Cotidiano

Banhistas ficam presos em corrente de retorno e são resgatados em Guarapari

Grupo foi arrastado por corrente de retorno na Praia dos Adventistas; veja explicação de guarda-vidas sobre o que fazer nestes casos

Leitura: 2 Minutos
11 pessoas precisaram ser resgatadas na Praia dos Adventistas, em Guarapari. Foto: Reprodução/TV Vitória
11 pessoas precisaram ser resgatadas na Praia dos Adventistas, em Guarapari. Foto: Reprodução/TV Vitória

Um grupo de 11 pessoas foi arrastado por uma corrente de retorno e precisou ser resgatado por guarda-vidas e por bombeiros militares na Praia dos Adventistas, em Guarapari, na manhã de domingo (14).

Os banhistas foram carregadas por uma corrente de retorno que se formou no mar e não conseguiram sair da água sem o resgate das forças de segurança. As pessoas foram colocadas em cima de pranchas enquanto esperavam para sair do mar.

Vídeos mostram a chegada e a ação dos profissionais, enquanto uma ambulância do Samu já estava aguardando os resgatados em terra firme. Eles utilizaram uma moto aquática para chegar até o local onde o grupo estava e realizar o resgate.

Segundo o Corpo de Bombeiros, as vítimas foram avaliadas pela equipe do Samu após o resgate e liberadas logo em seguida.

Veja o vídeo do resgate

Guarda-vidas explica o que fazer em uma corrente de retorno

O guarda-vidas Bruno de Freitas explica o que são as correntes de retorno e o que fazer para evitar afogamentos em caso de ficar preso nessas correntes.

Segundo o profissional, as correntes se formam após as ondas quebrarem na faixa de areia e, em seguida, voltarem em direção ao mar. Na parte do retorno, a água fica mais funda e aparece mais clara, por conta da maior movimentação da areia.

Nesta faixa, as pessoas são carregadas para a região mais profunda do mar e ficam em uma zona conhecida como “boca da vala”. Com a força da corrente de retorno, as vítimas não conseguem nadar diretamente de volta à praia.

A orientação é para que as vítimas nadem no sentido lateral, paralelo à faixa de areia, para onde a correnteza fica a favor das ondas, em direção à areia, e é possível sair do mar.

Veja o vídeo de explicação do guarda-vidas

Enzo Bicalho, estagiário do Folha Vitória
Enzo Bicalho Assis*

Estagiário

Cursando Jornalismo na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

Cursando Jornalismo na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).