus sotaques, ritmos e rituais cotidianos, um personagem com conhecimento profundo e íntimo do jeito do povo faz toda a diferença na construção de laços com os consumidores. Assim nasceu Aldo, “o Disparado”, figura que simboliza simplicidade, humor e proximidade. Desenvolvido pela Ampla para o Novo Atacarejo, ele se junta à Meiry Lanunce na comunicação da marca e inaugura uma fase mais leve e popular da marca, alinhada ao novo posicionamento “É do povo, é do Novo”.Segundo Eduardo Breckenfeld, CSO da Ampla, Aldo representa o colaborador carismático do Novo Atacarejo, com o jeito do pernambucano. Aquele que faz parte do dia a dia das lojas e das histórias daqueles que compram na rede.
TEASER – SPOILER
Com tom leve, regional e acessível, estratégia reforça o slogan “O Melhor, Disparado” – A linguagem visual e verbal da campanha prioriza simplicidade, sotaque regional e identificação com o cotidiano do povo.“Ele nasce para traduzir o espírito popular da marca. Acreditamos que Aldo consegue representar o público e, ao mesmo tempo, conduzir a narrativa da marca com espontaneidade. O personagem permite ao Novo Atacarejo humanizar sua comunicação, gerar empatia e aproximar-se de diferentes perfis de clientes, com tom leve e bem-humorado, traduzindo, de forma simples, o que as lojas da rede entregam todos os dias: praticidade, economia e atendimento que conversam com a realidade das pessoas”, ressalta Breck.
ACABOU O MISTÉRIO
A presença do Aldo reforça valores já reconhecidos pelo público – A estratégia apresenta Aldo, bem como o transforma, juntamente com Meiry, em símbolo da identidade da marca. Sua presença reforça valores já reconhecidos pelo público, como variedade, conveniência e preço baixo, e consolida o slogan “O Melhor, Disparado”, agora em diálogo direto com o novo mote (“É do Povo, é do Novo”). Em cada conteúdo, o personagem assume diferentes funções dentro da loja, sempre atento às melhores ofertas e cuidando de cada detalhe, reforçando a agilidade e eficiência que os clientes associam à rede. A execução está concentrada nas redes sociais e YouTube, garantindo capilaridade e presença no dia a dia dos consumidores. Aldo foi lançado com teasers nas redes sociais, criando expectativa e gerando engajamento do público, que tentava descobrir qual novidade estava por vir.
CONTROLE QUALIALDO
A marca reforça seu compromisso com o cliente ao oferecer uma boa experiência de compra – “A campanha visa consolidar a imagem da rede como opção preferencial no segmento atacarejo para o consumidor moderno, atraído por agilidade, economia e uma experiência consistente. Com Aldo atuando como elo entre marca e cliente, a expectativa é ampliar awareness, elevar fidelização e impulsionar tráfego nas lojas”, conclui Breck. Com seis anos de atuação e 37 lojas em Pernambuco e Paraíba, o Novo Atacarejo vem ampliando sua presença e consolidando-se entre as redes mais relevantes do segmento atacado-varejo. Reconhecida por unir variedade, estrutura moderna e preços competitivos, a marca reforça seu compromisso com o cliente ao oferecer uma experiência de compra combinando economia de atacado com conveniência de varejo.
ALDO SEMPRE DE OLHO
DALE TUA IDEIA PELO ALDO
Ficha técnica
Agência: Ampla Comunicação
Anunciante: Novo Atacarejo
Produtora: Conteúdo de TV
Criação: Rafael Nântua, Ana Victória, Thais Vital, Paola Fernandes, Anderson Florentino
Atendimento: Wanessa Melo, Mayara Cavalcante, Sophia Basílio
Planejamento: Eduardo Breckenfeld, Gabriela Pires, Camila Vasconcelos, Rayane Oliveira
Mídia: Débora Beltrão, João Barbosa, Fernanda Reis, Felipe Silva
Produção: Marília Gouveia, Luana Miranda
Aprovação: Jéssica Almeida, Luana Felix

