
Cuidar do meio ambiente é agir no presente pensando no coletivo, transformando a paisagem urbana e o cotidiano de uma cidade. Dessa forma, um propósito corporativo de negócio se encontra com a construção de um futuro mais equilibrado. Nesse cenário, a Vale tem assumido compromisso direto com a população da Grande Vitória, ao investir em controles ambientais que geram impactos mensuráveis e perceptíveis no dia a dia. É dentro desse contexto que a empresa, em campanha criada pela Ampla, apresenta os resultados de seu Plano Diretor Ambiental (PDA). “Quando o cuidado é real, o resultado aparece” é o conceito da comunicação, que adota tom humanizado e positivo para destacar como os investimentos da companhia vêm gerando benefícios concretos, como a expressiva redução de 93% da poeira difusa nas suas operações.
“Quando o cuidado é real o resultado aparece” é o conceito da comunicação – O slogan traduz o espírito da campanha que é conectar tecnologia, cuidado e pessoas. “A comunicação traz como protagonistas pessoas reais que vivem na Grande Vitória e também atuam na Vale, mostrando como a redução da poeira difusa tem impacto direto na qualidade de vida da população. Procuramos traduzir, com sensibilidade, a sinergia entre o que as ações da Vale e os resultados conquistados”, conta Bruno Reis, diretor de criação da Ampla-ES. A agência foi responsável pela concepção criativa e execução da campanha, incluindo criação de identidade visual e estruturação da estratégia de mídia multiplataforma, composta por filmes em versões de 15 e 30 segundos, além de outro, com um minuto de duração. Também foram criados spots de rádio e peças que terão forte presença em mídia out-of-home, como outdoors, painéis de LED, abrigos de ônibus e megabanners espalhados por pontos estratégicos de Vitória e Vila Velha.
O tom da comunicação destaca a presença da Vale no dia a dia da Grande Vitória – “A comunicação valoriza a imagem da cidade, seus moradores e os impactos positivos que os investimentos ambientais já vêm gerando”, acrescenta Thauana Moreira, head de Criação da agência. Desde 2018, a Vale já destinou cerca de R$ 5 bilhões ao Plano Diretor Ambiental da sua Unidade Tubarão, em Vitória, com 160 projetos voltados para redução de emissões e gestão hídrica , resultando em uma indústria conectada, na prática, aos pilares da sustentabilidade. O tom da comunicação destaca a presença da Vale no dia a dia da Grande Vitória. O resultado é uma campanha visualmente potente e emocionalmente conectada com os capixabas, reforçando a importância dos investimentos ambientais e, sobretudo, o impacto positivo do Plano Diretor Ambiental na qualidade de vida da população”, conclui Bruno Reis.
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Ficha técnica
Agência: Ampla Comunicação
Cliente: Vale
Diretor de Criação: Bruno Reis
Head de criação: Thauana Moreira
Coordenação de criação: Izabella Rodrigues
Criação: Thales Santos, Leandro Monjardim, Bárbara Stein
Finalização: Jane de Paula
Mídia: Jennifer Kozlowski
Produção: Rafael Alcântara
Diretora de Negócios: Marla Oliveira
Coordenação de Atendimento: Isabela Gava
Atendimento: Patricia Gasparini
Produção de Vídeo: On Filmes
Fotografia: Alex Gouvea
Aprovação: Vale
Hugo Rodrigues deixará o cargo de Chairman na WMcCann e do McCann Worldgroup – Após conversas mútuas, Hugo Rodrigues deixará o cargo de Chairman, que não existirá mais na estrutura da WMcCann e do McCann Worldgroup no Brasil. Hugo é atualmente acionista da empresa e sua participação societária será tratada conforme os acordos previamente estabelecidos. Durante sua trajetória de oito anos à frente da companhia — sendo cinco como CEO e os últimos três como Chairman — Hugo liderou um capítulo transformador para a agência, conquistando uma série de novos negócios, fazendo a WMcCann saltar da 15ª para a 1ª posição nos rankings do setor e entregando trabalhos criativos premiados para algumas das marcas mais icônicas do mundo. Entre eles, um inédito Leão de Ouro em Cannes para a Coca-Cola.
