Aquaviário - Barco Mestre Álvaro
Barco Mestre Álvaro. Foto: Governo do ES

O sistema Aquaviário da Grande Vitória recebeu nesta semana sua quinta embarcação. Batizado de Mestre Álvaro, o novo barco conta com climatização, acessibilidade, espaço para bicicletas e capacidade para transportar cerca de 90 passageiros.

A chegada da unidade integra a programação da Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi) para acompanhar a expansão do sistema, que já conta com a estação Rodoviária em obras e as estações Dom Bosco e Pio XII em fase de licitação.

Para atender a essa ampliação, é necessário reforçar a frota. Inicialmente, o barco Mestre Álvaro vai operar no trecho entre a Prainha, em Vila Velha, e a Praça do Papa, em Vitória, e posteriormente atenderá às novas linhas das estações Dom Bosco e Pio XII.

Atualmente, o Aquaviário transporta em média dois mil passageiros por dia, integrado ao CartãoGV. O serviço também contribui para o turismo, já que percorre pontos de destaque da Baía de Vitória.

O secretário de Estado de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno, ressaltou a importância da continuidade dos investimentos:

O Aquaviário é um modal estratégico para a Região Metropolitana da Grande Vitória. Ele traz agilidade, amplia as opções de transporte para a população e também fortalece o turismo na capital. Continuar investindo nesse serviço é garantir mais qualidade, eficiência e integração na mobilidade urbana.”

Fábio Damasceno, secretário de Mobilidade

A Semobi esclarece que, antes do início da operação da nova embarcação, é necessário aguardar a tramitação do processo de documentação na Capitania dos Portos. Somente após a conclusão dessa etapa, o barco Mestre Álvaro será incorporado às linhas do sistema Aquaviário.

Carlos Raul Rodrigues, estagiário do Folha Vitória
Raul Rodrigues

Repórter

Jornalista em formação pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), atuou como estagiário no Jornal Folha Vitória entre 2023 e 2025.

Jornalista em formação pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), atuou como estagiário no Jornal Folha Vitória entre 2023 e 2025.