Campanha celebra os 80 anos de história da CNC

A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) completou 80 anos de história no último dia 30 de novembro e lançou uma campanha que celebra sua trajetória, marcada por protagonismo, diálogo, qualificação, inovação e defesa firme do setor terciário. O Sistema Fecomércio-ES – Sesc e Senac, que há mais de 71 anos integra a estrutura nacional da CNC, também celebrou a data. Vale lembrar que, no próximo ano, o Sesc-ES e o Senac-ES também vão comemorar 80 anos. “Fazer parte desse sistema há tantas décadas nos enche de orgulho. São 80 anos de uma entidade que ajudou a moldar o Brasil e fortalecer quem faz a economia acontecer”, destacou Idalberto Moro, presidente do Sistema.

A campanha nacional que comemora os 80 anos da CNC ganhou destaque entre lideranças do setor terciário – incluindo o Espírito Santo. Segundo Moro, a nova campanha reforça a mensagem de que a CNC segue olhando para o futuro e apoiando quem movimenta o dia a dia do Brasil. “A CNC nasceu para defender quem faz o país pulsar, e continua firme nessa missão. Oito décadas depois, seguimos juntos, preparando novos caminhos e fortalecendo o setor que mais gera oportunidades no Brasil. No Espírito Santo, fazemos a nossa parte como Federação, representando 26 sindicatos empresariais e 405.455 empresas, responsáveis por 58% do ICMS arrecadado no estado e pelo emprego de 652 mil pessoas. Com mais de 30 unidades, tendo ações itinerantes e presença em todos os municípios capixabas – seja de forma física ou on-line –, o Sistema Fecomércio-ES atua em todo o Espírito Santo”, destacou o presidente.

Filme da CNC 80 anos

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Ecosocial apresenta novo posicionamento e lança filme institucional em colab com Prósper e Drift – A Ecosocial Inteligência, empresa especializada em estudos de ecossistemas sociais e de mercado, acaba de apresentar seu novo posicionamento ao mercado, marcando uma etapa de evolução e maturidade dentro do ecossistema Beta Rede. A nova fase reforça o papel estratégico da empresa em apoiar líderes e organizações na tomada de decisões em cenários de alta complexidade, incerteza e transformação contínua. Fundada em 2016, a Ecosocial atua combinando inteligência antropológica, análise de dados, investigação qualitativa, leitura de contexto e tecnologia para revelar padrões invisíveis e interpretar comportamentos que influenciam mercados, instituições e territórios. O reposicionamento é resultado de um processo interno de revisão metodológica, aprofundamento conceitual e atualização narrativa. “Vivemos um tempo em que a velocidade das mudanças exige mais profundidade, não menos. Nosso compromisso é oferecer leitura, contexto e interpretação viva para quem precisa decidir”, explica Michel Vasconcelos, cofundador da Ecosocial. “Acreditamos que acertar é humano, especialmente quando dados e cultura são analisados com rigor e sensibilidade.”

Novo momento, nova narrativa – A nova identidade expressa a vocação da Ecosocial de transformar informação em direção estratégica. O conceito “Acertar é Humano” assume papel central, sintetizando a convicção da marca de que as melhores decisões dependem de uma combinação de ciência, tecnologia, comportamento humano e visão sistêmica. O posicionamento também aprofunda a metodologia própria da empresa, que integra inspiração etnográfica, triangulação de métodos, leitura simbólica, uso de dados e processos de cocriação com clientes e stakeholders.

Filme institucional marca a transição – Para apresentar este novo momento, a Ecosocial lançou um filme institucional produzido em colab com a Drift e com a Prósper, agência também integrante da Beta Rede. A peça traduz visualmente a essência da marca: a habilidade de enxergar o que está abaixo da superfície, interpretar ecossistemas e revelar caminhos em um mundo cada vez mais complexo. O filme utiliza linguagem conceitual, estética contemporânea e técnicas de composição digital — incluindo IA generativa controlada e motion design — para representar a forma como a Ecosocial identifica sinais e transforma dados em inteligência viva.

