Ampolas de sangue foram encontradas descartadas de forma irregular em um terreno baldio às margens da Rodovia Leste-Oeste, no bairro Vale Encantado, em Vila Velha. O flagrante foi registrado por um pedestre que passava pela região e gravou um vídeo.
Nas imagens compartilhadas em redes sociais, é possível ver dezenas de ampolas jogadas em meio ao lixo que depositado às margens da rodovia. O material clínico está etiquetado com o nome de pacientes. Dentro dos tubos, há resquícios de substância semelhante a sangue.
“Isso é um perigo. Deveria ser tratado de forma diferente. A empresa responsável tem que ser punida”, afirma o pedestre na gravação.
A reportagem do Folha Vitória procurou a Prefeitura de Vila Velha. Em nota, a Administração informou que, até o momento, não recebeu qualquer notificação ou denúncia formal sobre o descarte irregular de resíduos laboratoriais no bairro Vale Encantado.

“A Secretaria Municipal de Saúde esclarece que o material registrado em vídeo não pertence a nenhuma unidade de saúde do município, tampouco a laboratórios contratados pela administração pública”, afirma a prefeitura.
A Secretaria de Serviços Urbanos acionou uma equipe para ir ao local e realizar a retirada dos resíduos para iniciar a apuração da origem do material. O material vai ser encaminhado para descarte conforme determina a legislação.
“O município também vai tentar identificar o responsável pelo descarte. Caso o laboratório ou pessoa física seja localizado, responderá de acordo com a legislação sanitária, ambiental e penal aplicável”, diz a nota.
Crime ambiental
Segundo a prefeitura, o gerenciamento e a destinação final de resíduos de serviços de saúde são de responsabilidade exclusiva do estabelecimento gerador, conforme normas federais, estaduais e municipais.
O descarte incorreto desses resíduos configura infração sanitária e pode caracterizar crime ambiental.
Além disso, o descumprimento das regras para manejo, transporte e descarte desses materiais pode gerar multas, interdição do estabelecimento, cassação de licença e até responsabilização criminal, conforme a Política Nacional de Resíduos Sólidos.
Em Vila Velha, denúncias de descarte irregular podem ser registradas pela Ouvidoria Municipal, no telefone 162.