O que uma bateria é capaz de acionar, de fato? Se, por trás de cada comando do motorista, dentro da bateria, houvesse uma equipe de engenheiros garantindo que tudo aconteça do jeito certo? Essa é a provocação que conduz a campanha publicitária de Baterias Moura, criada pela Ampla. “A ação traz abordagem didática, lúdica e até inusitada sobre o funcionamento da bateria automotiva. Em vez de explorar apenas aspectos técnicos do produto, coloca o componente de energia no centro da ação, como uma espécie de painel de controle responsável por alimentar os dispositivos no carro.”, explica Rafael Nântua, diretor de Criação da Ampla.
O filme explora diferentes situações do cotidiano – com comandos rotineiros, como abrir janelas, acender faróis, acionar som, piloto automático, estacionar, ligar ar-condicionado etc. Tudo parece simples, mas por trás de cada gesto do motorista, há um sistema complexo em operação. A bateria assume, então, o protagonismo ao mostrar que tudo acontece a partir de comandos que acontecem dentro dela. O engenheiro-chefe e seu assistente, personagens principais nessa “central de comando”, já haviam aparecido em filme anterior da marca e agora retornam nesta nova campanha. Os conteúdos foram adaptados para múltiplos formatos e plataformas, em linha com a proposta de reforçar a Moura como hub de soluções em energia e reposição automotiva. A esteira de comunicação, além de filme para TV, contará com rádio, ações em plataformas digitais e redes sociais, mídia exterior (OOH/DOOH) e materiais para pontos de venda, ampliando a presença da marca em diversos canais.
Campanha reafirma o vínculo criativo entre Moura e Ampla de quase 15 anos – “Nosso objetivo é mostrar que Moura vai além da fabricação de baterias. Somos uma empresa de tecnologia e inovação, conectada com os desafios da mobilidade atual e futura. Essa campanha ajuda a traduzir isso com clareza e sensibilidade”, afirma Andrea Lyra, diretora de Marketing da empresa. A nova campanha reafirma o vínculo criativo entre Moura e Ampla de quase 15 anos. Um trabalho que se estrutura e evolui a cada ação, na opinião de Daniela Koury, diretora de Negócios da Ampla. “Cada campanha é um novo desafio nessa relação e na criação de referência da marca no cenário nacional. É gratificante ter a confiança da Moura para construir essa história com consistência e ambição criativa”, completa.
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Ficha técnica
Agência: Ampla Comunicação
Cliente: Bateria Moura
CRIAÇÃO
Direção de Criação: Manuel Cavalcanti e Rafael Nântua
Criação: Rafael Nântua, Paolo Montanheiro, Ciro Viegas, Pedro Araújo, Isabela Fernandes, Giovanna Marques, Luan Maciel
ATENDIMENTO
Diretora de Negócios: Daniela Koury
Coordenadora de Negócios: Renata Tenório
Analistas de Negócios:Fernando Neto, Daysaa Luz e Steffany Andrade
PRODUÇÃO
Coordenadora de Produção/RTVC: Marília Gouveia
PLANEJAMENTO
CSO: Eduardo Breckenfeld
Coordenadora de Planejamento: Gabriela Pires
Coordenadora de Monitoramento: Natália Constantino
Coordenador de Community Manager: Rony Petherson
Community Manager: Taciana Serralva
Monitoramento: Wellington Lima
MÍDIA
Diretora de Mídia e Dados: Débora Beltrão
Head de Mídia de Dados: João Barbosa
Coordenadora de Mídia off: Débora Negromonte
Coordenador de Mídia digital: Felipe Maciel
Analistas de Mídia: Aline Pereira, Milena Batista e Lucio Ricardo
PRODUTORA DE ÁUDIO
Produtora de Áudio: Onomatopéia
Edição de som: Luis Sebastián Barbagallo e Kiko Santana
Finalização: Carlinhos Borges
Atendimento e produção: Bruno Serejo e Carlinhos Borges
PRODUTORA DE VÍDEO
Produtora: Fantástica Filmes
Direção de Cena: Christiano Metri
Direção de Fotografia: Bruno Zotto
Assistência de Direção: Felipe Claudino e Vinícius Camala
Produção Executiva Criativa: Marlon Klug
Produção Executiva: Herminio Vinholi Jr.
