
Brasileiro raiz sabe: café bom é no copo de requeijão. E rádio boa? É aquela que toca o som do nosso gosto, falando nossa língua e com a cara do povo. Essa ideia, somada ao bom humor, deu origem à campanha “O Puro Suco do Brasil”, criada pela Ampla para apresentar a nova identidade da FM O Dia (90,5 FM), no Espírito Santo, em parceria com a Rede Vitória, da qual a rádio faz parte. Além de renovação visual, a ação reforça o posicionamento da emissora no Estado, onde chegou em 2024, destacando sua essência popular, alegre e próxima da audiência, conectando uma marca de alcance nacional ao imaginário popular, falando diretamente ao coração do ouvinte capixaba.

Com bom humor, sotaque local e muita música, comunicação reforça conexão da rádio com o público capixaba – “Após estudo aprofundado, a Ampla entendeu a principal força da FM O Dia e sua capacidade de estabelecer uma relação próxima e genuína com o público. Partindo dessa premissa, usando a expressão ‘o puro suco do Brasil’, popularizada nas redes sociais para descrever o ‘tipicamente brasileiro’, construímos identidade visual vibrante e bem-humorada, recheada de elementos culturais locais. O objetivo é fazer a FM O Dia ser vista como parte da rotina e da linguagem do Espírito Santo e não como uma rádio ‘de fora’”, explica Bruno Reis, diretor de Criação da Ampla-ES.Com expressões típicas, ritmo contagiante e visual misturado à brasilidade com referências regionais, a nova identidade procura reforçar o sentimento dos ouvintes de que a rádio pode ter sotaque carioca, mas tem coração capixaba.

Um dos pontos altos da campanha é o filme de 45” produzido pela Inpacto – Para isso, adiciona “tempero local” por meio de elementos visuais típicos do Espírito Santo. Dessa forma, era preciso traduzir esse DNA popular e, ao mesmo tempo, mostrar como a rádio está no dia a dia dos capixabas, com respeito e identificação. Um dos pontos altos da estratégia é o filme de 45 segundos, produzido pela Inpacto e dirigido por Dudu Almeida. A campanha, que também conta com outdoor, webbanner e posts nas redes sociais, apostou em quem realmente tem voz e cara da rádio: os próprios locutores. Carolzinha, Marla, Moreno e DJ Rabannada são os protagonistas, cantando jingle inédito, criado pela equipe da rádio. A escolha, dessa forma, reforça o vínculo com o público e valoriza o carisma desses comunicadores, que já são figuras marcantes para os ouvintes. “A FM O Dia já está presente no Espírito Santo e, como parte do planejamento, estamos desenvolvendo mais uma etapa da campanha de regionalizar a marca já tão conhecida no Brasil, conectando com os capixabas”, destaca Marla Oliveira, diretora de Negócios da Ampla-ES.

filme
Ficha técnica
Agência: Ampla Comunicação
Cliente: Rede Vitória
Diretor de Criação: Bruno Reis
Head de criação: Thauana Moreira
Coordenação de criação: Izabella Rodrigues
Criação: Rogério Campos e Bia Ferreira
Produção: Mila Neri
Diretora de Negócios: Marla Oliveira
Coordenação de Negócios: Isabela Gava
Atendimento: Hanna Bizi
Produção de Vídeo: Inpacto Produções
Direção: Dudu Almeida
Aprovação: Karime Falcão e Dawan Maciel

CoffeES 2025 encerra terceira edição reforçando protagonismo do café capixaba – O Espírito Santo foi palco, entre os dias 18 e 20 de setembro, da terceira edição do Festival CoffeES, realizado no estacionamento do Shopping Vitória. Com entrada gratuita, o evento consolidou-se como a maior vitrine do setor cafeeiro capixaba, reunindo mais de 15 mil visitantes, produtores, baristas, mestres de torra, especialistas e empreendedores. Ao todo, estimasse que 60 mil café foram servidos. Durante os três dias, a programação foi intensa: workshops, aulas-show, degustações gratuitas, competições de barismo e lançamentos movimentaram os espaços. O público pôde conhecer mais sobre os métodos de preparo, participar de experiências sensoriais, acompanhar palestras com especialistas nacionais e internacionais, além de prestigiar o Salão do Chocolate Artesanal Capixaba, que se tornou um dos pontos altos da edição.

