O avião de pequeno porte que caiu na manhã desta segunda-feira (19) em Guarapari havia decolado do aeroporto do município cerca de 20 minutos antes do acidente. A informação foi confirmada pelo próprio aeroporto.

Segundo o terminal aéreo, a aeronave decolou por volta das 7h e caiu aproximadamente às 7h20, no bairro Jardim Boa Vista, onde atingiu um galpão de uma oficina. Ainda de acordo com o aeroporto, o avião teria como destino a cidade de São Mateus, no Norte do Espírito Santo.

Queda de avião em Guarapari
Avião caiu e atingiu galpão de empresa em Guarapari (Foto: Reprodução / Instagram @batalhao05cbmes)

O Corpo de Bombeiros foi acionado para atender a ocorrência da queda do avião. Ao chegar no local, os militares constataram que o piloto já havia conseguido sair da aeronave.

O piloto relatou que realizou um pouso forçado e sofreu apenas um ferimento leve na mão. Ele recebeu atendimento no local, onde foi feito um curativo, mas recusou encaminhamento para uma unidade de saúde.

Investigação da FAB

local onde avião caiu em guarapari
Avião atingiu galpão de oficina (Foto: Lucas Henrique Pisa / TV Vitória)

A Força Aérea Brasileira (FAB) por meio de nota, informou que investigadores do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) foram acionados para realizar a Ação Inicial da ocorrência envolvendo a aeronave de matrícula em Guarapari.

De acordo com a FAB, inicialmente vão ser realizadas a coleta e confirmação de dados, preservação de elementos, verificação inicial dos danos causados à aeronave ou pela aeronave, além do levantamento de outras informações necessárias à investigação.

A FAB destacou que a investigação será concluída no menor prazo possível, a depender da complexidade da ocorrência e da necessidade de identificar possíveis fatores contribuintes. Ao final dos trabalhos, o Relatório Final SIPAER será publicado no site do CENIPA e ficará disponível para consulta pública.

Leiri Santana, repórter do Folha Vitória
Leiri Santana

Repórter

Jornalista pela Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) e especializada em Povos Indígenas.

Jornalista pela Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) e especializada em Povos Indígenas.