Cotidiano

Bebê que teve pé queimado em hospital da Serra recebe alta

José estava internado no Hospital Infantil de Vitória desde o ocorrido. O bebê completou um mês na última sexta-feira (19), um dia após passar por uma cirurgia de enxerto no pezinho

Leitura: 3 Minutos
bebê pé queimado
Foto: Arquivo pessoal

Teve alta nesta quinta-feira (25) o pequeno José, recém-nascido que sofreu queimaduras graves no pé esquerdo dentro do Hospital Estadual Jayme Santos Neves, na Serra, logo após nascer.

Como manda a tradição, para ter boa sorte, o bebê saiu do hospital de roupinha vermelha, conforme foto postada pela mãe em uma rede social. A direção do Hospital Infantil Nossa Senhora da Glória (Hinsg), em Vitória, confirmou a alta do paciente na tarde desta quinta-feira (25).

José estava internado desde o ocorrido. O bebê completou um mês na última sexta-feira (19), um dia após passar por uma cirurgia de enxerto no pezinho, procedimento que tinha o objetivo de corrigir a deformidade causada pelas queimaduras.

Entenda o caso

José nasceu no dia 19 de agosto, de parto normal. Segundo a mãe do bebê, Sara Peisino, logo após o nascimento, a equipe de enfermagem teria informado que a criança estava com a temperatura um pouco abaixo do ideal.

O recém-nascido estava com a temperatura de 36,2º, pouco abaixo do indicado, de 36,7º. Por conta disso, foi recomendado que fosse para uma incubadora para que pudesse ser aquecido.

A mãe concordou e pediu à mãe dela, avó da criança, que acompanhasse o trabalho da equipe de enfermagem.

Segundo a mãe, uma enfermeira teria passado um algodão na parte de metal da incubadora para aquecer o algodão. Neste momento, faíscas de fogo teriam aparecido, mas sem que a profissional percebesse. O algodão foi dobrado e colocado na meia da criança.

“Uma enfermeira pegou um pedaço de algodão e encostou na lâmina do bercinho dele, e saiu fagulhas de fogo. Quando ela dobrou, minha mãe não viu. Ela colocou dentro da meia dele e quando minha mãe percebeu, o macacão dele já estava pegando fogo”, contou.

Ainda segundo a mulher, ela foi acordada pelo choro da criança e correu para o quarto onde o bebê estava. Lá, ela se encontrou com médicos e enfermeiros, que tentavam ajudar o bebê. De acordo com ela, o quarto foi tomado por um forte cheiro de queimado.

“Eu acordei com o choro dele e corri para a sala. Nessa hora já havia muita gente lá, médicos, enfermeiros. Estava um cheiro muito forte de queimado, tanto que ontem a bolha no pé dele estourou e ainda estava com cheiro de queimado na meia”, contou.

José teve alta da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (Utin) na terça-feira (16), passou pela cirurgia de enxerto na quinta (18) e completou um mês de vida na sexta (19).

Patricia Maciel

Repórter

Jornalista formada em 2011, com experiência nas principais empresas de comunicação do Espírito Santo. Também atuou como assessora de comunicação e social media.

Jornalista formada em 2011, com experiência nas principais empresas de comunicação do Espírito Santo. Também atuou como assessora de comunicação e social media.