Parte fundamental da Beta Rede – A Ecosocial integra a Beta Rede, holding especializada em comunicação formada por seis empresas complementares. Para Rimaldo de Sá, CEO da Beta Rede, o novo posicionamento fortalece todo o ecossistema:“ A Ecosocial é um vetor essencial de leitura estratégica. Esse novo momento amplia a nossa capacidade de entregar valor ao mercado e reforça um princípio que guia toda a rede: comunicação que transforma.”Ecosocial Inteligência – Instagram: @ecosocialinteligencia

Filme

Shopping Mestre Álvaro sorteia um Nissan Kicks 0KM no Natal 2025 – O Natal está ainda mais especial no shopping Mestre Álvaro neste ano. O empreendimento lançou uma campanha promocional que vai presentear um cliente com um Nissan Kicks 0KM, reforçando o clima de celebração e incentivando as compras de fim de ano. A promoção é válida de 28 de novembro a 31 de dezembro de 2025, seguindo a mecânica de números da sorte: juntando R$ 500,00 em compras nas lojas do shopping, o cliente ganha 01 número da sorte para participar do sorteio. A etapa de Black Friday, realizada entre os dias 28 e 30 de novembro, garantiu cupons em dobro aos clientes que compraram nesse período, ampliando suas chances de participação. Agora, a campanha segue normalmente até o fim do mês, com cadastro exclusivo das notas fiscais pelo SáAPP, o aplicativo oficial do shopping.

A partir do dia 12 de dezembro, o shopping também vai iniciar mais uma campanha  – para presentear seus clientes, desta vez compre e ganhe: juntando R$ 500,00 em compras, o cliente recebe uma luminária de LED apagável, perfeita para criar e renovar mensagens especiais de fim de ano. A retirada é feita na Central de Relacionamento Sá+, no piso L2. O brinde é limitado a um por CPF e estará disponível enquanto durarem os estoques. A gerente de marketing do Shopping Mestre Álvaro, Amanda Duque, destaca que a campanha foi planejada para reforçar o espírito natalino e valorizar a experiência do cliente. “O Natal é um período muito importante para o varejo e para as famílias. Queremos que cada visita ao shopping seja especial e repleta de boas surpresas. O sorteio do carro e o brinde exclusivo tornam essa jornada ainda mais encantadora e estimulante para o público”, afirma.

Prêmio Equilibrista 2025 terá  comenda Sebastião Salgado para o Desenvolvimento Sustentável – O Prêmio Equilibrista 2025 chega à sua 31ª edição como um dos principais reconhecimentos do meio empresarial do Estado. Promovida pelo Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças do Espírito Santo (IBEF-ES), a cerimônia será realizada no dia 10 de dezembro, em Vitória, reunindo executivos, empresários e lideranças que se destacaram ao longo do ano na gestão estratégica e no desenvolvimento sócio-econômico capixaba. Neste ano, a premiação ganha um novo capítulo com o lançamento da “Comenda Sebastião Salgado para o Desenvolvimento Sustentável”, criada para reconhecer projetos e iniciativas que promovam impacto ambiental, social e de governança alinhados aos princípios do desenvolvimento sustentável, notadamente em práticas ESG – Environmental, Social & Governance.

A comenda leva a marca do fotógrafo e ambientalista Sebastião Salgado –  mineiro de nascimento, mas formado em Economia na UFES no ES, e cuja obra é inseparável da parceria e dedicação de sua esposa, a arquiteta capixaba Lélia Wanick Salgado. Ao longo de toda a trajetória, Lélia esteve ao seu lado, contribuindo decisivamente para a construção de um legado que une arte, sensibilidade social e compromisso com o meio ambiente. A obra do casal Salgado é referência mundial pela defesa da dignidade humana, pelos registros da realidade social e pela preservação de biomas como a Amazônia, além do trabalho realizado pelo casal no Instituto Terra, principal projeto de recuperação ecossistêmica do país, localizado em Aimorés/MG, próximo à divisa com o Estado. A criação da comenda foi devidamente autorizada pela família. A homenagem será entregue anualmente, reconhecendo iniciativas públicas, privadas ou do terceiro setor que demonstrem resultados concretos em temas de ESG como conservação ambiental, inclusão social, fortalecimento comunitário e práticas de governança e ética.