Gerência de Projetos: Ana Maria Sequinel
Coordenação de Produção: Marina Rossignoli
Direção de Produção: Ulisses Sant’anna
Direção de Arte: Rô Melink
Produção de Figurino: Paula Barp
Produção de Elenco: Renata Scheidt
Make: Kênia Coqueiro
Elenco: Ranieri Gonzalez, Murilo Machado, Fabyo Roliwer, Michelle Rodrigues, Mariana Correa, Jhenifer Delfino, Bento Negrini, Valentina Semler e Antonela Semler
Supervisão de Produção: Karine Barros
Assistência de Produção: Marcela Kozinski
Coordenação Geral de Pós-Produção: Maguilla e Renata Peterlini
Montagem: Emanoel Maciel
Assistência de Montagem Finalização: Patrik Maia
Pós-Produção: Tribbo
Diretor Criativo de VFX: Bibinho Carvalho
Atendimento: Carolina Barros
Compositor Sênior: Sergio D’ Piazza / Rodrigo Pina
Ass. Flame: Vinicius Siqueira
3D Lead Artist: Erick Buosi
3D Modelagem: Vinicius Lima
3D Generalista: Fabiano Iwasita
Coordenador de Pós-Produção: Tato Carvalho
Motion Artist: Ricardo Rapozo / Fabiano Iwasita
I.T Manager: Lucas Pereira
Color Grading: Psycho n’ Look
Lançamento Oficial do Programa Fortalece Turismo em Guarapari – é umconvite gratuito e exclusivo para empresários, gestores e lideranças do setor de turismo que desejam protagonizar, juntos, o futuro do turismo em Guarapari. Será dia 21 de maio, na Luazul Centro de Eventos, em Guarapari. Convite para o lançamento Oficial do Programa Fortalece Turismo, uma iniciativa estratégica do Sebrae, com apoio da Prefeitura Municipal de Guarapari. Objetiva criar estratégias para impulsionar o setor turístico de Guarapari e preparar o destino para um novo ciclo de crescimento. Haverá palestra com tema “Tendências 2025: Oportunidades e Desafios” com insights valiosos sobre o novo cenário do turismo no Brasil e no mundo, e, como Guarapari pode aproveitar esse cenário para crescer ainda mais. Abertura oficial das inscrições para o programa: Guarapari é um destino extraordinário. Este é o momento de unirmos forças e construirmos, em conjunto, um futuro ainda mais promissor para o turismo da nossa cidade. Garanta sua vaga e se inscreva: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSex9HB6wT6ccMU2SZh2fuJJRzSq7dF9ueSRnEIIuwVz8EO-0g/viewform?usp=send_form
Ultrafarma promove nova edição do “Dia do Medicamento Genérico +Barato” com descontos de até 98% nesta terça-feira, 20 de maio – Nesta terça-feira, 20 de maio, a Ultrafarma realiza mais uma edição do tradicional “Dia do Medicamento Genérico +Barato”, uma campanha já conhecida pelos consumidores que buscam economia sem abrir a mão da saúde. Com descontos de até 98% em todos os medicamentos genéricos, a ação estará disponível nas lojas físicas, no site ultrafarma.com e no aplicativo da farmácia. A iniciativa reforça o compromisso da Ultrafarma em garantir acesso facilitado a tratamentos de qualidade com preços justos. Segundo Sidney Oliveira, presidente e fundador da rede, os descontos são resultado de negociações diretas com os laboratórios. “Tenho um compromisso com quem precisa de remédio e não pode pagar caro. Sempre negócio pessoalmente para garantir o menor preço possível nos genéricos, só a Ultrafarma vende tão barato assim, eu garanto!”, afirma o empresário.
