É essencial estar atento à lista de ingredientes (Foto: Divulgação)
É essencial estar atento à lista de ingredientes (Foto: Divulgação)

Nesta quinta-feira (16) é celebrado o Dia Mundial do Pão. Item que não pode faltar na mesa do capixaba, seja no café da manhã ou na hora de fazer aquele lanchinho no fim de tarde, ele também será a estrela da festa de uma ação social e ambiental que deve acontecer no próximo sábado (18), das 8h às 12h.

Para tornar a ocasião mais saborosa, o Sindicato da Indústria da Panificação e Confeitaria do Estado do Espírito Santo (Sindipães) e a Associação da Indústria de Panificação e Confeitaria do Espírito Santo (Aipães) vão distribuir 50 mil pães em troca de garrafas PET, óleo de cozinha usado e tampinhas plásticas em 11 pontos espalhados por municípios capixabas.

Os materiais recicláveis recolhidos serão revertidos em recursos e doações para instituições sociais e ambientais parceiras.

A troca funcionará da seguinte forma: a cada duas garrafas PET entregues, o participante receberá um pão doce. Já para cada litro de óleo serão dois pães. Outro pão doce será trocado por 10 tampinhas plásticas. Esta última modalidade é válida apenas para Vila Velha.

Segundo o presidente do Sindipães, Ricardo Augusto Pinto, o Dia Mundial do Pão já é data esperada no Estado todos os anos. Além de promover a categoria, o evento também tem como objetivo divulgar medidas de conservação do meio ambiente.

“O Dia Mundial do Pão já faz parte do calendário do Espírito Santo. Todos os anos realizamos uma grande mobilização, que envolve padarias, parceiros e voluntários em várias cidades. É uma data especial para celebrar o pão, valorizar nossa categoria e mostrar a importância do cuidado com o meio ambiente”, disse.

Parceiros para distribuição

Produzir 50 mil pães não é uma tarefa simples, para isso é necessário contar com uma ampla gama de parceiros para ajudar a pôr a mão na massa, literalmente.

Sabrina Nicco, secretária Executiva do Sindipães, explica que a campanha conta com a ajuda de todos os panificadores capixabas, seja para doar os pães ou para ajudar na produção e até mesmo para trabalhar como voluntários na entrega dos pãezinhos.

“Essa união faz toda diferença para o sucesso da campanha e mostra a força
do nosso setor quando trabalha junto por uma boa causa”
, afirmou.

O projeto conta com uma ampla rede de parceiros: Abip, Sebrae, Prefeitura
de Vila Velha, Sindiplast-ES, Tampinha do Bem, Buaiz Alimentos, Sicredi, SP Produtos, Vó Joana, Diskpan, Bentos, Wilso, Xodó, Biomarca.

Para Junior Jodima, presidente da Aipães, a campanha é sempre uma oportunidade de uma movimentação com impacto social significativo.

“Recolhemos materiais que poderiam poluir ruas e rios e transformamos em solidariedade. É uma corrente do bem que une tradição, responsabilidade ambiental e impacto social positivo”.

Veja os pontos de troca

  • Santa Leopoldina – Rua Presidente Vargas, 1522, Centro
  • São Gabriel da Palha – Praça Aurélio Bastianello, Av. Presidente Castelo Branco
  • Ecoporanga – Avenida Milton Motta, Centro (em frente à Padaria Ebenézer)
  • Vitória – Praça Dom João Batista – São Pedro 1
  • Vila Velha – Praça de Coqueiral – Av. Santa Leopoldina, 1110
  • Vila Velha – Praça de Jardim Colorado – R. Cravo – Jardim Colorado
  • Vila Velha – Rua São José, Bairro Dom João Batista (em frente à Quadra de Esporte)
  • Vila Velha – Praça Deus Pai – Cobilândia (em frente ao Supermercado Ramos)
  • Vila Velha – Praça Zelinda Regina – Barramares
  • Serra – Avenida Braúna, 1084, em frente à Drogasil, Colina de Laranjeiras
  • Nova Venécia – Praça Adélio Lubiana, Bairro Beira Rio
Guilherme Lage, repórter do Folha Vitória
Guilherme Lage

Repórter

Formado em Jornalismo, é repórter do Folha Vitória desde 2023. Amante de música e cinema.

Formado em Jornalismo, é repórter do Folha Vitória desde 2023. Amante de música e cinema.