A premiação 2025 –  O Prêmio Equilibrista é uma das maiores honrarias do cenário empresarial capixaba, que reconhece a excelência, a liderança e o impacto de executivos e organizações.  Além da premiação principal, outros líderes também são reconhecidos com os prêmios de Destaque Empresarial, CFO do Ano, Ibefiano de Sucesso e Orgulho de Ser IBEF. Segundo o presidente da instituição, Alecsandro Casassi, o prêmio mantém sua essência ao destacar a atuação de líderes que aliam visão estratégica, responsabilidade e impacto positivo. “A premiação vai além de ser uma competição. É um reconhecimento aos líderes visionários que conseguem equilibrar de forma exemplar o sucesso empresarial com o impacto positivo no Estado. Além disso, a partir deste ano, com a criação da Comenda Sebastião Salgado para o desenvolvimento sustentável, valorizamos e reconhecemos ainda mais projetos que tenham seus objetivos voltados às práticas ESG”, reforça.

As categorias premiadas

Além da escolha do Prêmio Equilibrista, a cerimônia contará com outros reconhecimentos:

Destaque Empresarial: para executivos ou empresários que promoveram inovação e resultados relevantes na economia capixaba.

CFO do Ano: voltado a profissionais do setor financeiro, incluindo participantes do CFO Connection e executivos financeiros com base de atuação no Estado do Espírito Santo.

Ibefiano de Sucesso: escolhido em votação aberta pelos Ibefianos e concedido ao associado(a) que contribuiu expressivamente para o fortalecimento institucional do IBEF-ES.

Orgulho de Ser IBEF: prêmio destinado aos primeiros colocados na criação de conteúdo técnico em finanças, economia e gestão empresarial no ranking anual de performance dos Comitês Qualificados de Conteúdo e do programa IBEF Academy do IBEF-ES, revelado durante o evento.

Farmácia temática: Australian Gold transforma fachada da Redepharma em experiência interativa para marcar a temporada de verão – Australian Gold promove a inauguração da nova fachada envelopada de uma unidade da Redepharma, com cerimônia prevista para os dias 5, 6 e 7 de dezembro, das 10h às 14h. A ação transforma a loja, localizada na Av. Mar Vermelho – 388-340, em uma “vitrine de experiência” com o visual da marca, e anuncia o início de uma parceria de três meses. Durante o período, a entrada será totalmente revestida com materiais exclusivos, trazendo a identidade visual que remete ao lifestyle solar. À noite, a entrada da loja ganha iluminação especial, reforçando o impacto estético e tornando o ambiente em um ponto de destaque na região, com o objetivo de atrair a atenção de quem passa pelo local. A iniciativa também reforça o compromisso em fortalecer a presença da marca na praça regional do Nordeste, especialmente em uma região que recebe grande fluxo de turistas durante o verão e as férias de fim de ano. Além disso, a ação aproxima Australian Gold do consumidor por meio de vitrines de impacto que unem estética, visibilidade e ativações estratégicas no varejo, incluindo promotorias, mascote interativo, mecânica de “compre e ganhe”, onde o consumidor poderá comprar um produto da marca e retirar brindes exclusivos.