Campanha oferece medicamentos genéricos com preços imbatíveis nas lojas físicas, site e aplicativo da rede – Reconhecida como pioneira na comercialização de medicamentos genéricos no Brasil, a Ultrafarma tem desempenhado um papel fundamental na democratização do acesso à saúde, oferecendo opções acessíveis para todos os brasileiros. A expectativa é que milhões de consumidores aproveitem, mais uma vez, as ofertas para fortalecer seus estoques de medicamentos de uso contínuo e tratamentos essenciais. Com essa campanha, a Ultrafarma reafirma sua missão de colocar a saúde em primeiro lugar, com transparência, inovação e responsabilidade social. As ofertas são válidas apenas em terça-feira, 20 de maio, com entrega para todo o Brasil.
Confira:
Ficha Técnica
Direção: Valdir Wilson
Agência: Cavaz Publicidade
Produtora: Pernas Vídeos
McDonald’s divulga campanha do McLanche Feliz com a dupla Tom e Jerry – O McDonald’s lança uma campanha para veiculação em todos os países da América Latina que, por meio de parceria com a Warner Bros., comemora os 85 anos da dupla Tom e Jerry. A ação divulga os oito brinquedos distribuídos pela rede no McLanche Feliz com a dupla de ics inimigos – e também amigos – do desenho animado que conquistou o público com seu humor e carisma únicos, enfrentando situações diversas sempre com muita diversão. Criada pela agência TBWA Buenos Aires e com filme produzido no Brasil pela Produka , a ação une o apelo nostálgico e atemporal de Tom e Jerry com a força do McLanche Feliz, reforçando o posicionamento do McDonald’s como um espaço onde as gerações se encontram. A direção de cena do filme é assinada por Martin Toro e a produção de som ficou a cargo da argentina SuperCharango .
Ação tem filme criado pela TBWA Buenos Aires e produzido pelo brasileiro – Ao unir Tom e Jerry ao McLanche Feliz, a Warner Bros. e o McDonald’s conectam marcas que fazem parte da cultura pop aos fãs de todas as idades. “Aroma Tentador foi um achado. Uma narrativa construída em cima de um atributo tão proprietário da marca, o famoso cheiro de Méqui, e a maneira como isso foi integrada à perseguição icônica dos personagens de Tom e Jerry fez com que esse comercial contasse uma história concisa e verdadeira, de maneira muito divertida e lúdica. Para nós da Arcos Dourados, o pilar de família é uma fortaleza tanto no Brasil como na América Latina, e tenho certeza de que essa campanha de McLanche Feliz, com nossos parceiros da Warner Irmãos, façam crianças de todas as idades sorrirem.”, afirma Bruna Rocha, Gerente de Marketing do McDonald’s América Latina. “Com Tom e Jerry, buscamos conectar gerações por meio da brincadeira. A animação, o humor e a música foram fundamentais para recriar o espírito do desenho original e levá-lo ao universo do McLanche Feliz com um olhar atual, familiar e divertido”, afirma Juan Cruz Bazterrica, ECD TBWA Bueno Aires. “É um prazer e uma honra termos produzido no Brasil um filme internacional inesquecível para o McDonald’s, estrelado pela dupla lendária Tom e Jerry, em parceria com a criativa TBWA Buenos Aires. Esta produção capturou a essência da animação clássica, levando diversão e magia a todos os públicos”, afirma Anderson Lima, sócio-fundador da Produka.
São 8 brinquedos, com funções divertidas para que os pequenos possam brincar junto com suas famílias – “Dirigir ‘Aroma Tentador’ do McDonald’s foi massa! Misturamos live action e animação pra mostrar o McLanche Feliz juntando uma família e Tom e Jerry, que estão comemorando 85 anos. Ajustar a animação no set deu trabalho, mas aprendi a segurar a onda na correria. Parecia Hollywood!”, comenta Martin Toro, diretor de Cena. São 8 brinquedos, com funções divertidas para que os pequenos possam brincar junto com suas famílias e se divertir com um dos clássicos mais queridos de todos os tempos. Além do comercial, a campanha também contém conteúdo especial em suas redes sociais, com vídeos e animações que destacam cenas clássicas do gato e rato mais famosos do mundo. A novidade já está disponível nos restaurantes do McDonald’s e pelo Peça e Retire, McDelivery ou Drive-Thru em todo o Brasil e América Latina.
