Com aporte do Governo do Estado de mais de R$ 45 milhões em apoio à pesquisa científica, a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (FAPES) promove oportunidades de formação para milhares de estudantes, desde o ensino básico ao pós-doutorado. De forma objetiva e didática, a Aquatro Comunicação optou pela prova social para alcançar o target — população entre 25 e 50 anos, com interesse em bolsas de educação nas mais diversas modalidades. Três personagens reais, cada um na sua jornada científica, ilustraram as peças e um jingle deu o tom moderno que a comunicação exigia. Sobre o conceito, a agência optou por um caminho direto, uma verdade absoluta que sintetiza a importância da educação continuada: “Investir na formação científica é transformar vidas”.
A campanha e o filme – O carro-chefe da campanha é um VT 60”, que concentra todos os recursos para criar uma atmosfera jovem, positiva e inspiradora. Os personagens, de diferentes graus de escolaridade e graduação, relatam suas experiências como bolsistas, falando diretamente ao público e transmitindo a ideia de acessibilidade às bolsas ofertadas pela Fundação.
O filme
Spots – Para o meio rádio, foram criados três spots de 60”, dedicados aos personagens reais da campanha: Yasmin, Letícia e Heitor. As peças trazem mais riqueza de informações, funcionando como um passo-a-passo, aprofundando o tema e criando identificação com o público-alvo.
Banners portais – Assim como os jovens marcam forte presença online, a campanha também incluiu o meio internet para comunicar as oportunidades oferecidas pela Fapes. Foram criados banners de diversos formatos para portais, cumprindo a estratégia de acompanhar o público nos mais diversos dispositivos.
Reels – O apelo testemunhal dos personagens da campanha também figurou nas redes sociais. Entre um scroll e outro, o público foi impactado pelas histórias reais, editadas de forma objetiva para prender a atenção do usuário. Foram criados quatro Reels, um geral e três sobre os depoimentos. Desta forma, o público pôde ser impactado também em seu momento de distração e lazer.
FICHA TÉCNICA
Agência: Aquatro Comunicação e Marketing
Cliente: Fapes. Governo do Espírito Santo.
Categoria: Institucional
Direção de Criação: Sylviene Cani Guaitolini
Criação: Sylviene Cani Guaitolini, Mária Santos Neves, Rafael Gasperi e Arthur Costa.
Diretora de Atendimento: Adriana Chammas
Atendimento: Mariana Siqueira Campos
Mídia: Eduardo Mendonça
Planejamento: Adriana Chammas
Produção Gráfica: Vivian Gonzaga
Finalização: Bruno Silveira
Direção do comercial: José Augusto Muleta
Produtora de vídeo: Mirartes
Peças Veiculadas: VT30”, 3 Spots 60”, Internet (sites e redes sociais).
Aprovação: Secretaria de Comunicação do Espírito Santo.
“Sombra do Tempo” – exposição com fotografias de Pedro Fonseca – A Mosaico Fotogaleria convidando para uma viagem no tempo. Vamos voltar para a Vitória das décadas de 1940, 1950 e 1960, através do olhar de Pedro Fonseca, na mostra “Sombra do Tempo”, que tem curadoria de Bruno Zorzal e Gabriel Lordello. São 24 fotografias em preto e branco capturadas por um fotógrafo muito à frente do seu tempo. As imagens exploram a força da luz, da sombra e da geometria, revelando o registro de uma época e uma cidade em transformação. Abertura será na próxima sexta-feira, dia 26 de setembro, às 19h na Mosaico Fotogaleria – Shopping Victória Mall, Vitória, ES. Mais informações pelo WhatsApp: 027 99943 0831 ou [email protected]
A Bluedog é reconhecida por realizar projetos complexos – Nas competições Senac de 2025 a produtora recebeu o desafio de criar uma experiência de cobertura em tempo real de todos os 110 competidores. Essa é a maior competição educacional do Brasil para as profissões do comércio e precisava de uma cobertura a altura. “Para isso criamos um hotsite, um servidor de streaming e um verdadeiro big brother. Foram 32 câmeras captando cada competidor em 10 multiviews. Criamos um hotsite, o conteúdo e toda a parte visual da entrega. Pensamos a comunicação em cada detalhe. Além de 5 horas de transmissão de uma programação diária, AO VIVO, com apresentadora e 2 repórteres cobrindo tudo.” Disse Higor Franco Ribeiro, da Bluedog. Teve views, teve engajamento e muito like!
