As obras do Canal de Camburi entraram na fase de execução da infraestrutura principal, com intervenções nas margens Norte e Sul do canal, em Vitória. As informações são da Prefeitura de Vitória.

Segundo a Secretaria de Obras, as ações incluem a concretagem das lajes que vão dar suporte aos equipamentos de uso público, marcação de áreas de fundação e preparação do solo para a implantação de ciclovias, passarelas e espaços de convivência.

Em entrevista ao Folha Vitória, o secretário municipal de Obras, Gustavo Perin, destacou que a previsão de entrega das obras está marcada para o final de junho ou início de julho de 2026.

Já fizemos toda a parte de estacamento. Está na fase de execução das lajes, que é a concretagem, com foco no trecho da Ponte de Camburi até a Ponte de Ayrton Senna.

Gustavo Perin, secretário municipal de Obras.

O secretário explica que após um recesso da construção entre os dias 19 de dezembro até 5 janeiro, vão começar a parte das novas fundações da ciclopassarela. “A nova ligação será entre a Praia do Canto, na altura da Igreja de Santa Luzia, e Jardim da Penha”. 

Foto: Thiago Soares/Folha Vitória

Quais são as próximas etapas da obra?

Segundo a Secretaria de Obras da Prefeitura de Vitória, a sequência dos trabalhos seguirá com:

  • Adequação das áreas destinadas aos futuros atracadouros e serviços de apoio.
  • Conclusão da estrutura de apoio (lajes e pilares) ao longo das margens;
  • Implantação da rede de drenagem e pavimentação das áreas de passeio e ciclovia;
  • Montagem das passarelas de conexão entre as margens do canal;
  • Início das instalações dos equipamentos urbanos (quiosques, bancos, iluminação e sistemas de paisagismo).

Veja detalhes do projeto:

Foto: Divulgação/Prefeitura de Vitória
Foto: Divulgação/Prefeitura de Vitória

O Canal de Camburi é o trecho entre as pontes Governador Carlos Lindenberg, conhecida como Ponte da Passagem, até as pontes Ceciliano Abel de Almeida e Petrônio Portela, conhecidas como Ponte de Camburi. 

A primeira etapa contempla, ao Norte, o trecho da orla a partir da rua Alberto Bela Rosa em Pontal de Camburi até as pontes e o mesmo trecho ao Sul os bairros Santa Luiza e Praia do Canto.

Projeto Vitória de Frente para o Mar

As intervenções proposta integram o projeto “Vitória de Frente para o Mar” cujo objetivo é requalificar as orlas de Vitória. Será transformado aproximadamente 3,3 km de orla em um espaço integrado, acessível e moderno.

As intervenções são para construção de calçadas, ciclovias, píeres, atracadouros, jardins, mobiliário urbano, implantação e reforma de equipamentos públicos.

Também são previstas ações de melhoria da mobilidade urbana da região e criação de restaurantes, quiosques e pontos de pesca para fomentar atividades econômicas nos atrativos turísticos e gerar renda para os moradores.

Foto: Divulgação/Prefeitura de Vitória
Repórter do Folha Vitória, Maria Clara de Mello Leitão
Maria Clara Leitão

Produtora Web

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário Faesa e, desde 2022, atua no jornal online Folha Vitória

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário Faesa e, desde 2022, atua no jornal online Folha Vitória