
Após um dia de viagens canceladas por conta de protestos na Estrada de Ferro Vitória a Minas, que liga Cariacica, no Espírito Santo, e Belo Horizonte, em Minas Gerais, o trem de passageiros da Vale retomará sua programação normal na manhã desta terça-feira (3).
A informação foi confirmada pela própria empresa. As partidas, em ambos os sentidos, serão iniciadas às 7h.
“Os passageiros que tinham viagem agendada para esta segunda-feira (2) podem remarcar o bilhete ou pedir o reembolso do valor investido na compra da passagem no prazo de até 30 dias. Mais informações podem ser solicitadas por meio do canal Alô Vale (0800 285 7000)”, informou a Vale.
Protestos
De acordo com a Vale, as manifestações tiveram início no domingo (1º). O ato é contra a retomada da captação de água do Rio Doce para abastecimento e aconteceu na altura do município de Resplendor, em Minas Gerais.
A empresa ainda não informou se os protestos já acabaram ou se há previsão de retomada das manifestações na terça-feira.
O que diz a Samarco?
A Samarco informou que, conforme previsto no Novo Acordo do Rio Doce, foram realizados testes de tratabilidade da água do Rio Doce em Itueta e Resplendor, e os resultados indicam que a água está nas especificações da legislação brasileira.
Diante dos testes, a empresa afirma que a água pode ser consumida após o tratamento convencional realizado nas Estações de Tratamento de Água (ETAs). Veja a nota:
“As análises laboratoriais foram conduzidas por laboratórios devidamente acreditados por entidades reconhecidas nacionalmente e foram validadas pela empresa de auditoria independente que atende ao Comitê Estadual de Minas Gerais (CEMG), composto pelo Governo de Minas Gerais e instituições de justiça que acompanham a execução do Novo Acordo.
Os testes foram acompanhados por representantes das duas prefeituras, da comunidade e de assessorias técnicas.
No último mês de dezembro, foi realizada uma visita técnica às ETAs, com os prefeitos dos municípios, representantes do CEMG, Copasa e Samarco, para apresentar a viabilidade da retomada da captação no Rio Doce em Itueta e Resplendor”.