Andressa Schneider é a nova Head de Marketing da Monkey – A Monkey, maior marketplace de antecipação de recebíveis da América Latina, acaba de anunciar a chegada de Andressa Schneider como sua nova Head de Marketing. A executiva será responsável por todas as frentes de Branding, Relações Públicas e Eventos, tanto no Brasil quanto nas operações internacionais em expansão. Sua missão será adaptar o modelo de sucesso da Monkey, que já transacionou mais de R$185 bilhões, às realidades e peculiaridades de cada mercado, mantendo a essência inovadora que levou a empresa à liderança no setor. Com mais de 12 anos de experiência em marketing e comunicação, Andressa construiu carreira em empresas de alto crescimento. Atuou como Head de Marketing da Endeavor, presente em mais de 40 países, onde liderou estratégias voltadas a públicos C-Level e executivos. Também foi CMO da 99jobs, HRTech reconhecida pelo Pacto Global da ONU e primeira startup brasileira a ingressar no Sistema B na América Latina, atendendo empresas como Microsoft, Disney, Coca-Cola, Natura e Rede Globo.
Andressa é Mestre em Tecnologias da Inteligência e Design pela PUC-SP – possui doutorado em andamento em Administração e Marketing pela ESPM. “O que me atraiu na Monkey foi sua abordagem disruptiva. Em vez de competir como mais um financiador, criaram um ecossistema que beneficia todos: sacados, fornecedores e financiadores. É exatamente esse tipo de inovação que quero ajudar a expandir globalmente”, afirma Andressa. A chegada de Andressa marca mais um passo no plano de crescimento global da Monkey, que combina tecnologia proprietária e estratégia de ecossistema para transformar o mercado de antecipação de recebíveis. “O desafio é incrível: temos um produto comprovadamente eficiente no Brasil e agora precisamos adaptá-lo para realidades diferentes, sem perder a essência inovadora que nos destaca”, completa.
Diversidade e liderança feminina na Monkey – A nomeação também reforça o compromisso da Monkey com a diversidade e a equidade de gênero. Atualmente, 46% das posições de liderança da fintech são ocupadas por mulheres. Em 2024, a Monkey passou a investir ainda mais na ampliação da representatividade, com iniciativas afirmativas. “Na Monkey, temos como cultura valorizar os profissionais por suas competências. Reconhecemos a importância da diversidade nas equipes e, principalmente, o impacto positivo da liderança feminina. Por isso, investimos no desenvolvimento dos talentos internos e acompanhamos de perto seu crescimento. Essa valorização faz parte do nosso processo natural de crescimento, que reconhece tanto as conquistas individuais quanto o impacto coletivo da equipe”, afirma Gustavo Muller, CEO e cofundador da Monkey. A empresa também tem aumentado progressivamente a contratação de mulheres: 55% das contratações em 2023 foram femininas, percentual que subiu para 60% em 2024. Pela primeira vez, a Monkey registrou um índice de 50,43% de mulheres no quadro de funcionários, superando a quantidade de homens (49,57%).
Central de Outdoor promove webinar “Saúde mental em foco: o que muda para o OOH na NR-1” – A Central de Outdoor realiza no dia 25 de setembro às 10h, um webinar exclusivo para associados sobre os impactos da nova NR-1, que passa a exigir, a partir de maio de 2026, a gestão estruturada de riscos psicossociais dentro das empresas brasileiras. O encontro discutirá como o tema afeta diretamente o setor de OOH, marcado por prazos curtos, pressão criativa, operações logísticas e alta demanda de performance. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail [email protected]. O evento contará com a participação de Agatha Machado, CEO da consultoria Beatt – Tocando o Futuro, psicóloga, estudante de psicanálise, pesquisadora organizacional e consultora sênior de desenvolvimento. Atuou também como Head de RH Brasil em Talent Development na Aon e VP de Recursos Humanos do conglomerado bancário Itaú-Unibanco. Atualmente, é professora do MBA SEDA Executivo de Customer Experience e mentora de grupos e executivos, além de membro do grupo de CEOs OPEN MIND BRAZIL.
