Cotidiano

Após feriadões seguidos, semanas com cinco dias úteis estão de volta

Os feriados, tanto os que emendam com os finais de semana, quanto os que caem no meio da semana, acabaram, pelo menos até o mês que vem

Foto: Canva Pro
Foto: Canva Pro

A alegria chegou ao fim! Nas últimas semanas, diversos feriadões, como Semana SantaTiradentes, Nossa Senhora da Penha e Dia do Trabalhador, deixaram os capixabas desacostumados com as semanas “normais” de cinco dias úteis, mas, infelizmente, a “folga” acabou!

LEIA TAMBÉM:

Feriadões: o próximo agora é Corpus Christi

Os feriadões, tanto os que emendam com os finais de semana, quanto os que caem no meio da semana, acabaram, pelo menos até o mês que vem. O próximo feriado nacional será o de Corpus Christi, no dia 19 de junho, quinta-feira.

Mas, alguns municípios do Espírito Santo serão privilegiados com feriados municipais, podendo ser esticados com os finais de semana. É o caso de Vila Velha, que faz aniversário no dia 23 deste mês, e cairá numa sexta-feira.

Além da comemoração do aniversário, o município também celebra o Dia da Colonização do Solo Espírito-Santense. Apesar de ser um feriado que comemora a colonização do Estado, somente Vila Velha é contemplado com a folga.

Após o feriado de Corpus Christi, Cariacica terá outro feriado importante, o de São João Batista, padroeiro do município. Este feriado cairá em uma terça-feira, dia 24 de junho, podendo ser emendados com algumas empresas por ser perto do final de semana.

Apesar das exceções, a felicidade dos capixabas acabou mesmo na segunda-feira (5), com a volta das semanas com cinco dias úteis. O próximo feriadão será o da Consciência Negra, no dia 20 de novembro, caindo numa quinta-feira.

Datas nacionais no fim de semana

Até chegar em novembro, os próximos feriados, em sua maioria, cairão aos finais de semana, como é o caso do Dia da Independência, Dia de Nossa Senhora Aparecida, aos domingos, e Proclamação da República, no sábado.

Em Vitória, o feriado de aniversário cairá numa segunda-feira, 8 de setembro, trazendo a felicidade de quem mora ou trabalha na Capital.

Agora, o que resta aos capixabas, e aos brasileiros em geral, é aguardar a chegada dos próximos feriados prolongados para programar um passeio, viagem, ou até mesmo um descanso maior.

*Texto sob supervisão da editora Erika Santos

Lucas Gaviorno, estagiário do Folha Vitória
Lucas Gaviorno *

Estagiário

Estagiário do Folha Vitória, graduando em Jornalismo, pela Faesa, e em Letras, pelo Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes)

Estagiário do Folha Vitória, graduando em Jornalismo, pela Faesa, e em Letras, pelo Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes)