Banco do Brasil e Alok mostram que tecnologia é para todos

O Banco do Brasil lança sua nova campanha “Quem ama facilitar a vida, ama a tecnologia do BB”, criada pela WMcCann, para mostrar que inovação não é luxo, é direito de todos os brasileiros. Em um país onde 9 em cada 10 pessoas estão online, a tecnologia já faz parte do cotidiano. O BB é protagonista dessa transformação, conectando seu DNA de proximidade e brasilidade a soluções digitais que simplificam a vida real. A campanha é estrelada por Alok, artista globalmente reconhecido por sua afinidade com tecnologia e impacto social. Ele apresenta as ferramentas digitais do BB já disponíveis no dia a dia, como transferências por comando de voz, pagamentos via QR Code e navegação inteligente no app com apoio de IA generativa. Tudo para mostrar como inovação pode ser prática, intuitiva e próxima.  

Nova campanha traz soluções digitais acessíveis e intuitivas, provando que inovação pode ser simples  – “A tecnologia do BB é feita para todos, sem barreiras. Ela nasce do nosso compromisso em ser próximo e relevante na vida das pessoas, oferecendo soluções que simplificam o cotidiano e ampliam o acesso à inovação. Nesta campanha, mostramos que a tecnologia pode ser intuitiva, inclusiva e transformadora, conectando o Brasil real às possibilidades do futuro. E fazemos isso com responsabilidade, alinhando cada avanço digital aos nossos compromissos com a sustentabilidade e com o desenvolvimento do país”, afirma Paula Sayão, diretora de marketing e comunicação do Banco do Brasil. Além de serviços digitais, o BB destaca seu compromisso com o futuro do país, com investimento em capacitação profissional, apoio a startups, fomento a comunidades empreendedoras e um dos maiores parques tecnológicos da América Latina, com mais de 6 mil especialistas em inovação.  

O BB reforça que quem ama facilitar a vida ama a tecnologia do BB  – “O Brasil ama tecnologia, e o BB acredita que ela deve ser para todos, sem barreiras. Criamos uma campanha que traduz essa crença em uma linguagem próxima e formatos ágeis, mostrando o impacto real da inovação na vida das pessoas”, explica Patricia Andrade, VP Executiva e Diretora-Geral da WMcCANN Brasília. A estratégia de comunicação é multicanal e dinâmica, contando com vídeos de 30” e 10” em ambiente digital, atuação de influenciadores tech e criadores de conteúdo nas redes sociais e presença nas ruas com DOOH dinâmico e contextualizado, conectando tecnologia ao cotidiano urbano. Com isso, o BB reforça que quem ama facilitar a vida ama a tecnologia do BB, inovação feita para todos, em todos os momentos.  

Assista aqui: 

Ficha Técnica:

Agência: WMcCANN

Cliente: Banco do Brasil

Produto: Mercadológia

Nome da Campanha: Tecnologia

Time do Cliente: Paula Sayão, Ana Carolina Castro, André Giancotti, Isabel Rodrigues, Keyler Alves, Luciana Ribeiro, Lidiane Christina, Bruna Abdala, Nadja Mayumi, Maisa Martino

Chairman: Hugo Rodrigues

CEO: Renata Bokel

VP executiva e diretora-geral da WMcCann Brasília: Patrícia Andrade 

CCO: Dani Ribeiro 

Direção de Criação: Fábio Ludwig

Diretor(a) de Criação Associado: Raoni Leão

Criação: Fábio Ludwig, Raoni Leão, Caio Soares, Caio Saavedra, Lyanna Vasconcelos, João Netto, Laís Skackauskas, Vinícius Assis, Kevin Amaral

CSO: Agatha Kim

Planejamento: Ricardo Bauab, Kildery Oliveira

Diretora de Negócios: Dilma Lima

Atendimento: Viviane Bento, Ângela Saliba, Gabriela Miranda, Thaís Santos

Chief Media Officer: André Scaciota

Mídia: Glenda Tugumia, Anderson Lima, Thyessa Benincasa, Raquel Assunção, Bianca Amarante, Thaís Chiarelli, Thaiane Avelino, Andreia Andrade

Head de Dados: Vinicius Hamburgo

BI: Marina Maranhão, Luís Paes, Lucas Abíscula

Head de Produção: Gilberto Pires (Gibinha)

Produção Integrada: Camilla Mendes, Taíta Kuhn, Fabiana Dias

Produtora de imagem: Stitchi Taylor Made Filmes

Diretor: André Gustavo (Delão)

Produtora Executiva: Suyan Mariotti

Assistente de Direção: Kaka Gonçalves

Diretor de Fotografia: Bertolucci

Produtor de Figurino: Silvana Moura 

Diretor de Arte: Marghe Pennacchi

Produtor de Elenco: Dani Ortega 

Diretor de Produção: Gustavo Guimil

Produtor: Thiago Strassalano

Coordenador de pós-produção: Ale Campos – Post It VFX

Montador: Tiago Farracini – Post It VFX

Finalizador: Bruna Custodio – Post It VFX

Motion Graphics/Compositing: Kaio Cruz

Colorista:Ronnie Outch Cora Post – Post It VFX 

Produtora de Áudio: Sonido

Direção Musical: Lucas Duque

Sound Design, Mixagem e Finalização: Jayme Monsanto

Atendimento: Ligia Susini 

Coordenação de Produção: Anderson Soares

Título da Obra Literomusical: Azzurra

Autoria: Guilherme Boratto

Intérpretes: Guilherme Boratto

Editora: True Love Music

Gravadora: Tortured Artists Ltd 

Personalidades/Artistas: Alok

Produção Gráfica: Taíta Kuhn

Fotógrafo: Gil Inoue

Ilustrador Inteligência Artificial: Denker

Projetos: Nathália de Brito, Filipe Capuchinho e Renata Spíndola

Relações Públicas: Kerena Neves e Giulia Camargo

Hack27 Pro transforma o Estado em polo de inovação: Quando grandes desafios encontram mentes criativas –  Nos dias 9, 10 e 11 de outubro, o Espírito Santo recebe a 2ª edição do Hack27 Pro, maratona de inovação promovida pelo hub de inovação corporativa Base27. Com patrocínio de ArcelorMittal, EDP, Nazca e Samarco, o evento reforça o protagonismo capixaba no cenário nacional da inovação, conectando talentos, empresas e especialistas para criar soluções reais e de impacto para o mercado e a sociedade. O mote desta edição resume a essência do evento: quando grandes desafios encontram mentes criativas, surgem soluções que transformam mercados. É essa energia que o Hack27 Pro busca canalizar, reunindo profissionais de diferentes áreas, de dentro e de fora da comunidade B27, para cocriar soluções com potencial real de implementação para problemas apresentados por grandes players do Espírito Santo. (Hack27 Pro 02  – polyana  )

As equipes multidisciplinares serão formadas por talentos do ecossistema local –  e colaboradores de empresas externas, promovendo um intercâmbio de experiências inédito. Durante toda a jornada, os grupos receberão suporte estratégico, técnico e comportamental de mentores e especialistas de mercado, que vão orientar desde a validação das ideias até a preparação dos pitches finais. Segundo Pollyana Rosa, (foto)  diretora de Inovação do Base27, os critérios de seleção dos desafios priorizaram impacto, relevância e viabilidade de implementação. “Queremos que as soluções apresentadas não fiquem no papel, mas que possam ser validadas rapidamente e aplicadas de forma prática ao mercado capixaba. É essa conexão entre criatividade, tecnologia e sustentabilidade que torna o Hack27 Pro único.”

O Hack27 Pro objetiva  alavancar o Espírito Santo como referência nacional em inovação – Para a CEO do Base27, Michele Janovik, (foto)  o evento é um marco no fortalecimento da cultura de inovação aberta. “O Hack27 Pro não é apenas sobre encontrar respostas, mas sobre o processo de criar algo relevante para a sociedade e para o mercado. É um espaço de aprendizado, conexões e de transformação real.” Ao final da maratona, os participantes irão apresentar suas soluções, reforçando o papel do Espírito Santo como protagonista no cenário nacional de inovação tecnológica. Para empresários, é uma oportunidade de acessar ideias disruptivas; para estudantes e profissionais, uma vitrine para mostrar talentos e competências; para a sociedade, um passo importante para um futuro mais inovador e sustentável. O Hack27 Pro é mais do que um hackathon. É um movimento que conecta pessoas, empresas e ideias em prol de um objetivo comum: alavancar o Espírito Santo como referência nacional em inovação.

Infinity Recife reposiciona o luxo contemporâneo com narrativa integrada em campanha assinada pela Nômade.NU – Existe uma forma de lançar um empreendimento, que vai muito além do caminho tradicional. Uma abordagem que entende que, antes de vender um imóvel, é preciso despertar desejo, criar contexto e construir significado. Foi com esse pensamento que a Moura Dubeux apresentou ao mercado o Infinity Recife, novo marco de sofisticação da capital pernambucana, lançado com estratégia desenvolvida pela Nômade.nu, em parceria inédita com a influenciadora e empresária Camila Coutinho, que conta com mais de 3 milhões de seguidores nas redes sociais. Implantado no endereço icônico do antigo Recife Palace Hotel, símbolo de luxo nos anos 1980, o Infinity vai além de retrofit: é uma reinterpretação ousada de um lugar eterno. Um projeto que traz o luxo contemporâneo para a Avenida Boa Viagem, unindo design, wellness e elegância em cada metro quadrado.

Para introduzir esse conceito no imaginário da cidade – a campanha rompe com o tradicional e aposta em narrativa multiplataforma, misturando storytelling, engajamento orgânico e curadoria criativa. A ação teve início com publicações enigmáticas nas redes sociais de Camila Coutinho, sugerindo um possível retorno da influenciadora à sua cidade natal.  Cenários reconhecíveis de Boa Viagem, legendas nostálgicas e uma estética mais íntima instigaram a audiência e geraram especulações espontâneas. Fãs, influenciadoras locais e veículos de lifestyle entraram na conversa: estaria Camila voltando a morar em Recife? Quando o vídeo oficial foi lançado, a história se completou. Camila não era apenas o rosto da campanha. Ela era a curadora criativa do projeto. A convite da Moura Dubeux, participou ativamente da concepção do empreendimento ao lado da Zirpoli Arquitetura, contribuindo com seu repertório internacional e um olhar atento às principais tendências de arquitetura, moda e estilo de vida.

A Camila trouxe sua essência para esse processo, participando ativamente da concepção  – “Desde o início, entendemos que esse projeto precisava de uma história que envolvesse as pessoas em múltiplas camadas: afeto, memória, pertencimento e inovação. A Camila foi peça-chave não só pela imagem forte que carrega, mas pelo olhar sofisticado e sensível que ajudou a guiar as decisões criativas do projeto. Construímos a campanha com esse mesmo espírito: menos sobre mostrar e mais sobre fazer sentir”, destaca Maurício Nunes, CEO da Nômade.nu. “Quando a gente concebeu o Infinity Recife, nosso objetivo era criar um projeto à altura de sua história e localização. Um resgate do icônico Recife Palace, reinterpretado sob a lente do luxo global, da sofisticação e do estilo de vida contemporâneo. A Camila trouxe sua essência para esse processo, participando ativamente da concepção e, depois, ajudando a comunicar essa história com autenticidade e impacto”, afirma Eduarda Dubeux, diretora de Marketing, CX e Comercial da Moura Dubeux.

Com conceito arquitetônico que valoriza bem-estar, estética e funcionalidade – o Infinity foi pensado para um público exigente e cosmopolita. A campanha criada pela Nômade.nu acompanha essa proposta ao colocar o imóvel como um símbolo de reconexão entre o passado icônico e o presente sofisticado, traduzindo o luxo contemporâneo com inteligência e identidade local. Com referências dos melhores hotéis do mundo, sensações de acolhimento e bem-estar, escolhas estéticas com propósito, tudo isso passou pela sensibilidade de Camila. O resultado é um projeto que redefine o conceito de compacto com sofisticação, traduzindo o luxo contemporâneo de forma inteligente, conectada e atemporal. O resultado, evidenciado na comunicação, é um projeto que posiciona o Infinity Recife como novo ícone da cidade, reforça a marca Moura Dubeux no segmento premium e consolida um formato de campanha que transforma o lançamento de produto em experiência de marca viva, gerando engajamento antes, durante e após o anúncio oficial.

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Ficha técnica:

Atendimento: Gabrielle Rangel e Eliza Fialho.

Criação: Maurício Nunes, André Muhle, Amin Melo, Dudu Migliorini, Thiago França e Tannit Rodrigues.

Produção: Rilvandi Costa

Agência e Produtora: Nômade.nu

Diretor de Cena: Eduardo Frade

Produtora de Áudio: Loop

Aprovação: Eduarda Dubeux, Lígia Granja, Maria Laura Pugliesi e Amanda Souza

Inovação e sustentabilidade em destaque no 3º Desafio ArcelorMittal de Robótica – Robôs, criatividade e muito trabalho em equipe vão marcar a terceira edição do Desafio ArcelorMittal de Robótica, que será realizado no próximo dia 11 de outubro, sábado, das 8h às 18h, no Sesi Jardim da Penha, em Vitória. O torneio, organizado em parceria pela ArcelorMittal, Sesi e Findes (Federação das Indústrias do Espírito Santo), é um desafio com abordagem STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática). A competição reunirá 140 estudantes, organizados em 24 equipes, para disputar em quatro categorias que envolvem inovação, design, programação e valores de equipe.

Os jovens terão de criar soluções para problemas reais e programar robôs na plataforma Open Roberta Lab  – Neste ano, além das turmas do Sesi Jardim da Penha (16 equipes) e do Sesi Maruípe (4 equipes), a competição terá uma novidade: a participação de estudantes da EMEFTI Paulo Reglus Neves Freire (4 equipes), do bairro Inhanguetá, ampliando o alcance da iniciativa. O tema que orienta os trabalhos desta edição é desafiador e atual: “Como a indústria do aço pode contribuir para a construção de um mundo mais sustentável?”. A partir dessa proposta, os jovens terão de criar soluções para problemas reais e programar robôs na plataforma Open Roberta Lab para executar missões inspiradas em projetos de sustentabilidade da ArcelorMittal Unidade Tubarão, como a unidade de dessalinização e o Revsol, revestimento feito com coprodutos do processo produtivo do aço.

Categorias, avaliação e premiação – Os estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental II serão avaliados em quatro categorias, todas com o mesmo peso: Projeto de Inovação (criação de uma solução nova ou aprimorada, com apresentação de até 5 minutos), Design do Robô, Desafio do Robô (partida de 3 minutos no mapa virtual) e Valores de Equipe (avaliação de trabalho em equipe, inclusão e respeito). Sete equipes serão premiadas com medalhas, incluindo os três melhores desempenhos gerais. A equipe de jurados é composta por professores do SESI e empregados da ArcelorMittal. Assim como na edição anterior, os trabalhos contam com a mentoria de equipes de Robótica e F1 in Schools do SESI Jardim da Penha, que acompanharam os alunos ao longo da preparação, além do suporte técnico de professores e especialistas.

“O Desafio de Robótica representa o compromisso da ArcelorMittal em investir em inovação e em uma educação voltada para o futuro. Ao unir a metodologia STEAM com a robótica educacional, oferecemos aos jovens uma oportunidade única de aproximar o conhecimento da realidade da indústria. Essa parceria com o Sesi fortalece o aprendizado prático e estimula nos estudantes habilidades essenciais, como criatividade, colaboração e resolução de problemas”, afirma Bernardo Enne, gerente Geral de Sustentabilidade e Relações Institucionais da ArcelorMittal Unidade Tubarão.

Despertar nos jovens  o compromisso de construir soluções sustentáveis  – “Para o SESI, caminhar ao lado da ArcelorMittal neste desafio representa muito mais do que uma parceria, é a reafirmação do nosso propósito de oferecer uma Educação que inova, transforma e gera impacto real na vida de crianças e adolescentes. Ao aproximar nossos alunos do cotidiano da indústria, estimulamos competências fundamentais para o mercado de trabalho, como criatividade, colaboração e pensamento crítico. Além disso, despertamos neles o compromisso de construir soluções sustentáveis. É dessa forma que formamos cidadãos preparados para os desafios do mercado, do setor industrial e, sobretudo, para contribuir com um futuro melhor para toda a sociedade”, destaca Geferson Santos, superintendente do Sesi ES e diretor regional do Senai ES.

Preparação e treinamentos Em maio, antes da competição, os estudantes participaram de monitorias e de visitas técnicas à ArcelorMittal Unidade Tubarão. Nessas ocasiões, conheceram de perto projetos que inspiraram o desenvolvimento de suas soluções, além de aprimorarem suas habilidades em programação e design de robôs. A visita guiada ao complexo da empresa foi fundamental para que as equipes pudessem conhecer problemas reais da indústria e desenvolverem seus Projetos de Inovação.

Kemp entrega Ilha de Mykonos em Vila Velha  – A diretora da Kemp, Rubia Zanelato, realizou a entrega do Ilha de Mykonos no começo deste mês de outubro. Localizado na Praia de Itaparica, o residencial foi idealizado, projetado e construído pela construtora. Lançado em abril de 2022, o empreendimento tinha previsão de entrega para o segundo semestre de 2027. No entanto, graças ao empenho da equipe, os moradores receberam suas chaves com dois anos de antecedência. O Ilha de Mykonos, na Praia de Itaparica tem apartamentos de 2 quartos com suíte; 3 quartos com três suítes, sendo duas canadenses; além de apartamentos garden com piscina privativa, terraço, churrasqueira e as coberturas duplex com três suítes, duplex, mezanino, terraço, churrasqueira, spa e vista eterna para o mar. Na área de lazer tem espaço funcional, playkids, fitness, salão de festas, mini quadra, piscina, churrasqueira e espaço gourmet. Na foto, a gerente Comercial da Kemp, Ellen Cordeiro, com a diretora da Kemp, Rubia Zanelato na entrega do Ilha de Mykonos.

