
Sempre quando dezembro está acabando e o ano está prestes a virar a página, um velho hábito volta a ganhar força: as simpatias de Ano Novo. Seja pular ondas ou guardar sementes de romã na carteira, cada gesto carrega a esperança de atrair sorte, amor, saúde ou prosperidade no ciclo que começa.
Mais do que superstição, esses rituais mostram que, para muitos, a virada do ano é sobre fé, tradição e desejo de mudança.
Existem várias simpatias de Ano Novo, desde as mais tradicionais até as mais desconhecidas. O Folha Vitória fez uma seleção de oito. Agora, você irá conhecê-las e, quem sabe depois, ter um 2026 próspero, com muita saúde, sorte e amor.
Se você busca dinheiro

Dizem que dinheiro não traz felicidade, mas também há quem diga que sim. Se você busca dinheiro no próximo ano, essas duas simpatias são para você.
- Como se dinheiro chamasse por dinheiro, coloque uma nota de dinheiro no sapato para passar a virada.
- Espalhe punhados de arroz cru por todos os cantos da casa, mentalizando seu desejo de prosperidade para você e toda sua família. Retire o arroz no dia 6 de janeiro, Dia de Reis, e jogue-o no jardim.
Se você quer um amor

Quer começar a namorar em 2026? Se você deseja um amor duradouro que permaneça ao seu lado em todas as viradas do ano, anote essas simpatias.
- Anote o nome dele(a) sete vezes em um papel e guarde-o no sapato do pé esquerdo. À meia-noite do dia 31, bata o pé sete vezes no chão, repetindo o nome escrito a cada pisada.
- Coloque as pétalas de sete flores de laranjeira junto a algumas gotas do seu perfume favorito e uma colher de sopa de mel. Misture em dois litros de água fervente, coloque em um recipiente de vidro e espere esfriar. Coloque as pétalas de sete rosas vermelhas e jogue a mistura do pescoço para baixo antes do banho, pedindo que um amor verdadeiro apareça para você. Tome banho normalmente e não conte a ninguém que fez a simpatia.
Se você quer ter saúde

Se em 2026 você deseja muita saúda, aqui vão duas recomendações de simpatias:
- Use peças verdes na festa de Ano Novo.
- Na manhã do dia 31 de dezembro, separe um punhado de folhas de eucalipto, melissa e hortelã. Lave-as bem, ferva em dois litros de água e coe. Quando estiver morno, depois de tomar banho, jogue essa água no corpo do pescoço para baixo, dizendo: “Ano Novo, novos tempos. Que a saúde boa venha e, com alegria, que Deus a tenha”. Enxugue-se com uma toalha branca e continue usando-a normalmente. Se quiser, jogue as sobras do banho em um jardim florido.
Se está procurando emprego

Se você busca um novo emprego em 2026, essas duas simpatias de ano novo podem te ajudar:
- Na hora da virada, suba com o pé direito em um degrau, uma cadeira ou qualquer objeto de nível mais elevado. Mentalize que esse ato representa sua ascensão profissional.
- No dia 1º de janeiro, escreva seu nome completo em um papel em branco. Dobre e coloque esse papel dentro de um copo virgem; acrescente uma colher de açúcar ou mel. Encha o copo com água e coloque em um lugar alto por uma semana. Reze um Pai-Nosso e uma Ave-Maria todos os dias em frente ao copo. Assim que você arrumar o emprego, tome um banho com a água do pescoço para baixo e jogue o copo fora.
Sendo assim, além das simpatias de ano novo tradicionais, há diversas outras que também podem te oferecer um 2026 mais próspero e, mais que isso, esses rituais irão gerar sensação de esperança e segurança emocional nas pessoas.
Dificuldade para lidar com incertezas
A psicóloga Mariana Favoreto do Rosário, 40 anos, afirma que o ser humano tem dificuldade em lidar com incertezas, que geram ansiedade e angústia, e as simpatias funcionam como um ponto de apoio emocional nesses momentos.
O início de um novo ano ativa expectativas, medos e desejos, e o ritual ajuda a organizar tudo isso, trazendo a ideia de que ainda é possível mudar ou tentar de novo. Esses rituais ajudam a pessoa a se conectar com valores como esperança e renovação, oferecendo uma sensação de segurança emocional mesmo sem garantias reais sobre o futuro.
Mariana Favoreto do Rosário, psicóloga.
Mesmo sem comprovação cientifica, essas práticas podem influenciar o comportamento e o estado emocional de quem acredita delas.
Mariana explica que, ao realizar uma simpatia, a pessoa sai de uma posição passiva e assume uma postura mais ativa diante do futuro, reduzindo pensamentos de impotência e aumentando a percepção de controle, o que reduz a ansiedade.
A psicóloga diz que o foco não é se a prática é verdadeira ou falsa, mas se ela ajuda a pessoa a se movimentar em direção a uma vida com mais sentido.
Mariana ainda comenta que encerrar um ciclo e iniciar outro ajuda a dar sentido às perdas, frustrações e aprendizados do ano que passou, o que facilita a flexibilização de pensamentos muito rígidos ou autocríticos ligados ao passado.
O ritual não apaga o passado, mas pode ajudar a pessoa a seguir em frente com mais clareza emocional e comprometimento com seus valores.
Mariana Favoreto do Rosário, psicóloga.
*Texto sob a supervisão da editora Erika Santos