Você que vive reclamando do preço das passagens aéreas pode até se animar com a ideia — mas só se também topar um pouco de sofrimento. A empresa italiana Aviointeriors apresentou o Skyrider 2.0, um conceito de assento “semi-em pé” que promete revolucionar as companhias aéreas de baixo custo.
A proposta: mais passageiros, menos peso, menor custo e, quem sabe, voos mais baratos. Mas, para isso, os passageiros precisam encarar um assento em que se viaja inclinado a 45 graus, com peso distribuído entre as pernas e o abdômen. Um verdadeiro treino durante o voo.
Como funciona o Skyrider 2.0?
- Inclinado, não sentado: o passageiro descansa parcialmente em um apoio, com o peso distribuído nas pernas e no core.
- Ângulo de 45°: nada de cochilar largado — é quase como pedalar sem sair do lugar.
- Assentos ultraleves: pesam metade de um assento comum, o que pode reduzir o consumo de combustível.
- Cinto de segurança incluso: para garantir a segurança mesmo durante turbulências.
- Até 20% mais passageiros por voo, segundo a fabricante.
Vai acontecer mesmo?
A ideia não é nova — circula desde 2012 —, mas até agora nenhuma companhia aérea oficializou a adoção do modelo. A Aviointeriors revelou que criou um protótipo físico, já testado por funcionários na sede da empresa, em Latina (Itália). O porta-voz, no entanto, não garantiu conforto.
Apesar disso, aéreas low cost da Espanha e do Leste Europeu já demonstraram curiosidade. A Ryanair, por exemplo, chegou a dizer que considerava assentos tipo sela para voos curtos, com bilhetes a apenas £1 (cerca de R$ 7,60).
Mas… é permitido?
Segundo as regras atuais de segurança, o conceito ainda não pode ser implementado. Ou seja, não espere embarcar num Skyrider tão cedo. A Aviointeriors descreve o projeto como um “exercício provocativo de inovação”, para repensar o futuro da aviação comercial.
*Com informações do Portal R7.