Uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) auxilia nas buscas pelo empresário Maikel Araujo dos Santos, criador do personagem infantil “Macakids”, e pelo piloto Ronald Menezes. Os dois estão desaparecidos desde domingo (28), após saírem em uma lancha em direção ao alto-mar na Praia de Ubu, em Anchieta, no Sul do Espírito Santo.
Maikel e Ronald foram com a embarcação em direção ao alto-mar para realizar um mergulho. O empresário é um mergulhador experiente e costumava postar nas redes sociais fotos e vídeos de seus mergulhos e dos peixes que pescava em mar aberto.
Um vídeo registrou o momento em que o empresário e o piloto da lancha saem para o mergulho. Assista.
As buscas pelos dois foram iniciadas na segunda-feira (29) e contam também com a participação da Marinha do Brasil, do Corpo de Bombeiros e do Núcleo de Operações e Transporte Aéreo (Notaer).
“O Salvamar Sueste emitiu aviso aos navegantes, dando ampla divulgação por rádio, com objetivo de alertar e solicitar apoio a todas as embarcações nas áreas próximas”, informou a Marinha, em nota.
Segundo o Notaer, as primeiras buscas foram realizadas com apoio de imageador térmico, quando diversas embarcações foram identificadas, mas nenhuma correspondia à embarcação procurada.
Uma familiar de Maikel disse ao Folha Vitória que buscas foram realizadas com o helicóptero do Notaer pelo mar do Sul do Estado até a divisa com o Rio de Janeiro. Também é utilizada uma espécie de “sonar”.
O que é “MacaKids”?
“MacaKids” é uma história em quadrinhos sobre macaquinhos que vivem numa ilha. Composta pelos personagens Caco, Drika, Kinho e Kinha, a turma valoriza a família, sustentabilidade, a educação ambiental e músicas. Os personagens viraram bonecos e fazem shows em cidades ao redor do Espírito Santo.