Vila Velha se destacou no último Censo Imobiliário divulgado Sinduscon-ES. – O empreendimento conta ainda com pet point, beach point, self store, guarda entregas, além de espaço de home office, bike sharing e estação de recarga para veículos elétricos. A cidade de Vila Velha se destacou no último Censo Imobiliário divulgado pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil no Espírito Santo (Sinduscon-ES). E para os especialistas no setor, a tendência é continuar essa crescente valorização. De acordo com a diretora da Kemp Engenharia, Rubia Zanelato, são vários os motivos de Vila Velha estar entre as cidades brasileiras com maior valorização imobiliária. “Entre eles, temos a oferta de terrenos extensos para construir. São terrenos próximos do mar, com ótima valorização, além de ter espaço inclusive para a criação de bairros planejados; os preços das unidades são mais competitivos, favorecendo o consumidor que deseja comprar um imóvel na região; além de que a cidade tem um grande potencial de desenvolvimento turístico e econômico”, explicou Rubia.

Deline marca presença no Círio de Nazaré com ações promocionais e parceria inédita com Receitas Nestlé e Maggi – Com o mote “A Devoção do Amor com a Tradição do Sabor” Deline, a marca de margarinas líder no Norte e Nordeste do Brasil, anuncia uma série de ativações para celebrar o Círio de Nazaré de 2025. As iniciativas incluem uma parceria inédita com Receitas Nestlé e Maggi, marca líder no segmento de caldos e sopas, além de embalagens comemorativas, degustações e promoções especiais. Considerada uma das maiores manifestações religiosas do país, a tradição de mais de 230 anos reúne cerca de 2 milhões de fiéis nas ruas de Belém do Pará. Para iniciar as comemorações, as três marcas se uniram para promover degustações de pratos típicos da região preparados com margarinas Deline, Caldos Maggi e Tempero Granulado Meu Segredo Sachê.  As ativações serão realizadas em outubro, em pontos de venda de grandes varejistas da cidade, com o objetivo de enaltecer a gastronomia paraense e reforçar a conexão entre as marcas e os sabores que fazem parte da celebração.

A parceria também contará com a promoção Compre e Ganhe – ao adquirir uma margarina Deline de 500g e R$ 15,00 em produtos Maggi, o consumidor leva para casa uma shoulder bag exclusiva. Além disso, a collab se estende para as redes sociais, onde as marcas e os influenciadores Kadu Alvorada (@kadualvorada) e Chef Luke (@lukeoulucas) se uniram receitas tradicionais do Círio de Nazaré, como Arroz Paraense e Caldeirada de Filhote. Deline também conta com ativações especiais exclusivas, como um pacote promocional: na compra de quatro unidades de 250g de margarina, o consumidor ganha de brinde uma sacochila personalizada da marca – ideal para carregar itens pessoais durante a procissão. Já suas margarinas contarão com embalagens comemorativas em homenagem ao Círio, repletas de símbolos tradicionais do evento, como a corda, fitas e a berlinda de Nossa Senhora de Nazaré.

Estar presente no Círio de Nazaré é uma forma de continuar a perpetuar esse legado  – Nas redes sociais, Deline também reuniu um squad de influenciadores locais para celebrar o evento, incluindo Renato Mendes (@renato.mendz), Anna Monteiro (@anamontt_), Isis Vieira (@isisvieirareal), além do Kadu Alvorada (@kadualvorada), que trarão conteúdos de receitas típicas do Pará, recheadas de tradição e memórias afetivas conectadas à marca e ao Círio de Nazaré. “Fazemos parte das mesas das famílias paraenses há muitos anos e queremos continuar a construir histórias e lembranças com nossos consumidores da região por meio dos sabores que fazem parte da sua cultura e tradições. Estarmos presentes no Círio de Nazaré é uma forma de continuarmos a perpetuar esse legado, fortalecer o vínculo afetivo com os consumidores locais e consolidar Deline como a margarina mais presente nos lares da região Norte”, explica Aline Alexandrino, gerente executiva de marketing de spreads da MBRF.

Dídimo Effgen

Colunista

Diretor Geral da Dicape Representações e Serviços Ltda.

Diretor Geral da Dicape Representações e Serviços Ltda.