
A primeira vez que o bombeiro Lincoln Rafael Rosales, de São José do Rio Preto, São Paulo, enxergou as cores do caminhão da sua corporação foi um misto de surpresa e emoção. Daltônico desde o nascimento, aos 36 anos ele recebeu dos seus colegas a oportunidade de enxergar o mundo colorido através de lentes próprias para sua condição.
O vídeo do momento em que ele ganhou o óculos de presente tem viralizado nas redes sociais. A iniciativa só foi possível graças a uma vaquinha organizada pelos bombeiros e uma parceria com uma ótica local.
No vídeo, é possível ver Lincoln sendo apresentado às cores de objetos que, para a maioria das pessoas, já fazem parte do dia a dia. Até a sua própria cor de pele foi uma surpresa. “Até eu sou de outra cor!”
CONFIRA O VÍDEO
Lincoln convive com uma condição rara de daltonismo, que faz com que enxergue tudo em preto e branco. Apesar do óculos que recebeu fazer com que ele possa distinguir as cores, ainda não há cura para este tipo de daltonismo.
Desafios superados
O daltonismo trouxe desafios para a vida de Lincoln. Em entrevista ao Fala Brasil, da TV Record, ele contou que foi demitido do emprego anterior, como auxiliar de jardinagem, após confundir as cores das folhas das árvores.
O dono pediu para eu arrancar todas as folhas amarelas dos coqueiros e eu não sabia que era daltônico. Eu achei que sabia o que era amarelo, já que tinha duas cores de folha, uma mais clara no meu campo de visão e uma mais escura. Eu tirei todas as folhas verdes e deixei as amarelas.”
Lincoln Rafael Rosales
Entretanto, mesmo com as dificuldades, ele mostrou que era apto para cumprir suas obrigações como bombeiro, após ser aprovado no concurso público.
Aprendendo a diferenciar agora as cores, o bombeiro não consegue imaginar mais a vida sem as lentes. Para ele, seus colegas não poderiam ter escolhido um presente melhor. “É como se Deus pegasse a minha mão quando eu coloco o óculos, me levasse para o céu e mostrasse tudo o que ele criou, com a visão dele”, explicou.
*Com informações do Portal r7.