Na montagem, de cima para baixo: Grupo Barbatuques, Marcos Suzano, Negadeza e grupo Rala Coco e Luccas Martins (Fotos: Beto Assem/Giulyanna Cipriano/Divulgação)
Na montagem, de cima para baixo: Grupo Barbatuques, Marcos Suzano, Negadeza e grupo Rala Coco e Luccas Martins (Fotos: Beto Assem/Giulyanna Cipriano/Divulgação)

O Cais das Artes, em Vitória, recebe nos dias 30 e 31 de janeiro a primeira edição do Festival Batidas do Mundo, que reúne grandes nomes da percussão brasileira e artistas do Espírito Santo. O evento não marca a inauguração do equipamento cultural, cuja abertura oficial está prevista para o dia 29 de dezembro, com atração ainda não divulgada.

Com entrada gratuita, o festival contará com apresentações de Marcos Suzano Trio, Barbatuques, Negadeza, entre outros músicos, além de uma homenagem ao percussionista Naná Vasconcelos (1944–2016). Para participar, é necessário retirar ingresso antecipadamente pelo site batidasdomundo.com.br.

A programação no Cais das Artes encerra uma agenda que incluiu, ao longo do mês de janeiro, oficinas gratuitas de percussão realizadas na Serra e em Cachoeiro de Itapemirim. A última atividade formativa é a Oficina Orquestra de Ritmos, que acontece nos dias 27, 28 e 29 de janeiro, na Associação Cultural Chegou o que Faltava, no bairro Maria Ortiz, em Vitória. As inscrições são gratuitas e também devem ser feitas pelo site oficial do festival.

A abertura do Festival Batidas do Mundo acontece na sexta-feira (30), às 19h30, com uma homenagem a Naná Vasconcelos, referência mundial da percussão, celebrada por músicos capixabas. Em seguida, o público acompanha o encontro de Luccas Martins com o Quarteto Zuri, o show do Marcos Suzano Trio e a apresentação de Negadeza com o grupo Rala Coco, que levam ao palco a tradição do coco de roda nordestino.

No sábado (31), a programação começa mais cedo, às 18h30, com a Camerata Jovem Rochativa convidando Edu Szajnbrum. A noite segue com o Léo de Paula Septeto, o grupo Barbatuques e se encerra com o Bloco Balança Penha, que apresenta um repertório marcado pelo congo capixaba e por ritmos populares brasileiros.

A curadoria do festival é assinada por Marcos Suzano, percussionista e diretor artístico do Festival Panorama Percussivo Mundial (Percpan). A proposta é promover o diálogo entre artistas de diferentes regiões do país e músicos do Espírito Santo, valorizando tanto as tradições rítmicas quanto as experimentações contemporâneas da percussão.

Serviço – Festival Batidas do Mundo

  • Datas: 30 e 31 de janeiro de 2026
  • Local: Cais das Artes – Enseada do Suá, Vitória (ES)
  • Horários: a partir das 19h30 (sexta) e 18h30 (sábado)
  • Entrada: gratuita, com retirada de ingressos
  • Ingressos: www.batidasdomundo.com.br
  • Programação:
    • 30 de janeiro (Sexta-feira)
      • das 19h30 às 19h40 – Abertura do festival e homenagem a Naná Vasconcelos
      • das 20h às 20h45 – Luccas Martins convida Quarteto Zuri
      • das 21h05 às 21h50 – Marcos Suzano Trio
      • das 22h às 23h – Negadeza e Rala Coco
    • 31 de janeiro (Sábado)
      • das 18h30 às 19h – Camerata Jovem Rochativa convida Edu Szajnbrum
      • das 19h20 às 20h20 – Léo de Paula Septeto
      • das 20h40 às 21h40 – Barbatuques
      • das 22h às 23h – Bloco Balança Penha
Maeli Rhayra, editora de entretenimento do Folha Vitória
Maeli Radis

Editora de Entretenimento e Cultura

Editora de Entretenimento e Cultura do Folha Vitória. Formada em jornalismo pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

Editora de Entretenimento e Cultura do Folha Vitória. Formada em jornalismo pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).