A cidade de Roca Sales, no Vale do Taquari (RS), devastada pelas enchentes de 2024, planeja erguer uma réplica monumental da Arca de Noé. O projeto, liderado por empresários locais e pela Associação de Amigos Reconstruindo Roca Sales, pretende transformar o município em um polo de turismo religioso e de memória, com previsão de inauguração até 2030.
A estrutura, de concreto revestido em porcelanato que imita madeira, terá dimensões inspiradas na narrativa bíblica — cerca de 120 metros de comprimento, 22,5 de largura e 13,5 de altura. O espaço vai abrigar um museu sobre a enchente, restaurantes, cafeteria e até uma vinícola.
A proposta é construir a arca no topo de um morro, de onde se possa ver o Cristo Protetor, em Encantado, criando uma conexão espiritual e geográfica entre dois pontos de fé do Vale do Taquari.
Eduardo Alves Salgado, empresário
Segundo ele, a ideia é instalar a arca em um ponto estratégico com vista para o Cristo Protetor, em Encantado, criando um eixo religioso que se conecta ainda ao rosário gigante de Muçum.
O prefeito Jones Wunsch destacou que a iniciativa, financiada integralmente pela iniciativa privada, tem apoio da gestão municipal. “Nossa cidade vai ser mundialmente conhecida, atraindo novos investimentos”, afirmou.
Com a marca “Arca de Noé” já registrada como rota turística, o projeto se propõe a articular fé, economia e reconstrução, tornando-se um marco simbólico para uma comunidade que tenta se reerguer após a tragédia.
Cidade foi afetada por enchentes em 2024
O município de Roca Sales foi afetado por três enchentes entre setembro de 2023 e maio de 2024. De acordo com dados da Secretaria da Segurança Pública do Rio Grande do Sul, 31 pessoas morreram na cidade, que tem 11,5 mil habitantes. Apenas em maio do ano passado, 1,2 mil famílias ficaram desalojadas com as chuvas.
*Com informações do Gazeta do Povo.