O talento dos baristas em transformar o café com leite em arte – O TNT Latte Art, realizado na quinta-feira (18), abriu as competições de forma descontraída, mostrando o talento dos baristas em transformar o café com leite em arte. Os três campeões foram Silvano Barroso, em primeiro lugar, Manoel Moratte, em segundo lugar, e Luiz Coelho, em terceiro lugar. Já o Campeonato Capixaba por Aeropress Brasil e o especial Campeão dos Campeões, que comemorou 10 anos da modalidade no país, reuniram nomes de destaque da cena nacional e atraíram grande público nos dias 19 e 20. Bruno Brasilino é o campeão do Capixaba, enquanto o barista Mayonn Del Sant ficou em primeiro lugar no Campeão dos Campeões, e vai para Coreia do Sul como parte do time Brasil, junto ao santista Caio Lucena.

O CoffeES mostrou os cafés de mais de 40 expositores – Para Alessandro Eller, chef e presidente do Instituto Panela de Barro, o festival cumpriu seu papel de aproximar o capixaba do café de excelência produzido no estado. “O CoffeES mostrou que o Espírito Santo não é apenas um gigante na produção, mas também um celeiro de inovação, cultura e oportunidades. Tivemos uma participação intensa do público e um saldo positivo para os empreendedores, que viram no evento um espaço de valorização e crescimento”, destacou. Entre os mais de 40 expositores, o empresário Raul Guizelini, do Terrafé, ressaltou a importância do evento para os negócios. “Foram dias de muitas conexões. Tivemos a chance de fechar parcerias estratégicas, ampliar nossa rede de contatos e apresentar nossos cafés para novos clientes. O valor gerado em negociações e oportunidades durante o CoffeES é inestimável para empresas que querem crescer e se consolidar no mercado”, afirmou.

O café é um dos pilares da economia capixaba – O secretário da Agricultura do Espírito Santo, Enio Bergoli, também destacou o impacto do festival. “O café é um dos pilares da economia capixaba, e o CoffeES reforça essa posição ao projetar nossa produção para além das fronteiras do estado. Mais do que uma feira, foi um espaço de aprendizado, negócios e fortalecimento do nosso setor”, disse. Com shows de Serginho Oliveira, Novelo e Nano Vianna, a programação musical deu o tom de celebração a um evento que uniu negócios, cultura e identidade capixaba. Realizado pelo Instituto Panela de Barro, o Festival CoffeES contou com o apoio do Sebrae-ES, do Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria da Agricultura (Seag-ES) e da Aderes.

Aegea ES lança Programa de Educação Ambiental em Saneamento na Serra – A Aegea Espírito Santo lançou na Serra o Programa de Educação Ambiental em Saneamento (PEAS). Conduzido pela concessionária Ambiental Serra, o projeto prevê beneficiar diretamente mais de seis mil pessoas, por meio de ações educativas e de mobilização social, alcançando indiretamente mais de 30 mil moradores ao longo de 2025. Este programa reforça o compromisso da Aegea ES – que opera em regime de parceria público-privada (PPP) com a Cesan – com a saúde, qualidade de vida e preservação ambiental dos moradores das cidades que opera. Para a diretora presidente da Aegea ES, Lucilaine Medeiros, o programa representa um passo importante na construção de uma nova consciência da população. “O saneamento vai além de projetos de infraestrutura. Significa mais saúde, qualidade de vida e educação para todos. Esse projeto conecta a população da Serra a um olhar mais consciente sobre o meio ambiente, estimulando mudanças de comportamento que beneficiam toda a cidade”, reforçou Lucilaine.

Programa de Educação Ambiental em Saneamento (PEAS) – O Programa de Educação Ambiental em Saneamento (PEAS) contará com inúmeras ações contínuas e segmentadas, contemplando diferentes públicos e comunidades do município. Entre as iniciativas programadas estão atividades realizadas em centros comunitários, escolas e nas próprias ruas dos bairros, garantindo maior alcance e engajamento da população.
Entre as iniciativas programadas estão:
• Circuitos do Conhecimento, com palestras e dinâmicas educativas;
• Treinamentos e visitas às Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs), dentro do programa Portas Abertas;
• Blitz comunitárias, com caráter orientativo, educativo e de conscientização;
• Visitas de diagnóstico técnico em bares e restaurantes;
• Treinamento de colaboradores do setor de alimentação;
• Ações porta a porta, com visitas de acompanhamento e orientação direta à população.