Webinar da Central de Outdoor traz especialista para discutir os impactos psicossociais no setor – Durante o webinar, serão debatidas as mudanças trazidas pela nova norma e como as empresas do setor de OOH devem se preparar, em um cenário em que os afastamentos por questões de saúde mental já dobraram nos últimos dois anos e os custos relacionados ao bem-estar dos profissionais ultrapassam bilhões de reais. A discussão também abordará os impactos menos visíveis de quem continua trabalhando mesmo sem condições plenas, além de apresentar formas práticas de prevenção e gestão dos riscos psicossociais, com exemplos de medidas que podem ser aplicadas em empresas de diferentes portes. O encontro também pretende mostrar como o cuidado com o bem-estar emocional no ambiente de trabalho traz benefícios diretos para a retenção de talentos, melhoria do clima organizacional, redução de custos e aumento da qualidade nas entregas, transformando a gestão de pessoas em estratégias de sustentabilidade e performance. O webinar será uma oportunidade para empresas e profissionais compreenderem como a saúde mental pode ser integrada às práticas de negócio e tornar-se um diferencial competitivo no setor. Para mais informações e inscrições [email protected]
Shopping Villa Lobos e Fibra.ag levam experiência de marca ao SP Open WTA 250 São Paulo – O tênis feminino voltou a ter São Paulo como palco de um grande momento. O SP Open WTA 250 São Paulo recolocou a cidade no mapa mundial da modalidade e traz de volta, após 25 anos, um torneio oficial da WTA para a capital paulista. Para celebrar essa ocasião histórica, o Shopping Villa Lobos, patrocinador oficial do campeonato, apresentou ativação exclusiva assinada pela Fibra.ag, uma das principais agências de brand experience da América Latina.Com o objetivo de criar conexão entre esporte e estilo de vida, o Shopping Villa Lobos criou estande interativo no Parque Villa Lobos, onde o torneio aconteceu, até 14 de setembro. O público pode vivenciar dinâmicas relacionadas ao tênis e concorrer a brindes especiais. O espaço recebeu cenografia inspirada na identidade visual do SP Open, ampliando a atmosfera esportiva, em conexão direta com o evento. A ativação também contou com ações de comunicação integrada, impulsionando o torneio nas plataformas do centro de compras e expandindo o alcance da iniciativa.
Agência assina ativação que conecta esporte – “Ao participar do SP Open, o Shopping Villa Lobos reforça seu compromisso em apoiar o esporte, valorizar grandes eventos internacionais em São Paulo e proporcionar momentos únicos aos seus clientes e visitantes. Ao lado da Fibra.ag, que assina a concepção criativa e execução da experiência, queríamos que o público sentisse o clima do torneio com se estivesse dentro do shopping, vivenciando o tênis de forma imersiva, em linha com nossa vocação de proporcionar experiências únicas”, diz Manuela Dias, gerente de Marketing do Shopping Villa Lobos. “Temos uma trajetória sólida em festivais e eventos de grande porte, como Lollapalooza, The Town e Rock in Rio, além de experiências em torneios esportivos como o Rio Open e, agora, o SP Open com o Shopping Villa Lobos. Em todos eles, criamos ativações que vão muito além da exposição tradicional, gerando interação, emoção e pertencimento. O SP Open amplia esse movimento ao unir esporte, entretenimento e lifestyle em um mesmo ambiente. Nossa missão é transformar essa atmosfera em oportunidades de conexão autêntica entre marcas e público, oferecendo experiências que enriquecem a jornada do torcedor e consolidam o torneio como um marco no calendário cultural e esportivo da cidade”, afirma Andrea Pitta, CEO da Fibra.ag.
Experiência com tênis – Essa não é a primeira ativação da Fibra.ag em um evento de tênis. Pelo segundo ano consecutivo, a agência assinou, em fevereiro, ativação do Shopping Leblon durante o Rio Open, maior torneio de tênis da América Latina. O estande trouxe um jogo da velha inusitado, no qual os visitantes usaram raquetes e bolas de tênis para acertar alvos e ganhar brindes exclusivos. A ação reforçou a conexão do Shopping Leblon com o universo esportivo e mostrou a expertise da Fibra.ag em criar experiências criativas e interativas que aproximam marcas do público em grandes eventos.