Na COP30, Bandes apresenta Fundo de Descarbonização como representante nacional de finanças verdes – Embora o Brasil tenha avançado na redução das emissões de gases poluentes, a transição para um padrão de consumo energético mais sustentável ainda demanda ampla discussão e ação coordenada entre governos e instituições financeiras. No cenário nacional, o Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes), supervisor do Fundo de Descarbonização do Estado, tem se consolidado como referência na promoção de investimentos verdes e no apoio à economia de baixo carbono. Na sexta-feira passada, dia 14 de novembro, o diretor-presidente do Bandes, Marcelo Saintive, foi palestrante no painel “Transição Energética: o papel das Instituições Financeiras de Desenvolvimento (IFDs) no financiamento de uma transição energética justa”, promovido pela Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE), durante a COP-30, em Belém, no Pará.

Diálogo sobre como ampliar o financiamento sustentável para a transição energética – No espaço do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), a abertura da discussão foi feita pelo economista-chefe e gerente de Sustentabilidade, Economia e Inovação da ABDE, Eduardo Djanikian. Além de Saintive, a ocasião também contou com a presença do assessor da Diretoria de Infraestrutura, Transição Energética e Mudança Climática do BNDES, Fábio Kono; do especialista em Financiamento Climático do Instituto E+, João Abbud; do CEO da Fama Re.Capital, Sérgio Gusmão; e do professor de Economia na Universidade de Brasília, Jorge Arbache. Reunindo representantes de bancos e agências de desenvolvimento, do setor privado, da sociedade civil e outras organizações, o encontro buscou promover o diálogo sobre como ampliar o financiamento sustentável para a transição energética, de forma inclusiva e alinhada às metas climáticas globais. O debate abordou, entre outros pontos, o papel do Sistema Nacional de Fomento (SNF) na mobilização de capital, formação de parcerias e criação de soluções financeiras que reduzam riscos e ampliem benefícios socioeconômicos.

Os desafios do financiamento à inovação e ao empreendedorismo voltado à transição justa – e efetiva da economia e as novas oportunidades de investimento também estiveram entre os temas pautados. Em sua apresentação, utilizando o Fundo de Descarbonização como exemplo, o diretor-presidente explicou como bancos de desenvolvimento podem elaborar estruturas de financiamento que contribuam para a redução da pegada de carbono de projetos industriais e outros diferentes setores da economia. Segundo apontam os dados do Sistema de Estimativas de Emissões de Gases de Efeito Estufa do Observatório do Clima (SEEG), entre 2023 e 2024, as emissões brutas de gases de efeito estufa do Brasil caíram 16,7%, considerada a segunda maior queda nos índices de poluição climática já registrada no país desde o início das medições, em 1990, e a maior desde 2009, quando o recuo foi de 17,2%.
O Bandes concluiu, no ano passado, o projeto Diagnóstico Climático, que mobilizou mais de 300 empresas – Seguindo esta tendência, o Bandes concluiu, no ano passado, o projeto Diagnóstico Climático, que mobilizou mais de 300 empresas e resultou na elaboração de 25 inventários de Gases de Efeito Estufa (GEE), contabilizando mais de 1,2 milhão de toneladas de carbono. Além disso, em parceria com o Observatório Findes, o banco também mapeou o comportamento das indústrias capixabas: 80% demonstram interesse em adotar medidas de descarbonização, 90% já têm maturidade em eficiência energética e gestão de resíduos, e 56% possuem investimentos previstos nessa área. “O Estado reúne todas as condições para se tornar referência nacional em inovação e tecnologias limpas — com destaque para o hidrogênio de baixa emissão, a energia solar e eólica, o biogás e as soluções de captura e armazenamento de carbono. Mas transformar esse potencial em resultados concretos exige mais do que estudos técnicos: demanda financiamento estruturado, articulação institucional e visão de longo prazo. É nesse ponto que o Bandes atua”, pontua o diretor-presidente.