Três vezes vencedor do Prêmio Caboré e listado entre as 500 Pessoas Mais Influentes da América Latina – pela Bloomberg Línea, Hugo redefiniu o que significa defender a criatividade com responsabilidade. Sua abordagem criativa orientada por dados, seu compromisso inabalável com resultados e sua filosofia de que “nosso melhor resultado é o resultado dos nossos clientes” tornaram-se parte da cultura da agência e marcaram seu legado. “Hugo deixou uma marca profunda em como pensamos, lideramos e trabalhamos como agência. Ele aumentou a diversidade na comunidade WMcCann, especialmente ao empoderar mulheres líderes, instituiu uma cultura de desenvolvimento profissional contínuo e trouxe uma filosofia de lutar para que clientes e suas marcas vencessem no mercado.” – Daryl Lee, CEO Global do McCann Worldgroup. Em 2023, com foco em fortalecer a liderança de negócios centrada no cliente, promoveu Renata Bokel, então Chief Operating Officer e Chief Strategy Officer, a CEO. Com Renata liderando essa equipe excepcional, a WMcCann está bem posicionada para expandir esse legado e continuar a gerar resultados por meio da criatividade e da ambição.
Reflexões nas palavras de Hugo – “Como ser humano — afinal, não somos executivos ou empreendedores 24 horas por dia — esta é, sem dúvida, uma das decisões mais difíceis e dolorosas da minha carreira. É uma despedida repleta de afeto, porque amo nossos clientes e admiro profundamente a equipe que construímos. Mas é também um ato de respeito pela história que criamos. Sou imensamente grato pela confiança que a McCann Global depositou em mim ao longo desses anos.” “Minha jornada não termina aqui. Tenho uma fome incessante de aprender. Uma curiosidade que carrego desde a infância — ensinada por meus pais, fortalecida por minha esposa, nutrida pela vida e pela fé.” Somos profundamente gratos pelas duradouras contribuições de Hugo para nossa rede, nossas equipes e nossos clientes. Ao iniciar seu próximo capítulo, celebramos suas notáveis conquistas e desejamos a ele contínuo sucesso, confiantes de que a equipe excepcional que construiu garantirá o crescimento da agência e seu compromisso com a excelência criativa.
Campanha publicitária com IA que imita voz de Leonardo é finalista do FIAP 2025 – Uma Inteligência Artificial que gera mensagens de áudio com a voz do Leonardo e depois compartilha pelo Whatsapp – este é o “Leozap”. A campanha foi indicada como finalista no shortlist 2025 do Festival Iberoamericano de la Creatividad (FIAP). A agência responsável, Filadélfia, já havia conquistado destaque anteriormente com o hit “Me acende”, também em parceria com o cantor, para a SuperFrango, marca da SSA – São Salvador Alimentos. O Leozap (“Leosapp” em espanhol) foi desenvolvido para divulgar as coxas e sobrecoxas desossadas SuperFrango. Bastava acessar o site, digitar a frase desejada, e a IA gerava um arquivo de áudio pronto para compartilhamento.