As ativações ocorrerão em dois finais de semana de dezembro –  na primeira e na terceira semana do mês, garantindo contato contínuo com o público em momentos de alta circulação. De acordo com Jacqueline Gonzalez, gerente sênior de Australian Gold, a campanha reforça o posicionamento da marca no Brasil. “Nosso objetivo é construir experiências que traduzem o espírito do verão e mantenham a marca cada vez mais próxima do consumidor. A fachada temática nasce para ampliar essa conexão, trazendo mais vida, cor e presença”, afirma.  Inspirado pela campanha “2x mais vida lá fora”, o projeto nasce da estratégia de ativação regional em PDVs, transformando farmácias em experiências imersivas que combinam branding, experimentação de produto e mecânicas comerciais. A iniciativa reforça a proximidade da marca com o consumidor no ponto de venda ao incentivar momentos ao ar livre com mais cor, energia e proteção. Ao transformar a fachada em uma experiência sensorial alinhada ao lifestyle solar, a ativação amplia o convite para que consumidores e visitantes se conectem ao universo de Australian Gold.

Ilha Crossmídia e Chiquinho Sorvetes produzem filmes diferenciados para apresentar a linha Pistache Dubai – A Ilha Crossmídia, uma das principais produtoras do mercado publicitário brasileiro, produziu os filmes para a nova campanha publicitária para a Chiquinho Sorvetes apresentar a linha Pistache Dubai. Dirigidos por Bruno Maffei e em parceria criativa com a Lis Bitencourt, as peças audiovisuais exploram linguagem sensorial, impacto visual e narrativa cinematográfica. A proposta estética adotada enfatiza textura, movimento e imersão, com cenas em close de crocantes, pistaches, caldas e misturas dos produtos. O uso de trilha conceitual com elementos étnicos e atmosfera etérea reforça o posicionamento premium da linha. “A campanha nasce da vontade de transformar o produto em experiência. Buscamos uma abordagem sensorial, quase hipnótica, que conduz o público por texturas, sons e movimentos. O objetivo foi criar filmes que despertassem o desejo e a curiosidade antes mesmo do primeiro gole”, explica Maffei.

Produções utilizam o conceito de food styling, – O filme Viva a Experiência Dubai propõe uma inversão da estrutura tradicional: começa no mundo real, mergulha em cenas sensoriais quando a atriz prova o produto e retorna ao ambiente da loja.  A construção visual reforça o conceito de “viagem” proporcionada pelo sabor Pistache Dubai, com transições rápidas e elementos artesanais de food styling, como crocantes, kadaif e ganaches preparados especialmente para o set. As produções utilizam uma ampla estrutura de food styling, equipamentos profissionais e ambientação completa de loja, incluindo embalagens atualizadas, copos, utensílios e uniformes novos.  Palu Rossi, CEO da Ilha Crossmídia, destaca a sólida parceria com a Chiquinho para a construção conjunta e cuidadosa das produções para a nova campanha. “A parceria com a Chiquinho Sorvetes nos permite unir técnica, criatividade e precisão. É uma marca que valoriza inovação e confia no processo colaborativo, o que nos dá espaço para produzir campanhas de alto impacto visual e narrativo”, afirma.

Filme

Em nova campanha, Sadia reforça a importância das tradições e da magia natalina entre gerações – A Sadia, marca preferida dos brasileiros para as ceias de Natal¹, convida os brasileiros, sobretudo os jovens, a refletirem sobre os encontros de família e amigos em sua nova campanha: o Lek Trek, icônico mascote da marca que ganha ainda mais força nesta época do ano, ajuda um adolescente a enxergar o encanto das reuniões com entes queridos durante as celebrações, reforçando ao público que a verdadeira magia do Natal está dentro das pessoas.  “Quando pensamos em Natal no Brasil, pensamos em família reunida, mesa farta e momentos que ficam guardados para sempre na memória. Para muitos brasileiros, esse repertório afetivo tem a marca Sadia como protagonista: Peru no forno, Tender decorado, pratos especiais que só aparecem nessa época do ano. Queremos propagar esse sentimento na geração mais jovem de consumidores para que a Sadia continue sendo, por muitas gerações, a primeira marca a surgir na memória coletiva do país quando se fala de Natal, com uma combinação de sabor, qualidade, inovação e afeto”, conta Marina Secaf, gerente executiva de Marketing da Sadia.