O Espírito Santo dá um passo firme rumo a um novo modelo de desenvolvimento – Para o banco capixaba, como um dos poucos bancos de desenvolvimento do país, o mundo vive um novo ciclo econômico, em que a competitividade está diretamente ligada à sustentabilidade e o seu objetivo é mostrar que o desenvolvimento só será efetivo se for também ambientalmente responsável, utilizando, para isso, dados, planejamento e visão em longo prazo. “O Espírito Santo dá um passo firme rumo a um novo modelo de desenvolvimento, que une competitividade, inovação e responsabilidade ambiental. O Fundo de Descarbonização traduz essa visão: utilizar recursos do petróleo e do gás para financiar uma economia de baixo carbono, gerando investimentos sustentáveis e de impacto real. Estamos conectando o presente às demandas do futuro e mostrando que é possível crescer com equilíbrio, propósito e compromisso com as próximas gerações. Esse movimento coloca o Estado na vanguarda nacional e o Bandes como referência na integração entre finanças, inovação e responsabilidade climática”, afirma Marcelo Saintive.

O Fundo de Descarbonização – A iniciativa está alinhada ao Plano de Descarbonização e Neutralização das Emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) do Espírito Santo, lançado em 2023, que prevê reduzir em 27% as emissões até 2030 e alcançar a neutralidade de carbono em 2050. O Fundo conta com aporte inicial de R$ 500 milhões do Fundo Soberano do Espírito Santo (Funses) – criado em 2019 para assegurar a gestão responsável das receitas do petróleo e gás natural – e seguirá as diretrizes da CVM e da ANBIMA. “Estamos construindo, junto ao Governo do Estado, mecanismos financeiros capazes de atrair recursos de organismos internacionais e investidores comprometidos com as finanças climáticas — como o Fundo de Descarbonização, que vai fortalecer cadeias produtivas verdes e apoiar o compromisso do Espírito Santo de alcançar a neutralidade de carbono até 2050”, complementa. Além do impacto econômico, o Fundo de Descarbonização tem relevância direta para a sociedade capixaba, ao fomentar práticas empresariais mais conscientes e contribuir para a melhoria da qualidade de vida.
A iniciativa fortalece o compromisso do Espírito Santo com as metas globais de sustentabilidade – e com os princípios de economia de baixo carbono, estimulando a geração de empregos verdes e o uso eficiente dos recursos naturais. Dessa forma, o Bandes se consolida como um agente de transformação, conectando o desenvolvimento regional à agenda climática mundial. Atualmente, o Bandes conduz a fase de estruturação do Fundo de Descarbonização em parceria com o BTG Pactual, instituição vencedora da chamada pública para a gestão dos recursos. O trabalho conjunto visa definir a governança, as estratégias de investimento e o portfólio de produtos financeiros que serão futuramente disponibilizados ao mercado. Essa etapa é fundamental para garantir a eficiência, a transparência e o alinhamento do fundo às melhores práticas internacionais de finanças sustentáveis, assegurando que os recursos mobilizados tenham impacto real na transição para uma economia de baixo carbono no Espírito Santo.
Saiba mais:
www.bandes.com.br/descarbonizacao

Reserva apresenta o pica-pau de fogo e abre as portas no Mestre Álvaro – Uma lenda que nasce na Serra, conta a história de Guaraci e Jaciara, indígenas de etnias rivais, que se amavam em segredo. Para protegê-los, Tupã enviou um pássaro de fogo — uma chama viva que iluminava os seus caminhos. Quando foram descobertos, o casal se transformou nas montanhas Mestre Álvaro e Moxuara. E o pássaro de fogo? Diz a lenda que ele nunca partiu e, todo ano, na noite de São João, retorna para reunir os amantes. Neste mesmo cenário, revivendo a lenda, nasce a nova loja da Reserva, inspirada na força do recomeço, na coragem de brilhar, e o nosso pica-pau de fogo mantendo a chama que nunca se apaga lá no alto. O ponto alto será nesta quarta-feira, a partir das 18 horas.