Campanha produzida para a SuperFrango gerou 20 mil áudios personalizados e impulsionou as vendas em 122%, em 2 meses – O resultado impressiona: em apenas dois meses, foram criados 20 mil áudios, registradas 4,2 milhões de visualizações, 7,2 milhões de pessoas alcançadas e um aumento de 122% nas vendas dos produtos da SuperFrango relacionados à campanha. “Nós vemos esse case como um grande sucesso em awareness de marca, que gerou resultados expressivos de vendas. Foi um orgulho participar desse time e desse projeto que mostrou, mais uma vez, que a inovação, alinhada ao bom humor e à criatividade, é a chave para o desempenho de uma boa campanha”, destacou Dan Zecchinelli, vice-presidente de criação da Filadélfia. Após o período da campanha, a geração de áudios está indisponível, mas as pessoas ainda podem conferir os mais baixados em www.leozap.com.br
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Ficha Técnica
Agência: Filadélfia
Anunciante: SuperFrango
VP de Criação: Dan Zecchinelli
Dir. De Criação: Carol Penido e Tiago Fernandes
Criação: Andrey Gonçalves, Lucas Bandeira, André Luiz Carvalho
Webdesign: João Serra
Head de operações: Elenize Almeida
RTVC: Breno Pessoa
Dir. de Negócios: Dani Fraga
Executiva de Contas: Débora Simões
Head de Mídia: Claudia Brandão
Mídia off: Pedro Senra
Produtora filme: Makro
Direção: Conrado Almada
Dir. Fotografia: Cris Adonis
Audio: Tunes Music
Head Digital: Ricardo Mazzucatto
Coordenador de Social: Marcos Oliveira
Social Media: Mayra Goulart
Analista de Mídia Digital: Day Rosa
Produtora digital: JNTO
Executive Creative Director: Felipe Pimentel
Chief Technology Officer: Jonas dos Santos
Atendimento e Gerente de Projetos: Jessica Cabral
Desenvolvedor Tech: Daniel Barbosa, Vitor Veloso
Aprovação: André Lima Zucarelle, Mauro Ferreira Adorno Junior
Bolovo Seara será um dos destaques do cardápio da marca no The Town – Com origem no Reino Unido, mas que virou um clássico da gastronomia popular paulistana, o Bolovo, que conquistou o paladar dos frequentadores de botecos em São Paulo, será um dos destaques do cardápio da Seara para o The Town. Um dos lançamentos da marca em 2025 fará a sua estreia no portfólio justamente no festival musical que promete movimentar a cidade de São Paulo ao longo de cinco dias, neste mês de setembro. O Bolovo Seara, que faz parte da linha Air Fryer, segue a mesma fórmula que encantou diversos paladares, mas agora com a releitura da marca. O público que estará no The Town poderá saborear esta receita composta pela combinação de ovo envolto com carne, com empanamento super crocante.
Fãs de música que estiverem no festival terão à disposição esta iguaria típica dos bares de São Paulo – Prático e irresistível, foi desenvolvido para uma performance perfeita na air fryer. O Bolovo estará à venda nas três lojas da Seara dentro do festival.. A estreia do Bolovo Seara no The Town tem um motivo especial. Tanto o festival musical quanto o bolovo tornaram-se dois ícones de São Paulo. Enquanto o The Town tem a própria capital paulista como sua inspiração temática, o bolinho carismático e saboroso tornou-se presença obrigatória nos botecos e esquinas paulistanas. Desta forma, os fãs de música poderão curtir ao mesmo tempo alguns dos maiores artistas do planeta que se apresentarão nos palcos do evento, e também experimentar esta novidade da Seara.
Para o The Town, Seara preparou uma operação especial para abastecer suas três – “O The Town traz para dentro do evento diversos elementos da cultura de São Paulo, e homenageia a maior metrópole do país. Com isso, o festival torna-se o palco perfeito para a presença do Bolovo Seara na linha Seara Air Fryer. Assim como os artistas que se apresentarão no The Town encantam os fãs por meio da música e do som, vamos conquistar o público pelo sabor e novidade, e o Bolovo será um deles, também representando e homenageando a capital paulista”, disse Tannia Fukuda Bruno, diretora de marketing da Seara. Para o The Town, Seara preparou uma operação especial para abastecer suas três lojas ao longo dos cinco dias do festival, além de restaurantes parceiros que estarão no evento. Em seus pontos de venda proprietários, Seara oferecerá ao público outras opções além do Bolovo Seara, como hot dogs em versões especiais e empanados, entre eles Isca de Frango Tradicional e produtos feitos de proteína vegetal como o Kibe Incrível e a Isca de Peixe Incrível. O Bolovo Seara estará em breve nos PDVs, em embalagens com duas unidades, totalizando 34 gramas de proteína.
