
A estudante Rebeca Vitória dos Santos Martins, hoje com 15 anos, comemora a aprovação no Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) após superar um tratamento contra câncer iniciado aos 9 anos. Ela foi aprovada para o curso Técnico Integrado em Alimentos no Campus de Itapina (Colatina), no Noroeste do Estado.
Diagnosticada com neuroblastoma, ela passou cerca de três anos em acompanhamento oncológico e precisou interromper temporariamente a rotina escolar. Recuperada, agora projeta o futuro com foco na área da saúde, sonhando em se formar em Nutrição e trabalhar com pacientes oncológicos.
Natural de Conceição da Barra, Rebeca realizou o tratamento no Hospital Infantil Nossa Senhora da Glória, em Vitória, o que exigiu que a família deixasse a cidade de origem e se mudasse para o Bairro de Fátima na Serra.
Durante esse período, ela se afastou de atividades comuns da infância e enfrentou os efeitos do tratamento, incluindo cirurgia e baixa imunidade.
Apoio da Acacci durante o tratamento
Segundo a mãe da jovem, Carme dos Santos Martins, a filha demonstrou força desde o diagnóstico. “Foram momentos difíceis, mas muitas vezes era ela quem nos dava esperança”, relata.
Durante a permanência em Vitória, mãe e filha foram acolhidas pela Associação Capixaba Contra o Câncer Infantil (Acacci), que oferece suporte a crianças e adolescentes em tratamento fora de seus municípios.
Novos planos
A vivência com a doença influenciou os planos de Rebeca, que pretende cursar Nutrição e atuar com pacientes oncológicos. A aprovação no Ifes simboliza a retomada dos estudos e a construção de novos projetos de vida.
Essa conquista representa o esforço de muita gente que esteve conosco durante esse caminho”
Carme dos Santos Martins, mãe de Rebeca
*Texto sob a supervisão da editora Erika Santos