CLAC destaca histórias de sucesso da cafeicultura Fairtrade e lança Manifesto Climático na COP30 – Em um encontro marcado pela força das narrativas e pela urgência climática, a CLAC – Coordenadora Latino-Americana e do Caribe de Pequenos Produtores e Trabalhadores de Comércio Justo – apresentou, nesta segunda-feira, dia 17 de novembro, no Pavilhão Climate Live Entertainment + Culture, na Blue Zone da COP30, seu Manifesto Climático, documento construído por 200 mil cafeicultores Fairtrade da América Latina e do Caribe.O manifesto alerta para os efeitos já visíveis das mudanças climáticas sobre a produção de café na região e pede ação imediata para garantir a sobrevivência da cafeicultura, dos meios de vida das famílias produtoras e da segurança alimentar global.O encontro reuniu o cafeicultor capixaba Renato Theodoro, membro do Conselho Diretivo da CLAC, presidente da CAFESUL e liderança da rede de café Fairtrade no Brasil, e a ativista da justiça climática Natalia Tsuyma, em uma conversa transmitida ao vivo pelos canais do Fairtrade UK (Instagram) e Climate Live (TikTok), em português e inglês. A sessão deu voz aos agricultores, especialmente aqueles que vivem na linha de frente das mudanças climáticas.

Histórias de quem vive o impacto climático no campo – Renato Theodoro, que nasceu e cresceu em uma propriedade familiar em Muqui (ES), dedicou sua trajetória à defesa do comércio justo, da inclusão produtiva e da proteção dos recursos naturais. Desde 2010 à frente da CAFESUL, ele atua diretamente na construção de estratégias de mitigação e adaptação climática para a cafeicultura de montanha, área altamente vulnerável ao aumento das temperaturas e à irregularidade das chuvas.“Nós estamos falando de um trabalho que é feito diurnamente no Fairtrade, nas nossas cooperativas, e mostrando para o mundo qual é a mensagem que queremos transmitir dentro da COP30 dos pequenos produtores da América Latina e do Caribe”, destacou Renato. Ao comentar os desafios da adaptação, o líder reforçou: “A gente quer mostrar que já fazemos um trabalho importante na mitigação e adaptação das novas dinâmicas climáticas, mas precisamos de apoio e de suporte dos governos e das empresas para poder fazer cada vez mais esse trabalho acontecer.”

A importância do fortalecimento das juventudes rurais dentro dos sistemas alimentares sustentáveis – A ativista da justiça climática Natalia Tsuyma ressaltou a importância do fortalecimento das juventudes rurais dentro dos sistemas alimentares sustentáveis. Seu depoimento emocionou o público ao conectar sua própria trajetória com a luta das famílias agricultoras. “Para mim foi incrível participar desse bate-papo. Eu amei ouvir o Renato e saber mais do trabalho incrível que a Fairtrade e a CLAC estão fazendo no Brasil. Enquanto muitos jovens saem do campo e vão para a cidade, fico muito feliz de ver que existem pessoas lutando para que a juventude plural tenha vez e continue no seu território”, afirmou. Já para Catalina Jaramillo, diretora regional Cone Sul da CLAC, a sessão representou um recorte potente do que a rede de produtores constrói diariamente: conhecimento coletivo, fortalecimento das cooperativas e ação climática enraizada na vida real. “Foi maravilhoso. Nunca vi em um só momento falar de tantas coisas. Passamos pelo cooperativismo, pela renda digna, pelos projetos… foi fantástico. Os jovens se envolvendo nas cooperativas foi muito bom, adorei o bate-papo”, finalizou.

Manifesto Climático – Durante a COP30, a CLAC apresentou ao público global o Manifesto Climático da Rede de Café Fairtrade, um documento construído a partir da vivência de produtores que já enfrentam perdas por estiagens prolongadas, irregularidade das chuvas, aumento das temperaturas, pragas favorecidas pelo calor, elevação do custo de produção e abandono da atividade por falta de renda e apoio técnico. O manifesto pede maior financiamento climático direto aos agricultores, políticas públicas que garantam renda digna e permanência no campo, investimentos em pesquisa e assistência técnica, apoio internacional para cadeias sustentáveis e de comércio justo e inclusão ativa de jovens e mulheres nas estratégias de adaptação climática.