Até o momento, as atividades estão previstas para serem realizadas nos bairros: Central Carapina, Jacaraípe, Planalto Serrano, Bairro das Laranjeiras, Novo Horizonte, Cidade Continental, Carapebus, José de Anchieta, Nova Carapina e Jardim Limoeiro. O diretor executivo da Aegea ES, Marcello Dall’Ovo, ressalta que esta iniciativa é alinhada com a missão da empresa. “Investimos em tecnologia, obras e expansão, mas também entendemos que o engajamento social é determinante para que os resultados sejam sustentáveis. O PEAS é um exemplo claro de como podemos transformar realidades a partir da informação e da participação ativa da comunidade”, frisou Marcello.
Bordô Networking chega ao mercado para preencher a lacuna de relacionamento entre o nível gerencial – Surge no mercado brasileiro a Bordô Networking, um grupo criado para fortalecer conexões entre gerentes de Marketing e Comunicação, promovendo rodas de conversa mediadas e trocas de experiências práticas durante encontros agradáveis. A iniciativa nasce com o objetivo de preencher uma lacuna: embora existam diversos grupos de networking voltados a executivos de alto escalão (C-Level), poucos são os espaços desenhados especificamente para quem está na linha de frente da execução estratégica das marcas. “A Bordô Networking nasceu para valorizar esse nível gerencial de executivos, que têm papel fundamental em transformar tendências e ideias em resultados reais para os negócios. Queremos criar um ambiente de confiança, acolhimento e inspiração, em que os profissionais possam trocar experiências, formar parcerias significativas e estar mais preparados para sua trilha de formação como CMOs”, afirma Luciana Padovani, cofundadora do Bordô Networking.
O grupo estreia no próximo dia 2 de outubro de 2025 – às 19h, no Miya Wine Bar, em São Paulo, reunindo 30 executivos de empresas como Banco Safra, Baruel, B3, Braskem, L’Occitane, Seara, Santander, Smiles, Stix, Banco Inter, Itaú, Electrolux, Diageo, Serena entre outras. O tema escolhido para a primeira mesa de conversa é “O crescimento da influência chinesa no cenário do Marketing brasileiro”, que terá na mesa Ana Laura Sivieri, executiva de Marketing & Comunicação com 30 anos de experiência, incluindo liderança global na Braskem; Jorge Gloss, especialista em posicionamento de marcas de diferentes culturas, com atuação no AliExpress e, atualmente, no desenvolvimento da marca JOVI (Vivo China Mobile Co.) no Brasil e Carlos Scappini, Co-Founder e Sócio da Music2/Mynd e BillBoard. Na foto, Luciana Padovani, Juliene Nigro e Ranieri Trecha, cofundadores do Bordô.

O Bordô Networking promove um formato diferenciado – Além de discussões sobre tendências e desafios atuais, o Bordô Networking promove um formato diferenciado: o “netwineing” gerencial, onde cada encontro combina jantar harmonizado, troca de insights estratégicos e oportunidades de colaboração em um ambiente exclusivo. A primeira edição do evento conta com patrocínio master da Mootag, agência que integra estratégias de branding e performance, oferecendo um menu de soluções personalizadas, desde inteligência de dados até mensuração de campanhas, para criar experiências marcantes entre as marcas e seu público, e co-patrocínio da Mynd, maior especialista em marketing de influência e entretenimento da América Latina, e da ADSPLAY, que desenvolve planos de mídia de acordo com os objetivos dos clientes e operam campanhas para audiências amplas ou ultra segmentadas.