Filme
Ficha Técnica
Agência: TBWA Buenos Aires
Anunciante: McDonald’s
Título: Aroma Tentador
CEO: Pablo Poncini
ECD: Juan Cruz Bazterrica, Guillermo Castañeda, Leandro Vaccarini
Equipe Criativa: Juan Pablo Raimondi, Juan Besagni, Santiago Romero, Facundo Ruiz
Direção de Atendimento: Adriana Noemi Botta
Equipe de Atendimento: Franco Krikorian, Santino Santarceri, Ana Laura Ramírez.
Direção de Produção: Ale Narvaez
Produtora Audiovisual: Produka Filmes
CEO: Anderson Lima
Direção de Cena: Martin Toro
Diretor de Fotografia: João Fröhlich
Produção Executiva: Emerson Jussiani
Chefe de Atendimento: Tatiana Lima
Atendimento: Guilhermina de Paula
Coordenador de Produção: Osmir Araújo
Montagem: José Nascimento
Pós-produção: Mistika
Produtora de Áudio: SuperCharango
Aprovação/Cliente: Ana María Montoya, Diretora de Marketing América Latina; e Bruna Rocha, Gerente de Marketing América Latina
Maker’s Mark lança campanha que une arte e coquetelaria em série limitada de artes: De Maker’s para Makers – Maker’s Mark anuncia o lançamento de sua nova campanha no Brasil, celebrando o encontro entre arte e coquetelaria em uma ação inédita. A partir do conceito “De Maker’s para Makers”, a ação une o processo artesanal característico da marca com a criações autorais limitadas, assinados por três artistas brasileiros. Tendo a tradicional garrafa de Maker’s Mark como ponto central, os artistas foram convidados a criar imagens únicas, incorporando à sua maneira elementos que fazem parte do DNA da marca, como carvalho, baunilha, e trigo vermelho de inverno. Participam da ação Gabriel Fernandes, artista de colagem manual; Sílvia Nastari, artista de tipografia artesanal; e Victorya Antonoff, especializada em xilogravura e monotipia. A partir das suas diferentes assinaturas criativas, cada arte ganhou uma identidade própria, refletindo a expressão autoral e técnica de cada um dos artistas.
Produzido no Kentucky (EUA) desde 1953, Maker’s Mark é o primeiro bourbon artesanal do mundo – Com sua receita original e técnicas tradicionais de fabricação, a marca se tornou referência global em produção artesanal. Sua história nasce a partir do espírito empreendedor do casal Bill e Margie Samuels: ele, o engenheiro que virou artesão e elevou o bourbon com sua visão de sabor até chegar na receita perfeita; e ela, a alma criativa responsável por criar o rótulo das garrafas – testando e imprimindo em casa – e pela ideia da icônica cera vermelha, que até hoje traduzem a identidade da marca. “A campanha destaca o que move Maker’s Mark desde o início: autenticidade, tradição e cuidado em cada detalhe. Ao reunir artistas e bartenders de diferentes áreas e trajetórias, mostramos como esses mesmos valores se conectam com o universo do nosso bourbon artesanal: feito à mão, com excelência e um caráter verdadeiramente único”, comenta Lizandra Freitas, Diretora Geral da Suntory Global Spirits Brasil, América Central e América do Sul.
O processo tradicional e histórico de Maker’s Mark é celebrado na campanha a partir das artes exclusivas feitas à mão pelos artistas – Desenvolvida pela Publicis Brasil, a campanha “De Maker’s para Makers” traduz a essência da marca que valoriza o processo, a liberdade criativa e a autenticidade. Assim como cada garrafa, cada um dos pôsteres foi criado de forma única, expressando o trabalho manual e a identidade de cada artista. “Hoje só se fala em inteligência artificial, em otimização de produção, em escalabilidade, mas Maker’s Mark é uma marca que vai na contramão da tendência e nossa campanha faz exatamente o mesmo”, comenta Arturo Marenda, Diretor Executivo de Criação da Publicis Brasil.