Fibra.ag assina ativação para brasileira Legitimuz no SBC Summit 2025, maior evento global de betting e iGaming – O mercado global de sports betting e iGaming vive um momento de crescimento acelerado, impulsionado por inovação tecnológica e regulamentações em expansão. Inserida nesse contexto, a Legitimuz, primeiro provedor brasileiro de KYC (Know Your Customer) para iGaming certificada ISO/IEC 27001:2022 e com tecnologia validada pela Gaming Laboratories International (GLI), marca presença no SBC Summit 2025 com ativação assinada pela Fibra.ag, uma das principais agências de brand experience da América Latina.Entre 16 e 18 de setembro, a Legitimuz apresentou suas soluções em estande de 54m² localizado no pavilhão de tecnologia da Feira Internacional de Lisboa (FIL), que, segundo a organização, reuniu cerca de 30 mil profissionais de mais de 130 países e contará com cerca de 700 expositores, consolidando-se como epicentro global de inovação, negócios e conexões estratégicas no setor.“KYC é experiência do usuário. Quando identidade vira parte da jornada, há menos atrito e mais previsibilidade. O reaproveitamento consentido de documentos pré-validados reduz reenvios, acelera aprovações, derruba CAC e encurta o time-to-FTD”, diz Kayky Janiszewski, CEO da Legitimuz
O espaço foi concebido para proporcionar experiência imersiva e acolhedora, com três pilares principais – área de relacionamento com café brasileiro; espaço de demonstrações interativas das soluções tecnológicas da Legitimuz, como verificação de identidade e monitoramento inteligente, com demonstrações em tempo real e consultoria especializada para operadores e stakeholders; e ativações que promovem engajamento sensorial com brindes personalizados. Fechando cada dia de feira, será realizado happy hour, com caipirinhas artesanais e música brasileira, promovendo trocas genuínas com o público internacional. “Estar presente em um evento desse porte e em outro país é uma oportunidade estratégica. Queremos traduzir a força da inovação brasileira em uma experiência que represente nossa cultura e, ao mesmo tempo, posicione a Legitimuz no centro das discussões tecnológicas do setor”, afirma Andrea Pitta, CEO da Fibra.ag. Com agenda que inclui palestrantes de nomes como Gary Vaynerchuk e Randi Zuckerberg, além de trilhas temáticas como Tech, AI, Compliance e Mercados Globais, o SBC Summit reforça o posicionamento da Europa como um dos polos mais dinâmicos do iGaming mundial. Em 2024, o evento movimentou cerca de €100 milhões em impacto econômico indireto em Lisboa, e a expectativa é que 2025 vá ainda além.
Expansão internacional – A presença da Fibra.ag com um projeto autoral e enraizado em identidade brasileira reforça o potencial de agências nacionais em liderar projetos globais. Com a assinatura desse projeto, a agência ratifica sua estratégia de expansão global, pois anunciou recentemente a abertura da Fibra México, operação conjunta com a Dover Medios, agência mexicana especializada em marketing 360°. A parceria estabelece hub criativo e operacional entre México e Brasil, com atuação prevista em campanhas regionais e internacionais, incluindo projetos voltados à Copa do Mundo de 2026. Além da nova operação mexicana, a Fibra.ag também tem intensificado sua presença nos Estados Unidos e América Latina com projetos relevantes como o Coke Studio Latam, plataforma musical da Coca-Cola, para a qual foi responsável por toda a curadoria, produção artística e audiovisual em países como Brasil, México, Argentina e Peru. “Essas ações reafirmam nosso posicionamento como agência criativa, diversa e inclusiva, com visão global e capacidade de traduzir marcas e narrativas locais em experiências relevantes para públicos internacionais, conectando cultura, inovação e propósito em cada projeto”, conclui Andrea Pitta.
Eliana se reencontra com seu passado e reflete sobre evolução em nova campanha de NIVEA MILK – O que você diria para a sua versão do passado? Para mostrar que as transformações fazem parte do caminho, mas que a essência permanece intacta, NIVEA criou um encontro singular: a apresentadora Eliana com ela mesma, mais jovem. Assim, com a ajuda da tecnologia, a Eliana dos anos 90 conversa com sua versão atual, resultando em um diálogo emocionante que entrelaça passado e presente, uma homenagem à jornada, à beleza da mudança e à essência que nunca se dispersa. No filme, em uma experiência única a apresentadora conversa com sua versão jovem, recriada por inteligência artificial com voz e aparência originais. As duas conversam sobre suas mudanças ao longo da trajetória, simbolizando a reformulação do clássico NIVEA MILK, agora enriquecido com hialurônico puro, que garante 72 horas de hidratação.