Vale Música celebra 25 anos no Espírito Santo com série de concertos gratuitos – Em comemoração aos seus 25 anos de atuação no Espírito Santo, o Projeto Vale Música preparou uma programação especial para o mês de outubro, que inclui o pré-lançamento de um álbum inédito e a realização de três concertos dos grupos de referência do projeto, acompanhados por convidados especiais. As ações são totalmente gratuitas e têm patrocínio da Vale, com iniciativa e articulação do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e realização da Estação Conhecimento Serra e do Ministério da Cultura. Reconhecida como a mais antiga iniciativa de educação musical da Vale em atividade no Brasil, o Vale Música Espírito Santo é um dos pilares do Programa Vale Música, rede colaborativa de ensino e aprendizagem composta por projetos musicais do Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Pará, juntamente com as maiores orquestras do país. “O Programa Vale Música amplia os horizontes de crianças e jovens ao mostrar que a música tem o potencial de transformar vidas, até mesmo como perspectiva de futuro profissional. Possibilita uma riqueza de experiências para os estudantes, que já participaram de turnês e grandes festivais de música e têm a oportunidade de explorar os diversos diálogos possibilitados pela música de concerto”, afirma o diretor presidente do Instituto Cultural Vale, Hugo Barreto.

“Orquestra Jovem Vale Música convida Mestrinho” – A série de três concertos comemorativos terá início em 5 de outubro, com o espetáculo “Orquestra Jovem Vale Música convida Mestrinho”, às 17h, na Praia da Guarderia, em Vitória. No palco, a orquestra formada por ex-alunos do Projeto Vale Música e por alunos matriculados receberá o cantor, compositor e acordeonista sergipano Mestrinho, que tem forte ligação com a música nordestina e a MPB. Ao todo serão 50 músicos no palco, com faixa etária de 18 a 37 anos. Segundo o maestro Lucas Anizio, o concerto foi idealizado pela coordenadora do Projeto Vale Música Espírito Santo, Júlia Sodré, e tem como inspiração o disco “O Grande Encontro”, projeto musical que reuniu os artistas Alceu Valença, Elba Ramalho, Geraldo Azevedo e Zé Ramalho para celebrar a riqueza da música nordestina. Entre as 14 obras selecionadas para o concerto, destacam-se canções como “Coração Bobo” (Alceu Valença), “Chão de Giz” (Zé Ramalho), “Disparada” (Geraldo Vandré e Théo de Barros), Dona da minha cabeça (Geraldo Azevedo e Fausto Nilo) e o medley reunindo “Banho de cheiro” (Carlos Fernando) e “Frevo Mulher” (Zé Ramalho). “A ideia é trazer a essência da nossa música raiz em forma de alegria, amor e muita emoção. Para abrilhantar ainda mais esse encontro, convidamos o Mestrinho, artista que vem se destacando no meio musical por sua sensibilidade e musicalidade baseada em raízes brasileiras”, explica o maestro Lucas Anizio.

“Vale Música Jazz Band convida Os Garotin” – No dia 15 de outubro, será realizado o concerto “Vale Música Jazz Band convida Os Garotin”, às 19h30, no Parque Cultural Casa do Governador, em Vila Velha, com regência de Tiago Veloso. Formado por Léo Guima, Anchietx e Cupertino, o grupo Os Garotin é considerado uma revelação da música brasileira, navegando por diversos ritmos e gêneros musicais como o R&B, soul, MPB e pop. Em 2024, o grupo recebeu o Grammy Latino na categoria Melhor Álbum de Pop Contemporâneo em Língua Portuguesa. A seleção musical reunirá um pot-pourri de canções de Ed Motta e Tim Maia, representando a soul music brasileira, além de temas do maestro Nelson Ayres e do trombonista, compositor e produtor capixaba Joabe Reis. Em seguida, a Vale Música Jazz Band e Os Garotin vão interpretar sucessos do grupo carioca, como “Calor do Momento”, “Zero a Cem” e “Queda Livre”. Para o maestro Tiago Veloso, o concerto “Vale Música Jazz Band convida Os Garotin” vai proporcionar o desenvolvimento dos educandos, na medida em que insere o grupo em um ambiente de criação profissional e colaborativo. “Eles aprendem a adaptar seu estilo musical a um novo repertório, a trabalhar em equipe e a lidar com a dinâmica de uma performance ao vivo com artistas reconhecidos nacionalmente. A oportunidade de dividir o palco com um grupo que está em destaque na música atual oferece um aprendizado prático e uma vivência de palco inestimáveis”, destaca.

