Cotidiano

Após 20 anos sem documento, paciente do ES recebe carteira de identidade

A emissão do documento foi possível pelo projeto Identidade Solidária

Paciente recebe RG após 20 anos sem documento (Foto/divulgação: SESA)
Paciente recebe RG após 20 anos sem documento. Foto: Sesa/Divulgação

O paciente Romildo de Oliveira, internado sem documento de identificação, recebeu sua carteira de identidade após 20 anos. A emissão foi viabilizada por uma parceria entre o Hospital Estadual Antônio Bezerra de Faria e a Polícia Científica do Espírito Santo.

Romildo deu entrada na unidade como Paciente Sem Documento (PSD), e a equipe multiprofissional identificou a ausência do registro civil. A iniciativa partiu da assistente social do hospital, Natureza Vieira, que acompanha o paciente.

O acesso à documentação civil é um direito fundamental e uma condição essencial para garantir o acesso a diversos serviços, como benefícios sociais, continuidade do tratamento de saúde e inclusão em políticas públicas, afirmou.

Natureza Viral, assistente social do hospital

A emissão do documento foi possível pelo projeto Identidade Solidária, da Polícia Científica, que promove atendimento a pessoas com dificuldades de locomoção ou em situação de vulnerabilidade, que não possuem condições de comparecer a um posto de identificação.

Em junho, dois peritos oficiais-criminais estiveram no hospital para coletar os dados e as impressões digitais de Romildo. “Nosso objetivo é promover a inclusão. Trabalhamos para que pessoas em situação de vulnerabilidade também tenham acesso ao RG”, explicou o perito Perli Gomes, que participou da ação.

Para a assistente social, a iniciativa tem um impacto direto na cidadania do paciente.

A ausência do Registro Geral representa uma barreira prática e simbólica para o exercício pleno da cidadania. Por isso, ações como essa estão alinhadas ao compromisso do serviço social em defender os direitos humanos e promover a dignidade das pessoas atendidas, concluiu.

Natureza Viral, assistente social do hospital

Procurada pela equipe do Folha Vitória, a família do paciente preferiu não se identificar nem dar detalhes sobre seu estado de saúde.

Leiri Santana, repórter do Folha Vitória
Leiri Santana

Repórter

Jornalista pela Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) e especializada em Povos Indígenas.

Jornalista pela Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) e especializada em Povos Indígenas.