Em um experimento inédito com a apresentadora, a marca reforça a nova fórmula do seu produto corporal – “ Ao convidar um ícone como a Eliana para participar desta campanha, reforçamos que tradição e inovação podem andar lado a lado. Assim como a fórmula do clássico NIVEA MILK evoluiu e ficou ainda mais potente, acreditamos que se reinventar é sempre o caminho para avançar”, comenta Flavia Marchese, Groupper de Skincare NIVEA Brasil. Idealizada pela Publicis Brasil, toda a campanha foi pensada para transmitir a verdadeira emoção que essa conversa despertou em Eliana. Na gravação, a apresentadora é inicialmente cumprimentada pela voz de sua versão jovem, que foi fielmente reproduzida a partir de áudios da época. Em dado momento, ela é novamente surpreendida, agora com o avatar de uma Eliana vinda diretamente dos anos 90, que ganha vida e começa a interagir com a apresentadora.
Campanha criada pela Publicis Brasil – Além de recriar aparência e voz, a inteligência artificial também ajudou a dar forma ao diálogo entre as duas versões, resgatando pensamentos, sonhos e sentimentos da Eliana naquela época e colocando-os frente a frente com sua trajetória atual. Assim, a tecnologia não só reconstruiu a jovem Eliana, mas tornou possível um encontro genuíno entre passado e presente. “Essa campanha é um convite à reflexão sobre como evoluímos ao longo da vida. A tecnologia nos ajudou a recriar esse encontro, mas o que realmente emociona é a possibilidade de olhar para trás, reconhecer a nossa trajetória e entender nossa própria evolução, sem perder a essência do que somos”, explica Luis Figueiredo, Diretor Executivo de Criação da Publicis Brasil. A campanha estará disponível na TV e em plataformas digitais. Confira aqui o filme produzido pela PXP Studios, em parceria com a Play9:
Filme
Ficha Técnica Nivea Milk
Agência: Publicis Brasil
Direção de Criação: Luis Figueiredo
Criação: Carla Said, Patrício Jr e Vinicius Valeiro
Negócios: Roberta Lourenço, Rebecca Nociti e Danuza Simonetti
Mídia: Bia Louzão e Fernanda Leal
Planejamento: Giulia Joau, Gabriela Fogliano e Gabriela Machado
Produção: Priscilla Sanches, Luize Oliveira e Cristiano Godoy
Comunicação: Mariana Viana e Marjorie Martins
Aprovação cliente: Flavia Marchese, Juliana Junqueira, Juliana Spina, Fernanda Mendonça, Viviane Guilhermino, Lais Sangalo, Saulo Lima e Luciana Zaniboni
Agência de Produção Criativa: PXP Studios
Line producer: Andrea Nero
Coordenadora de Produção: Camila Torres
Head de pós: Mauricio Castro
Coordenador de finalização: André vidal
Montador offline: Diogo Ekizian
Montador Online: Felipe Madureira
Color grading: Clandestino
Produtora de vídeo: Play9
CPO: Luiza Maggessi
Diretora de cena: Ana Barcellos
Assistente de direção: Isadora Lerman
Diretor de fotografia: Alexandre Elaiuy
Produtor Executivo: Rodrigo Moreira
Atendimento Produtora: Júlia Motta
Diretor de Produção: Gustavo Michelin
Diretor de Arte: Thiago Cusack
Make/Hair Eliana: Robson de Almeida
Stylist Eliana: Thidy Alvis
IA: LNX.ART
Fotógrafo Still: Danilo Borges
Coordenação de Fotos: Regina Kotsubo
Digital Tech: Eduardo Morettin
Assistente de Foto: Bruna Hissae
Finalização: Jujuba Digital
Produtora de áudio: Jamute
Produção executiva de som: James Feeler
Produção musical: James Feeler e Charly Coombes
Engenharia de som: Otavio Bertolo, Marcelo Filho, Eduardo Barbosa e Fernanda Galetti
Coordenação: Ana Cordeiro, Julianna Zuppo e João Piccoli
Atendimento: Hingrit Nitsche e Carol Oliveira
Locução: Veridiana Toledo