Sobre a CLAC – A Coordenadora Latino-Americana e do Caribe de Pequenos Produtores e Trabalhadores de Comércio Justo (CLAC) representa mais de 1.300 organizações e mais de um milhão de famílias em 24 países. A organização atua na defesa de direitos, no fortalecimento das cooperativas e na construção de modelos econômicos que valorizam a renda digna, a sustentabilidade ambiental e o futuro das comunidades rurais.

Seus direitos na Black Friday: como identificar promoções reais e evitar abusos – Com a intensificação das ofertas da Black Friday, que acontece no próximo dia 28, aumentam também as tentativas de golpe, falsas promoções e descumprimento de garantias. Para evitar prejuízos, o professor e especialista em Direito do Consumidor, Ricardo Maurício Soares, da Faculdade Baiana de Direito, destaca os principais direitos assegurados pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC).“O consumidor tem direito à informação clara e precisa. Isso significa obter dados completos sobre preço, forma de pagamento, características do produto e eventuais limitações antes de fechar a compra”, explica o especialista. Segundo o Reclame Aqui, a Black Friday de 2024 registrou um recorde de reclamações, com cerca de 14,1 mil queixas envolvendo propaganda enganosa, atraso na entrega e problemas na finalização da compra, demonstrando que, mesmo com o avanço das vendas online, práticas abusivas ainda são comuns.
Entre os cuidados essenciais, o especialista reforça pontos fundamentais – Direito à informação objetiva e transparente: Nenhum produto pode ser anunciado com dados incompletos ou confusos. As informações de preço, condições de pagamento e características do item devem ser claras, verdadeiras e acessíveis.
– Direito de arrependimento em até 7 dias: Compras feitas online, por aplicativo ou telefone podem ser canceladas em até sete dias após o recebimento, sem necessidade de justificativa.
Proibição de publicidade enganosa: Descontos irreais, preços inflados antes da Black Friday e ofertas que não correspondem à realidade configuram prática ilegal.
Garantia legal e contratual dos produtos: Mesmo em promoção, todo produto tem garantia legal — 30 dias para bens não duráveis e 90 dias para duráveis. A garantia contratual, quando oferecida, vem além e também deve ser respeitada.
A informação é a principal ferramenta de proteção do consumidor – O especialista também destaca que, caso o consumidor seja lesado por oferta enganosa, atraso na entrega, descumprimento de condições anunciadas ou qualquer prática abusiva, ele pode exigir ressarcimento integral dos prejuízos. Além disso, empresas que vendem online devem oferecer canais de atendimento eficazes, sem dificultar cancelamentos, trocas ou devoluções. “A informação é a principal ferramenta de proteção do consumidor na hora de tomar a melhor decisão de compra. Quem conhece seus direitos evita prejuízos e compra com mais segurança e tranquilidade”, conclui Ricardo Maurício Soares, que é pós-doutor em Direito.
Record Plus transmite a grande final do Miss Universo na Tailândia – O glamour do maior concurso de beleza do mundo volta a ser transmitido por uma emissora de TV no Brasil. A Record Plus realizará a transmissão do Miss Universo 2025, ao vivo, direto da Tailândia. O sinal para a transmissão será liberado gratuitamente para o evento. Essa é a primeira vez que o concurso é transmitido pelo streaming e para essa data, o sinal será liberado gratuitamente para que os brasileiros possam torcer pela representante brasileira, a piauiense Maria Gabriela Lacerda, 23 anos, que traz grandes expectativas de levar o Brasil ao Top 5 Mundial. A Miss Brasil 2020, Julia Gama, estará na cobertura dos bastidores da competição, pela Telemundo, do Grupo NBC Universal. Enquanto no Brasil, a atração será apresentada por Michelle Barros, com comentários de Natália Guimarães, Miss Brasil 2007. Com essa transmissão, a organização do concurso pretende resgatar o glamour e o prestígio do Miss Universe Brasil, que para 2026 chegará totalmente reformulado. Na foto, Julia Gama e Natália Guimarães.