Marca convida público a se reconectar com o espírito do Natal  – Com o mote “Neste Natal, reencontre a magia que existe em você”, a campanha reflete tendências de consumo mapeadas pelo Consumer Hub da MBRF em um estudo inédito e proprietário da companhia. O levantamento indica que, após a pandemia, cresceu o número de consumidores com perfil mais tradicional – pessoas que fazem questão de manter vivo o espírito natalino em casa, reunindo a família e preparando uma ceia farta com todos os pratos típicos. Hoje, esse público já representa a maioria (42%), e a empresa aposta em valorizar a importância desses momentos para que esse hábito continue em expansão. A produção destaca principalmente o Peru Temperado Tradicional – categoria da qual a Sadia é líder com 42,5% de participação de mercado², reforçando seu protagonismo nas ceias e reconhecimento como marca símbolo do Natal – e a Ave Supreme com especiarias naturais, vinho branco e espumante.

Sadia traz ainda uma novidade para este ano: a torta Miss Daisy Brigattone  – A marca é líder ainda nas categorias Suínos e Tender, portfólio que também fará parte da comunicação, entre eles Pernil Temperado, Lombo Temperado e Mini Tender. Além disso, desde o ano passado, Sadia acrescentou cortes bovinos em seu portfólio comemorativo e seguirá apresentando esses produtos aos consumidores. Sadia traz ainda uma novidade para este ano: a torta Miss Daisy Brigattone, elaborada de forma artesanal com uma base de panetone de chocolate, coberta por uma mousse de chocolate e granulado no topo, que já vem pronta para comer. O lançamento segue uma tendência de consumo, na qual 32% dos brasileiros apontam tortas doces como uma das três principais sobremesas escolhidas para as festividades³.

Desenvolvida pela Africa Creative –  a campanha está sendo divulgada nacionalmente por meio de filmes de 60’’, 30”, 20” e 10” na TV aberta, com reverberação no digital e canais de streaming. Nas redes sociais, serão trabalhados conteúdos inéditos com influenciadores digitais. “A Sadia é a marca do Natal brasileiro e é protagonista em um dos momentos mais mágicos da data: a ceia. Então, ninguém melhor que ela, através do Lek Trek, para nos fazer esse convite de reconexão com um período tão significativo. Por meio das campanhas natalinas, buscamos equilibrar tradição e inovação, criando narrativas que emocionam, ao mesmo tempo em que promovem soluções práticas que a marca traz ao consumidor. Esse vínculo afetivo, somado à busca constante por inovação e praticidade, explica por que a Sadia segue sendo sinônimo de Natal na mente e no coração dos brasileiros”, explica Nicholas Bergantin, CO-CCO da Africa Creative.

A comunicação também conta com peças nas principais redes de supermercados e OOH, como relógios de rua, abrigos de ônibus e telas digitais nas principais estações de metrô e trem de São Paulo (SP). Há ainda outdoors em comunidades de São Paulo, já que Sadia é uma das marcas mais lembradas e preferidas nas favelas brasileiras⁴. Já no chatbot da marca no WhatsApp, o Sadi.a. (11 3506-8298), os consumidores podem conferir receitas personalizadas com os produtos comemorativos e ainda mapear onde comprar os ingredientes. “Nos últimos anos, nossa comunicação buscou traduzir um Natal que une tradição e modernidade. De um lado, histórias emocionantes que retratam vínculos familiares. De outro, iniciativas inovadoras como o Sadi.a., que leva receitas e dicas para a ceia, mostrando que a tecnologia também pode ser calorosa e acolhedora. Mais do que campanhas, são diferentes formas de mostrar que a Sadia está ao lado das famílias em todos os momentos, do preparo à celebração, sempre trazendo sabor, praticidade e emoção”, complementa Marina Secaf.

