Quem passa diariamente pelas ruas das cidades do Espírito Santo e vê os muros coloridos e cheios de vida não tem ideia do trabalho e do tempo gasto para aquele projeto sair do pensamento do artista e virar uma obra de arte.
Com uma técnica que mistura tinta para área externa e spray, o artista Hiago Silva, de 30 anos, nascido em Cariacica, desenha e pinta muros pelo ES há mais de 12 anos. Ele é o responsável pela atual arte na Avenida Beira-Mar, no muro da subestação da concessionária de energia EDP.
Obras de Hiago
As artes nos muros feitas por Hiago estão espalhadas por vários lugares, no Centro de Vitória, em Timbuí (Fundão), em escolas do ES. Além disso, ele tem projetos planejados com a concessionária em Guriri e Guarapari e mais dois projetos no município de Fundão, um com a prefeitura e outro em uma escola.
Apesar de obras com temas variados, Hiago contou que tenta manter sua estética. Ele trabalha com texturas e com camadas e utiliza materiais mistos.
“Eu utilizo tinta própria para área externa e spray de esmalte sintético. No final, uso uma resina ou um verniz com filtro UV para proteger do sol e da chuva”, contou o artista.
Ele também informou que, no caso do muro feito para a EDP, ele contratou um outro artista para ajudá-lo, Eduardo Trama, mas que a arte é de sua autoria. Com duas pessoas trabalhando nesse projeto, a obra levou cerca de 10 dias para ficar pronta, já que o muro tem 122 metros de comprimento.
A ideia dos muros da concessionária era levar mensagens de prevenção contra acidentes envolvendo eletricidade. Por isso, a pintura conta com textos sobre cuidados que a população deve tomar próximo a subestação elétrica.
Além das artes colorindo as ruas, Hiago também trabalha com esculturas e quadros.
Veja o muro na Avenida Beira-Mar
*Texto sob a supervisão da editora Erika Santos