Opus Multipla cria campanha inédita para Frimesa com jingle exclusivo criado pela dupla Fernando & Sorocaba – Para a Frimesa, é fundamental estar presente no dia a dia do consumidor, criando conexões que vão além do momento da compra e se inserem na sua rotina alimentar. Com este foco, a marca lança sua nova campanha publicitária, criada pela OpusMúltipla (empresa do Grupo OM Comunicação Integrada) e que tem como slogan “Tem Frimesa para todo dia” – reforçando sua presença na vida dos brasileiros e destacando a qualidade, diversidade e versatilidade de seu vasto portfólio formado por carnes suínas, frios e produtos lácteos.Com veiculação em TV aberta, plataformas digitais, portais de receita, mídia out-of-home, streaming e ativações no ponto de venda, a campanha se destaca pelo patrocínio do quadro Duelo de Receitas, do programa É de Casa, da TV Globo. A estratégia também contempla mídia regional no Paraná e em São Paulo, além de inserções em canais especializados em churrasco e gastronomia. No digital, a Frimesa aposta em vídeos segmentados para diferentes momentos do dia e em presença em plataformas como Netflix e Spotify.
A marca também reforça sua conexão com o universo sertanejo por meio da parceria com a dupla Fernando & Sorocaba – embaixadores da Frimesa –, que compôs e gravou um jingle exclusivo, veiculado principalmente como spot de rádio e exibido nos telões antes do show da dupla no evento Churrasco On Fire, em Campinas. A presença da Frimesa também se estende ao patrocínio do projeto Churrasco On Fire, que percorre o Brasil com ativações voltadas aos fãs de churrasco e música. Segundo Alexandre “Nego Lee” Popoviski, VP de Criação da OpusMúltipla, o projeto alia apelo visual e inteligência de mídia para gerar impacto. “Tem Frimesa para todo dia. E temos campanha para contar isso para todo o Brasil com muito appetite appeal, linguagem digital e inteligência de mídia para crescer não só o awareness da marca como provocar conversão de verdade. Se o mercado é disputado, a linha de carnes e lácteos Frimesa é completa para entrar nessa batalha por share com tudo”, afirma.
Com uma presença multiplataforma e foco em diferentes públicos e momentos de consumo – De acordo com Eduardo Rizzo, gerente de marketing da Frimesa, a comunicação é fundamental para estreitar laços com o consumidor. “A Frimesa tem um vasto portfólio de produtos de excelente qualidade, de lácteos a carnes. Nessa campanha temos o objetivo de reforçar quem somos e o que produzimos aos nossos consumidores para manter uma relação próxima e convidá-los a experimentar novos produtos, pois sabemos que quem experimenta, recomenda Frimesa”, explica Rizzo. Com uma presença multiplataforma e foco em diferentes públicos e momentos de consumo, a nova campanha busca ampliar o alcance da marca e consolidar seu papel no mercado de alimentos, unindo criatividade, presença de marca e proximidade com os consumidores.
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Ficha técnica:
Agência: OpusMúltipla
VP Executivo: Rodrigo Havro Rodrigues
Estratégia e Consumer Insights/Planejamento: Guilherme Silveira, Julia Isaak, Mariana Camargo, Luisa Pocai.
VP de Criação: Alexandre “Nego Lee” Popoviski
Redatora: Sam Gomes
Diretor de Arte: Pedro Alves, Enzo Giacomin.
Head de Produção RTV: Bianca Mascarenhas
Produção RTV: Michele Franco, Jeane Borges.
Diretora de mídia: Kauana Mendes
Mídia: Caroline Tomiello, Franciane Pedroso, Tallita da Silva, Igor Souza, Igor Buzinari
Diretor de Gestão Estratégica de Marcas/Atendimento: Dino Camargo
Gestão Estratégica de Marcas/Atendimento: Ana Carolina Grevinski
Aprovação: Eduardo Rizzo, Natalie Cardinali, Lincoln Gaboardi.