Filme

FICHA TÉCNICA

Título: Natal – Óculos   

Agência: Africa Creative

Anunciante: MBRF

Produto: Sadia

CEO: Marcio Santoro

CCO: Sergio Gordilho

Co-CCO: Nicholas Bergantin

Diretor de Criação: Rafael Carvalho

Criação: André Kirkelis, Jorge Ponce Betti, Felipe Previtali, Julio Rodrigues, Junior Margarido, Pedro Nunes, Brenda Maranhão e Amanda Marra

Co-COO Renato Broggin

Diretora de Atendimento: Michelle Zeger

Atendimento: Maria Gabriela Ramos, Juliana Pereira e Victor Caldeira

Co-CMO: Nathalia Oliveira

Diretora Geral de Mídia: Patricia Russo

Mídia: Caroline Bontempi, Nathalia Brito e Aline Victorino

CSO: Ana Kuroki

Head de Planejamento: Luciana L. Mussato

Planejamento: Carol Kirsch, Thiago Jorge e Juan Felipe Cruz

Business Inteligence: Bruna David

VP de Conteúdo: Patricia Colombo

Head de conteúdo: Aline Botelho

Conteúdo: Deyse Albiach, Thais Malta, Barbara Marostica e Lucas Cauzzo

Head de PMO: Juliana Ambold

Diretora de Operações e Projetos: Mariana Figueiredo

Gerente de Projetos: Monica Grana

Produção Agência: Rodrigo Ferrari, Taís Olhiara e Felipe Lopes

MBRF

Aprovação/Cliente: Manoel Martins, Luiz Franco, Marina Secaf, Mariana Freitas e Bruna Mezher

Mídia: Sharon Harrison, Amanda Vansan e Bianca Menezes

Produtora de Imagem: Ilusionistas

Direção: Cláudio Borrelli

Produtora executiva: Fernanda Gomes

CBO: Renata Sayão

Head of Sales: Rafael Costa

Coordenador de produção: Maran Poian

Assistente de coordenação de produção: Giovana Ferrari e Dricka Spiagori

Diretor de fotografia: Gabriel Bianchini (Bibi)

1ª. Ass. Direção: Tina Pontes

2ª. Ass. Direção: Rafaella Della Rosa

Diretora de Arte: Larissa Cambauva

Assistente de direção de arte: Willian Linitch

Culinarista: Paula Rainho

Mock up: Fabiano Caldeira

Diretora de produção: Tati Ueda

Produtora: Bianca Dias

Produtor de objetos: Adriana Godoy

Produtor de arte: Nelba Cardoso

Figurinista: Katia Gimenez

Assistente de figurino: Flávia Rossette

Maquiador: Fernando Andrade (Feco)

Produtor de locação: Kleber Pereira

Produtores de Elenco: Carminha e Edu Piva

Colorista: Ely Silva

Montador: Cláudio Borrelli e Marcelo Cavalieri AMC

Finalizador: Bernardo Serpa

Coordenadora e Supervisora de Pós-Produção: Andréia FIgueiredo

Produtora de Pós-Produção: Flow Effects

Supervisor VFX: Juninho Spinella

3d Supervisor: Thomaz Mena

3D VFX: Fabrício Navarro

Coordenador de VFX: FeZão Barbieri

Compositor VFX: Bruno Spinella

Rotoscopia e Compositor VFX: Pek

Produtora Áudio: Quiet City Music + Sound

Produção Musical: Chris Jordão e Darren Solomon

Mixagem e Finalização: Chris Jordão, André Melges e Leandro Barduzzi 

Produção Executiva / Atendimento: Xanna D’aguiar e Karina Vadasz

Dídimo Effgen

Colunista

Diretor Geral da Dicape Representações e Serviços Ltda.

Diretor Geral da Dicape Representações e Serviços Ltda.