A transmissão acontece ao vivo na quinta-feira, 20 de novembro, pelo streaming com sinal liberado e também pelo portal R7 – O evento é liderado pelo empresário Rodrigo Ferro, que mantém ao seu lado a esposa Carla Ferro, conta com a direção de operações de Julia Gama e com a direção estratégica de Natália Guimarães. Além das atualizações de regulamento, mais alinhado à mulher moderna, o destaque vai para a Casa da Miss, instalada no Morro dos Anjos Resort, ao norte do Paraná. O espaço que tem o objetivo de concentrar toda a preparação da próxima Miss Brasil para a competição internacional já vem sendo considerado o maior centro de preparação de misses da América Latina. “Queremos que o Miss Universe Brasil volte a ser a paixão nacional do brasileiro, que parava em frente à TV em décadas anteriores para acompanhar a disputa e torcer pelas candidatas brasileiras”, revela Rodrigo Ferro.

Inauguração da árvore de Natal da Coca-Cola FEMSA Brasil no Parque Villa-Lobos – Erguida pela Coca-Cola FEMSA Brasil, a árvore de Natal oficial da cidade de São Paulo foi inaugurada no dia 15 de novembro, no parque Villa-Lobos. A atração leva o mote “Pegue uma Coca-Cola e viva o Natal” e ficará aberta para visitação gratuita até 6 de janeiro de 2026. Idealizada pela AKM, a árvore de Natal da Coca-Cola FEMSA Brasil chega à sua 9ª edição consolidando-se como um dos maiores símbolos natalinos do país. Com 55 metros de altura, 21 metros de diâmetro e uma estrela de 4,8 metros, a árvore conta com 288 mil pontos de luz, 162 elementos de decoração e um carrossel imersivo de 26 metros, um dos maiores do mundo, que convida o público a viver uma experiência sensorial única.
No local da estrutura também foi montado um dos maiores carrosséis do mundo – “Essa é uma data muito especial para nossa marca, na qual abraçamos o espírito da época e, com atrações como a árvore e a Caravana de Natal Coca-Cola, assumimos o papel de levar a magia natalina para milhares de pessoas. Somos muito gratos por poder criar essas memórias junto ao imenso público que se conecta ainda mais conosco nesse período. Vamos, cada uma da sua maneira e com suas pessoas queridas, pegar uma Coca-Cola e viver o Natal!”, afirma Luciano Sá, gerente de Experience & Prestige Accounts da companhia. O evento de abertura deve reunir cerca de 5 mil pessoas, que poderão acompanhar o acendimento das luzes, a chegada do casal Noel na Caravana de Natal Coca-Cola FEMSA Brasil e uma apresentação das cantoras Luiza e Zizi Possi.
Um dos grandes símbolos dessa edição é o carrossel na base da árvore – “É uma alegria seguir ao lado da Coca-Cola FEMSA na criação de um projeto tão emblemático. São 8 anos que estamos juntos e em 2025 apresentamos a maior estrutura criada, traduzindo em cada detalhe o conceito ‘O amor que gira o mundo’. O Natal é a data mais esperada e celebrada do ano. Junto com a Coca-Cola, queremos que o público viva essa magia de forma única, por meio de experiências imersivas que despertem o encantamento e a conexão entre as pessoas. Um dos grandes símbolos dessa edição é o carrossel na base da árvore, um dos maiores do mundo, que tangibiliza o movimento e a energia do amor que nos une e faz o mundo girar.” comenta Juliana Pileggi Suplicy, CEO da AKM. A partir de 16 de novembro, o carrossel imersivo inicia seu funcionamento regular, com sessões abertas ao público durante os finais de semana. A expectativa é de que, ao longo do período de exibição, 1,6 milhão de pessoas sejam impactadas pela Árvore de Natal, enquanto o circuito imersivo deve receber cerca de 35 mil visitantes. “Neste ano, o Natal na cidade de São Paulo será histórico, com muitas luzes e experiências. Queremos marcar esta edição como a maior de todos os tempos”, afirma o Secretário Municipal de Turismo, Rui Alves. “A Coca-Cola é uma parceira de longa data da Cidade de São Paulo e tornou-se referência no Natal não apenas aqui, mas em todo o mundo, por isso, a continuidade dessa parceria, neste ano em especial, é tão importante e estratégica”, conclui.