As oportunidades de investimento no Espírito Santo serão destaques na edição internacional do Brazilian Regional Markets – evento da Apex que será realizado em Nova York nesta segunda-feira (12). Além disso governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, estão confirmados no encontro os governadores do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, Eduardo Leite e Jorginho Mello. A programação ainda inclui painéis com nomes como Fernando Cinelli (Fundador e Presidente da Apex), Ricardo Alban (Presidente da CNI), Francisco Carvalho (Presidente da Timenow) e Alexandre Magno (CEO da Wine).
Depois de Brasília e São Paulo, evento abrirá a Brazil Week em Nova York
O encontro reunirá governadores, prefeitos, empresários, investidores e lideranças institucionais para debater o papel estratégico dos estados fora do eixo Rio-São Paulo no futuro da economia brasileira.
A programação inclui painéis para discutir temas como competitividade, inovação, desenvolvimento humano e oportunidades de investimento nos mercados regionais mais promissores do Brasil, entre eles, Espírito Santo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais, todos no top 10 do ranking nacional de competitividade.
Esses estados são conhecidos como as Onças Brasileiras — uma referência direta aos Tigres Asiáticos — e representam um Brasil que acontece fora do eixo: regiões economicamente dinâmicas, que crescem acima da média, com potencialidades únicas e ambiente favorável a negócios.
Essa é a segunda vez que o evento acontece em Nova York. Na edição passada, o BRM originou investimentos importantes: entre eles, a assinatura do contrato para a construção da Estação de Produção de Água de Reúso em Vitória (ES) — um projeto inovador de R$ 2,2 bilhões firmado entre a Cesan, o Governo do Espírito Santo e a multinacional GS Inima.
A novidade desta edição é a entrega de duas premiações inéditas, Brazilian Jaguar of the Year – Empresário do Ano e Governo do Ano -, criadas para reconhecer personalidades e governos que têm se destacado, no setor público e privado, contribuído para o avanço dos mercados regionais.