“Escola particular”, “tênis novo todos os anos” e “presentes”. Questões consideradas como cotidianas para algumas crianças representavam verdadeiros luxos para adultos criados em diferentes épocas e realidades de vida no Espírito Santo e no Brasil.

A diferença geracional está sendo colocada à prova com uma nova “trend dos privilégios”. A dinâmica, que viralizou nas redes sociais, mostra pessoas que dão um passo à frente e mostra o reconhecimento de privilégios como acessos a condições financeiras.

Durante a gravação, pais e filhos são colocados lado a lado, devendo dar um passo a frente caso façam parte de privilégios como: “estudou em escola particular”, “todo ano tinha tênis novo”, ou “sempre recebia presentes”.

O apresentador Fernando Fully, de 55 anos, do Cidade Alerta da TV Vitória, não perdeu tempo nem ficou de fora e entrou na tendência em conjunto com os filhos: Nando, de 11 anos, e Lorenzo, de 9.

Em entrevista ao Folha Vitória, o apresentador conta que viu a transição dos anos 80, quando começou a classe média na família do pai, o tenente reformado Romualdo Fully. “Até os anos 80, a gente só tinha classe rica e pobre. E depois começou a classe média, com meu pai já situado e tendo posições”.

Diante disso, Fully relata que vê amplas diferenças entre a criação e a dos filhos, como o acesso à bicicleta e eletrônicos, como o famoso videogame.

A bicicleta eu só tive a partir dos 8 anos e depois fui ter apenas na pré-adolescência. Também nunca tive um videogame, fui ter agora que comprei para eles. Mas ao contrário, tive acesso à fantástica Enciclopédia Barsa, que meus filhos não conhecem.”

Fernando Fully, apresentador do Cidade Alerta

O apresentador também lembra que, durante a infância, era muito presente o contato com projetos sociais no qual o pai cuidava de um orfanato com cerca de 60 crianças. Ao chegar em uma cidade, o militar criava a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae).

O primeiro ano ele ficava como presidente e depois passava para sociedade. E durante o período que a gente ficou mais tempo na cidade, ele ajudava a irmã Rosa a tomar conta de um orfanato e fazia questão que eu participassem e isso é o que eu sempre passo para meus filhos: respeite as pessoas e diferenças.

Fernando Fully, apresentador do Cidade Alerta

Famosos entraram na “tendência dos privilégios”

Alguns famosos não perderam tempo e já entraram na tendência, entre eles a cantora Simone Mendes, que emocionou o filho, Henry Diniz, ao comparar a diferença com a mãe.

A gravação foi realizada por Kaká Diniz, marido da cantora, que começou a fazer perguntas sobre vivências. Veja o vídeo divulgado nas redes:

Kaká inicia com perguntas simples do dia a dia como: se ganhava material escolar novo, se sempre tomava café da manhã, se comeram o primeiro pedaço de pizza antes dos 10 anos e outras “experiências cotidianas”.

Percebendo que a mãe permanecia parada, Henry olhou para trás e perguntou se ela não iria se mover. Simone só deu o passo quando a pergunta foi se alguém já havia trabalhado na infância, emocionando o filho, que a abraçou.

Henry deitou em sua cama e começou a chorar, e logo o pai explica para ele o real motivo do vídeo, com a trend voltada para explicar os benefícios e privilégios. “Você precisa saber a valorizar as coisas. Como você tem tudo, não tem do que reclamar”.

Repórter do Folha Vitória, Maria Clara de Mello Leitão
Maria Clara Leitão

Produtora Web

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário Faesa e, desde 2022, atua no jornal online Folha Vitória

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário Faesa e, desde 2022, atua no jornal online Folha Vitória