Agência: House Cricket
Diretor presidente: Fabiano Cruz
Diretora Geral de Planejamento: Patrícia Tavares
Diretora de planejamento_comunicação dirigida: Ana Severino
Diretora de Gestão Estratégica de Marcas: Adriana Benato Cruz
Supervisora de Gestão Estratégica de Marcas: Mariana Leodoro
Executiva de Gestão Estratégica de Marcas: Michele Arantes
Assistente de Gestão Estratégica de Marcas: Bruna Dias
Diretor de criação: White Ribeiro
Coordenador de criação: Eduardo Inoue
Diretor de arte: Renan Castro, Nicolas Gomes
Redator: Alan Emmerich
Diretor de Estratégia Digital_Mídia: Brian Barnes
Analista de Estratégia Digital_Mídia: Renato Vaquis
Diretor de Estratégia Digital_Canais e conteúdo: Thiago Iasino
Coordenadora de Estratégia Digital_Canais e conteúdo: Luciana Furtado
Analista de Estratégia Digital_Canais e conteúdo: Larissa Santos, Marjorie Costa
FILMES
Direção: Lincoln Barela e Duda Justus
Coordenação de pós e edição: Guilherme Bucco
Color Grading: Lincoln Barela
Produtora de Áudio: CANJA
Direção Musical: Eduardo Karas, Filipe Resende
Produtor Executivo: Luba Freitas
Atendimento: Luba Freitas e Flavia Medeiros
Coordenação de Projeto: Ana Flor Bohrer, Fabi Lugli, Kaleb Oliveira e Mariana Aldrigue
Supervisão Musical: Bruno Vieira Brixel
Trilha e Sound Design: Levi Mynssen, Nando de Castro e Dani Dantas
Captação de imagens: Deiró.
LATAM assina a identidade visual da estação de trem exclusiva do The Town 2025 – Como parte de seu ecossistema de ações como companhia aérea oficial do The Town 2025, a LATAM se uniu à ViaMobilidade – concessionária responsável pelas Linhas 8-Diamante e 9–Esmeralda – para transformar a estação que será o destino final da operação especial do Trem Expresso. A Estação Expresso LATAM está localizada a apenas 500 metros do portão G do Autódromo de Interlagos e funcionará exclusivamente para embarque e desembarque de passageiros do serviço expresso, garantindo mais fluidez e conforto no acesso ao festival. Como patrocinadora oficial do The Town, a LATAM dará vida à experiência do público dentro da estação por meio de um envelopamento completo – colunas, paredes e escadarias – reforçando a presença da marca em cada detalhe.
Trem Expresso da ViaMobilidade terá parada exclusiva a 500 metros do Autódromo de Interlagos nos dias do festival – A companhia também dominará o espaço com sinalização provisória nas estações de partida e na comunicação de saída do festival. Dois trens adesivados da LATAM ainda integrarão a frota especial que conecta o público diretamente ao evento. A criação ficou por conta da Graphene by IPG, estrutura dedicada à LATAM no Brasil, formada pelas agências WMcCANN e MRM Brasil. “Na LATAM, nosso propósito é conectar pessoas aos seus destinos com mais fluidez e conforto. Ao lado da ViaMobilidade, conseguimos ir além do transporte aéreo e oferecer uma jornada completa até o The Town, facilitando o acesso e elevando a experiência de quem escolhe viver esse momento único com a gente”, comenta Mariana Karrer, Head de Marketing da LATAM Brasil.
A Estação Expresso LATAM funcionará como ponto estratégico para facilitar o acesso dos clientes ao festival – “A Estação Expresso LATAM é um exemplo de como o transporte pode se tornar uma extensão da experiência do cliente. Ao conectar uma grande marca ao público por meio da mobilidade, conseguimos fortalecer a jornada do passageiro, gerar valor para o parceiro e, ao mesmo tempo, mostrar a capacidade do setor de inovar e se adaptar a eventos de grande porte. É uma oportunidade de transformar deslocamento em experiência memorável”, comenta João Pita, diretor comercial da plataforma de trilhos da Motiva. A Estação Expresso LATAM funcionará como ponto estratégico para facilitar o acesso dos clientes ao festival sem interferir na operação regular da Linha 9–Esmeralda. A separação entre os dois serviços – expresso e regular – garante embarques mais ágeis e organizados, melhora a circulação no entorno e reduz o impacto para moradores e trabalhadores da região. Importante destacar que o serviço regular da Linha 9–Esmeralda continuará sendo atendido normalmente pela Estação Autódromo, que operará 24 horas nos dias de festival, oferecendo uma alternativa contínua de transporte ao público.