Vestida com uma coroa dourada e túnica rosa, a pequena Ayla Coelho da Cruz, de apenas 11 meses, virou símbolo de devoção e ternura na Romaria das Mulheres da Festa da Penha 2025, em Vila Velha.
Carregada no colo da mãe, Barbara Luiza Coelho, ela foi vestida de Nossa Senhora da Penha e encantou os fiéis ao longo do percurso.
A ideia de vestir Ayla como uma santa começou com a mãe de Barbara. Quando Barbara era criança, sua mãe a levava para a igreja vestida de anjinho.
Agora, como mãe, Barbara decidiu seguir a tradição e passar esse gesto de fé para a filha, criando novos significados em família.
LEIA TAMBÉM:
- Festa da Penha 2025: Remaria reúne devotos na Baía de Vitória
- Festa da Penha: fé e devoção marcam a Romaria dos Homens; veja fotos
- Vai chover? Veja a previsão do tempo para as romarias da Festa da Penha
Quando estava grávida, no ano passado, participei da romaria e falei que no ano seguinte estaria lá com minha filha, contou.
A roupa, feita às pressas de um dia para o outro pela sua avó, transformou Ayla na atração da caminhada.
“Quando saímos do carro, começou a loucura. As pessoas pediam para tirar foto, se emocionavam. Foi inesperado”, relata a mãe.
Devoção e ternura na Romaria das Mulheres
Durante o percurso, inclusive, houve momentos de leveza e brincadeira:
“Teve uma hora que ela dormiu durante o trajeto, e falaram que ‘Nossa Senhora fez muito milagre hoje’”.
Essa não foi a primeira vez que a pequena Ayla se vestiu como uma santa. A tradição começou na Festa de Santa Teresinha, quando Barbara decidiu colocar nela a primeira roupa religiosa.
Agora, a mãe já faz novos planos: quer levar a filha vestida de Nossa Senhora Aparecida ao santuário nacional dedicado à padroeira do Brasil.