A campanha também conta com a participação de bartenders convidados – que assinam receitas de drinks exclusivos com Maker’s Mark: Michelly Rossi, do Bar dos Arcos; Marcio Silva do Exímia Bar e Ricardo Barrero do Paradero.52. As criações combinam técnica e originalidade, e dialogam com a proposta autoral da campanha, valorizando a autenticidade e criatividade também na hora de apreciar o bourbon. Assim como os artistas convidados, os bartenders manifestam sua criatividade e identidade em cada drink, atuando como verdadeiros “makers” da coquetelaria. Suas criações traduzem habilidade e expressão com um caráter único, levando o conceito de arte da campanha também para os bares.
Cada bartender desenvolveu um coquetel exclusivo – inspirado pelo conceito da campanha e pela troca criativa com os artistas convidados. Ricardo Barrero, que gravou com Gabriel Fernandes, trouxe uma combinação surpreendente de Maker’s Mark com vermutes rosso e seco infusionado com umeboshi, finalizado com óleo de gergelim. Márcio Silva, em parceria com Silvia Nastari, elaborou um sour com notas frutadas de framboesa, coberto por uma espuma, na qual é aplicado um stencil com a tipografia criada pela artista, conectando sabor e arte em uma mesma experiência. Já Michelly Rossi assina o drink “Alebrije”, que combina Maker’s Mark, mezcal, cordial de grapefruit e bitter de chocolate mole. Servido em copo baixo com gelo grande e polvilhado com cacau 100%, o coquetel reforça a proposta autoral da campanha, destacando identidade e autenticidade também na maneira de apreciar o bourbon. A ação também inclui conteúdos digitais com registros do processo de criação dos artistas e bartenders, disponíveis no perfis oficiais da marca: https://www.instagram.com/accounts/login/?next=httpswww.instagram.comjornadamakers&is_from_rle
Conheça os artistas e bartenders convidados para a ação
Gabriel Fernandes – Gabriel é um artista visual brasileiro, natural de Caicó, no interior do Rio Grande do Norte, reconhecido por suas colagens manuais que utilizam principalmente o papel, entre outros elementos. Com mais de 500 obras espalhadas pelo mundo, Gabriel já colaborou com diversas marcas, projetos e instituições. Sua arte, que tem origem sobretudo em quadros, também está presente em pôsteres, estamparias e parcerias de grande visibilidade. Suas narrativas visuais exploram reflexões pessoais, atribuindo a cada elemento um significado único, fortemente influenciado pela sua cultura e identidade.
Sílvia Nastari – Nascida em 1980, em São Paulo (SP), Silvia Iniciou seu trabalho artístico com a tipografia em 2013 após um período estudando esta técnica no San Francisco Center for the Book, em São Francisco, na Califórnia. Em sua obra, a artista explora materiais preservados desde do século XIX, como tipos móveis, clichês e ornamentos tipográficos, para criar peças em que o as técnicas tradicionais da tipografia dialogam com o design gráfico contemporâneo. Diretora de arte da Editora Quelônio, projetou e imprimiu dezenas de livros artesanais e peças gráficas em que a técnica da tipografia é explorada a partir dos materiais e maquinários antigos que fazem parte de seu ateliê. Mestre em Design pela FAU/USP, ministra cursos livres, faz trabalhos de design gráfico para o mercado editorial e é pesquisadora da história do livro, tipografia e memória gráfica.
Victorya Antonoff – Victorya é artista visual e gravadora, nascida no Grajaú, periferia de São Paulo. Atua com gravura desde 2015, explorando principalmente a xilogravura e a monotipia como linguagem de expressão e resistência. Sua produção mergulha nas possibilidades da matriz e da repetição para investigar afetos, solidão e as camadas sensíveis de ser mulher lésbica. Cada obra carrega marcas, sulcos e texturas que evocam introspecção, desejo e memória — revelando a potência poética da gravura como corpo, escuta e linguagem.
Márcio Silva – Um dos nomes mais influentes da coquetelaria mundial, Márcio Silva é o único bartender brasileiro reconhecido, por cinco anos consecutivos, pelo Bar World 100, ranking que reúne as cem pessoas mais relevantes da indústria de bares. Aos 48 anos e com 28 anos de trajetória profissional, Márcio construiu uma carreira internacional sólida, com passagens por 88 países, onde atuou na abertura de bares, treinamentos e consultorias para grandes marcas. Em São Paulo, foi peça-chave na criação de endereços icônicos como o SubAstor e o Guilhotina, e atualmente é sócio do Exímia,. Reconhecido pela criatividade e inovação, Márcio traduz em seus drinques a diversidade de sabores brasileiros, sempre elevando a coquetelaria nacional a novos patamares.
