
Os últimos dias foram de tensão para os moradores da Serra. Entre a madrugada de sexta (19) e a noite de sábado (20), três ônibus do sistema Transcol foram indicados.
Os ataques teriam sido motivados pela morte de suspeito de envolvimento com o tráfico durante uma troca de tiros com a polícia.
As linhas que atendem aos bairros José de Anchieta, Jardim Tropical e Planalto Serrano tiveram o itinerário alterado durante o fim de semana e não circularam até os pontos finais. Segundo informou a Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros do Espírito Santo (Ceturb-ES), na manhã desta segunda-feira (22), a operação está normalizada.
Na sexta-feira, após os ataques, o sindicato que representa os motoristas e cobradores chegou a pedir que os ônibus deixassem de circular até que o policiamento fosse reforçado.
Ataques ocorrem em represália a mortes de suspeitos de ligação com o tráfico
O ataque da noite de sábado aconteceu no bairro José de Anchieta. Segundo a polícia, o ataque aos coletivos foi realizado por criminosos em represália à morte de Gustavo Anésio Cossi, de 24 anos.
Conhecido como “Piloto”, ele foi baleado após atirar contra policiais militares durante uma abordagem. Ele, ainda conforme a polícia, teria envolvimento com o tráfico de drogas.
Já os dois coletivos incendiados na sexta-feira foram alvos de represálias pela morte de outro rapaz. Adeniel Pacatuba Felix, conhecido como “Famosinho”, morreu durante um confronto com a polícia no bairro Cidade Pomar.
Até o momento, cinco suspeitos foram detidos. Imagens de câmeras de segurança dos coletivos ajudaram a polícia a identificar os criminosos. Os nomes não foram divulgados.