“Festa Brasileira” – Fechando a série de concertos, a Orquestra Jovem Vale Música vai apresentar o espetáculo “Festa Brasileira”, no dia 17 de outubro, às 19h30, no Parque da Cidade, na Serra. Com regência de Ludhymila Bruzzi, o repertório vai demonstrar a diversidade de ritmos brasileiros, com sucessos do samba, pagode, forró, frevo, baião e da black music nacional, em arranjos para orquestra assinados por Calvin Sucena, Danilo Aguiar e Fabio Diamante. Para esta apresentação, a Orquestra Jovem Vale Música vai contar com a participação de 27 integrantes de 12 a 25 anos de idade, em instrumentos de cordas, percussão e sopros. A maestra Ludhymila Bruzzi conta que a proposta do concerto é celebrar o aniversário de 25 anos do Vale Música no Espírito Santo, reunindo grandes sucessos da cultura popular em arranjos sinfônicos. “O programa valoriza ritmos brasileiros como o samba, pagode, axé e frevo, traduzindo para a linguagem orquestral músicas que fazem parte da memória afetiva e coletiva do povo, em uma grande festa musical, por isso o nome Festa Brasileira”, explica Ludhymila.

“Tinta Fresca” – Para coroar a programação de 25 anos do Vale Música, a partir de 5 de outubro o público poderá conferir uma prévia do álbum “Tinta Fresca”, gravado pela Vale Música Jazz Band, por meio de uma parceria com o Estúdio de Música da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Com regência dos maestros Eduardo Lucas e Tiago Veloso, o lançamento reunirá obras inéditas de compositores capixabas que transitam com desenvoltura pelo universo do jazz. Entre as músicas que serão disponibilizadas no site https://projetotintafresca.my.canva.site/ estão “Alma de gato”, de Célio Paula; “De manhã”, de Roger Rocha; “Havana café”, de Alexandre Borges; “Overture”, de Everson Salazar; e “Primeira dose”, de Joabe Reis. “O objetivo do projeto é valorizar e promover o reconhecimento dos talentosos compositores capixabas. As gravações buscam proporcionar uma experiência única de apreciação da criatividade musical local”, afirma o maestro Tiago Veloso.

Megamatte lança campanha com Bárbara Borges e Iran Malfitano para reforçar posicionamento da marca no país – A Megamatte iniciou uma nova fase de comunicação ao contratar o casal de atores Bárbara Borges e Iran Malfitano como protagonistas de sua campanha de posicionamento, apresentada na última Convenção, em julho. A estreia já aconteceu nas redes sociais da marca de alimentação saudável, que conta com aproximadamente 150 franquias em todo o país. Bárbara e Iran trazem naturalidade e conexão para os conteúdos, que exploram situações cotidianas de forma leve e bem-humorada. A campanha foi desenhada para duas frentes: no B2C, para reforçar os pilares de sabor e saudabilidade ao mostrar como os produtos Megamatte se integram ao dia a dia do casal; no B2B, ao destacar o apelo da marca junto ao público final e evidenciar a solidez do negócio para potenciais franqueados “Essa campanha traduz muito do nosso DNA, porque aproxima ainda mais o consumidor do que oferecemos: sabor, saudabilidade e autenticidade. Ao mesmo tempo, mostra para investidores o quanto nossos produtos têm relevância no mercado”, afirma Julio Monteiro, CEO da Megamatte.

Rede carioca aposta em esquetes leves e bem-humoradas com casal de atores – Além da campanha digital, a Megamatte avançou também em sua estratégia de crescimento. No último dia 23 de setembro, a rede promoveu o evento “Franchising em Foco – Patrocínio Megamatte”, na sede da ABF Rio, na Barra da Tijuca. O congresso se tornou uma oportunidade para potenciais investidores conhecerem de perto o modelo de negócio, ouvir depoimentos de franqueados e participar de um sorteio de até R$ 5.000 de desconto na taxa de franquia. Com a combinação de uma campanha de alto impacto e iniciativas voltadas à expansão, a Megamatte reforça sua presença no mercado e mantém a meta de abrir 18 novas unidades até o fim de 2025. “A ideia é acelerarmos a nossa expansão com responsabilidade. Temos trabalhado em parcerias institucionais, modernização dos modelos de negócio e em ações de marketing que trazem grande impacto, incluindo personalidades conhecidas e lançamentos de produtos inovadores”, conclui Monteiro.