Michelly Rossi – Comandando o Bar dos Arcos, um dos espaços mais icônicos de São Paulo, Michelly Rossi foi reconhecida como Melhor Bartender de São Paulo em 2019, pelo júri de “O Melhor de São Paulo”. Catarinense de São Joaquim, Michelly iniciou sua trajetória na coquetelaria enquanto cursava direito em Florianópolis e, desde então, construiu uma carreira sólida em casas renomadas como Alberta, Z Carniceria, A Casa do Porco e Fel. Referência na cena, ela se destaca pelo trabalho autoral e pela defesa de uma coquetelaria livre de estereótipos de gênero, mostrando que o paladar não tem distinção.
Ricardo Barrero – Conhecido como Milhouse, Ricardo é bartender desde 2004 e atualmente atua como head bartender do Paradero 52, em Pinheiros, São Paulo. Com formação em gastronomia e hospitalidade em Sydney e Bogotá, além de sommelier no Brasil, ele traz uma bagagem internacional à coquetelaria brasileira. Barrero também é embaixador das marcas Mathieu Teisseire e Britvic Brasil, promovendo inovação e educação no setor de bebidas . Sua abordagem combina técnica, criatividade e atenção às tendências, como coquetéis não alcoólicos e espumas aromáticas
FICHA TÉCNICA
Anunciante: Suntory Global Spirits Brasil
Produto: Maker’s Mark
Título: De Maker’s para makers
Agência: Publicis Brasil
Presidente: Gabriela Borges
CCO: Mauro Ramalho
Executive Creative Director (ECD): Arturo Marenda
Diretores de Criação Associados: Elias Carmo, Rodolfo Monteiro, Bruno Donadio
Criação: Elias Carmo, Rodolfo Monteiro, Bruno Donadio, Vinicius Valeiro, Patricio Junior
Conteúdo: Manuela França, Jaqueline Oliveira
VP Mídia: Ana Paula Sanchez
Mídia: Willian Aveiro, Leila Pereira, Raquel Noura, Gustavo Pinto, Danilo Santos, Caio Melo
COO: Mafê Laudisio
Negócios: Beatriz Pedrosa, Livia Toledo, Elis Adami, Patricia Gritti, Dara Chrispim
CSO: Juliana Elia
Estratégia: Rita Braga, Tabata Pimentel
Projetos: Renata Carvalho, Lorane Maximo, Jenefer Almeida
Integrated Production Director: Priscilla Sanches, Valeria Andrighetti
Broadcast Manager: Leo Alves
Broadcast Producer: Caio Lobo, Raphael Macedo
Produção Gráfica: Emerson Russo
Comunicação: Paula Ganem, Mariana Viana, Marjorie Martins
Comunicação e PR Suntory Global Spirits Brasil: TAO PR – Monique Paoletti, Carolina Goulart, Vanessa Telles
Aprovação do cliente: Lizandra Freitas, Gonzalo Olazabal, Marília Accordi
Produtora do Filme: Conteúdo Urbano Produtora
Artistas: Gabriel Fernandes, Sílvia Nastari, Victorya Antonoff
Bartenders: Marcio Silva, Michelly Rossi, Ricardo Barrero
Direção: Vinicius Ribeiro dos Santos
Diretora Produção Executiva: Vivianne Ahumada
Diretora Atendimento: Nicole Ramalho
Atendimento: Bianka Barbalho
Direção de Fotografia: Rodrigo Augusto Floriani
Assistente de Câmera: Pedro Henrique Davila da Silva Souza, Bruno Ferreira Amorim
Assistente de Direção: Fausto Fernandes Pereira
Produtora de Elenco: Alessandra Leite de Araújo, Jennifer Bender
Coordenadores de Pós: Vinicius Martins Marques
Produtora de audio: Fuzzr audio